Projeto leva música clássica a estações de trem e metrô do país
Projeto leva música clássica a estações de trem e metrô do país
Serão cinco meses de música de câmara com o objetivo de democratizar a música clássica sem fronteiras ou diferenças
Até dezembro, as estações de trens e metrôs, além dos aeroportos do Brasil, serão tomadas pela música clássica, gratuita. Serão cinco meses de música de câmara com o objetivo de democratizar a música clássica sem fronteiras ou diferenças.
O projeto CCR Mobility Music, do Grupo CCR, passa pelos estados do Goiás, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A turnê de apresentações começou em Salvador, área de atuação da CCR Metrô Bahia, a partir do dia 6 de agosto.
Em setembro, foi a vez de São Paulo receber os concertos dos grupos Quarteto Saxofonia, Quinteto Brassuka, Sombrass e Musykanto Ensemble, nas estações Fradique Coutinho, Moema, Lapa e Mendes Vila Natal.
Apresentação em São Paulo
A reportagem da Novabrasil acompanhou a apresentação de músicos do grupo Musykanto Ensemble na estação Lapa da CPTM, no dia 20 de setembro. O grupo é um espaço para desenvolvimento e profissionalização de jovens violinistas de São Paulo.
O fotógrafo e artista plástico Zaqueu de Araújo Rodrigues interrompeu o caminho ao trabalho durante o horário de almoço para contemplar a apresentação.
“É música clássica, não tem como não parar. Coisa mais linda, é muito especial isso. Muito importante para o povo conhecer também esse lado da música“, conta.
“Eu acho que a música clássica toca na alma. É o que nós precisamos, hoje nós precisamos disso“, acrescenta.
Elina Suris, diretora artística do Musykanto, comenta sobre a experiência da música erudita fora das salas fechadas de concerto:
“É um ambiente completamente diferente. fico grata. o público gostou, pelo que eu vi, e é gratificante. é como se fosse uma educação, levar a música erudita para as pessoas conhecerem o que é“.
Ao todo são mais de 200 apresentações gratuitas, em 10 estados em comemoração dos seus 10 anos. Neste mês, foi a vez de São Paulo.
As apresentações aconteceram na estação Mendes Vila Natal, do grupo Musykanto Ensemble, e do Sombrass.
O projeto é produzido pela LMX Produções, com direção artística do maestro Rodrigo Vitta e direção geral de Lion Andreassa. E os concertos irão até dezembro.
“É mais uma maneira de se distanciar dos problemas, ver a beleza que a gente não enxerga no dia a dia. e, além disso, a música faz um trabalho de desenvolvimento mental, emocional, físico, inclusive“, relata Elina.
Confira a reportagem: