
Sertanejo raiz: conheça as origens desse gênero
Sertanejo raiz: conheça as origens desse gênero
Todos os dias milhares de brasileiros escutam diversos gêneros musicais em seus celulares e computadores, certo? Um dos ritmos que mais tem destaque, pois nos aproxima das nossas raízes é o sertanejo. Mas, mesmo consumindo tanto esse produto, a maioria das pessoas não sabe como surgiu esse gênero musical, sendo assim, é interessante descobrir as … Continued

Todos os dias milhares de brasileiros escutam diversos gêneros musicais em seus celulares e computadores, certo? Um dos ritmos que mais tem destaque, pois nos aproxima das nossas raízes é o sertanejo. Mas, mesmo consumindo tanto esse produto, a maioria das pessoas não sabe como surgiu esse gênero musical, sendo assim, é interessante descobrir as origens do sertanejo raiz que escutamos.
Quem nunca esteve numa festa e começou a escutar aquele modão sertanejo que faz sofrer e deparou com amigos chorando por conta de ilusões amorosas?! Isso é uma coisa muito comum, então fique tranquilo. Contudo, essa sofrência tem uma origem muito interessante e é legal entender as mudanças que esse ritmo musical teve durante a passagem do tempo, assim como nós mudamos nosso gosto sobre música.
Vamos falar sobre sertanejo raiz?! Nesse post vamos abordar toda a história do ritmo musical mais famoso do Brasil e explicar as mudanças que o sertanejo teve com o tempo. Confira a seguir as origens da música sertaneja raiz!

Como surgiu o sertanejo raiz?
O sertanejo é um gênero musical de grande sucesso no Brasil e isso não existe dúvida. Por isso, é importante entender melhor a história desse ritmo que causa uma mistura de sentimentos em nós, mas acima disso, é uma maneira que nos faz aproximar todas as raízes que a nossa cultura brasileira possui.
O sertanejo não tinha esse sucesso em todos os lugares do Brasil, era um estilo musical que teve grande força na sua criação nas zonas rurais e dos sertões do país. Assim, era tido como uma “música caipira” e teve sua origem iniciada no ano de 1910.
O grande inicio do sertanejo raiz foi muito por conta das rodas de violas que existiam na época. As pessoas se reuniam para contar algumas histórias, se divertir, comer e beber com os amigos mais próximos. Era chamado de “causos” esse movimento de reunião, pois o instrumentista tocava sua viola em volta da fogueira enquanto contava os “causos” do seu dia a dia em ritmo da melodia.
Os lugares que mais se destacavam essas rodas de violas para apreciar as músicas caipiras eram lugares afastados dos grandes centros urbanos do país. Então, era normal que esse tipo de gênero musical fosse consumido no interior de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. Com o passar dos anos o sertanejo raiz acabou se popularizando em diversas cidades e se tornou um dos maiores gêneros musicais do Brasil.
Assim, surgiu o sertanejo, mas após isso ocorreram muitas mudanças no gênero musical que é interessante sabermos. Veja!
Sertanejo Raiz (1910-1940)
Ao nascer o Sertanejo Raiz, você sabe qual foi a primeira música desse estilo musical a ser lançada? Não? Pois bem, vamos falar agora. A canção que tem marcada com a primeira música sertaneja é Jorginho do Sertão, sendo gravada pelo jornalista Cornélio Pires, em 1929.
Na composição, ela aborda o dia a dia na roça que a grande maioria vivenciava naquela época. Outros nomes que se tornaram referência do sertanejo raiz são: Torres e Florêncio, Alvarenga, Vieira e Vieirinha, Ranchinho e a famosa dupla Tonico e Tinoco.
Sertanejo Moderno (1940-1970)
Seguindo a evolução do sertanejo, nós chegamos no momento do Sertanejo Moderno. Com o avanço de diversas tecnologias e muitos novos compositores que foram importantes para que ocorresse esse avanço de fase do sertanejo raiz para o sertanejo moderno. Além disso, foram implementados instrumentos novos para os arranjos do ritmo, como harpa e acordeão.
Sertanejo Romântico (1970-2000)
A mudança do sertanejo moderno para o romântico é a implementação de novos ritmos musicais juntos. Assim, era muito feito a utilização do samba para misturar com o sertanejo e montar novas canções. Tião Carneiro foi um dos grandes responsáveis por essa adaptação. Uma dupla que também teve sua importância para o crescimento do sertanejo romântico foi Milionário e José Rico, que são chamados de “Pais do Sertanejo Moderno”, pois eles conseguiram trazer violinos e trompetes para o gênero musical.
Durante essa fase de transição que falamos agora, o gênero musical começou a tomar muita influência vindo da cultura norte-americana. Desse modo, o gênero musical continuou a se popularizar e foi-se criando diversos cantores que também ajudaram a evoluir o ritmo musical.
Essa evolução do sertanejo foi excelente para a indústria musical, pois o ritmo acabou se tornando excelente para ser ouvido nas rádios brasileiras. Os grandes destaques desse sertanejo romântico foram: Roberta Miranda, Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, João Mineiro e Marciano, Rick e Renner, João Paulo e Daniel.
Sertanejo Universitário (2000-atual)
Após atravessar diversos momentos, o sertanejo universitário chega para se firmar como um dos grandes ritmos musicais brasileiro atualmente. As canções tiveram mudanças que foram importantes para ela se transformar nesse fenômeno que conhecemos hoje, pois ela consegue ser aclamada por várias gerações, sejam ela velha ou mais nova.
Falando sobre contextos mais urbanos como traições, carros, amores, baladas, algo que é bastante diferente do início do ritmo musical com o sertanejo raiz. Assim, os grandes nomes que começaram essa transição foram: Michel Teló e Gusttavo Lima. Contudo, após os passar dos anos outros artistas conseguiram alcançar postos de gigantes do sertanejo e são adorados por onde passa, como: Simone e Simaria, Luan Santana, Henrique e Juliano, Zé Neto e Cristiano, e além desses, a Rainha da Sofrência Marília Mendonça.
Sucessos do sertanejo
- Sergio Reis – Panela Velha
- Jorginho do Sertão – Cornélio Pires
- Michel Teló – Ai Se Eu Te Pego
- Marília Mendonça – Infiel
- Teddy Vieira – Menino da Porteira
- José Rico – Estrada da Vida
- Gusttavo Lima – Balada
- Leandro e Leonardo – Entre Tapas e Beijos
- Chitãozinho e Xororó- Fio de Cabelo
- Tonico e Tinoco – Moreninha Linda
Essa lista de 10 músicas marcantes é uma mistura de músicas do sertanejo raiz, moderno, romântico e universitário para que todas as gerações possam curtir esse ritmo musical tão brasileiro.