“Pode chegar que a festa vai é começar agora”! Feliz aniversário Maria Rita!
“Pode chegar que a festa vai é começar agora”! Feliz aniversário Maria Rita!
Hoje é aniversário de uma das mais importantes vozes da nossa música popular brasileira: Maria Rita! A cantora, compositora e produtora musical tem milhões de discos vendidos no Brasil e no mundo, é vencedora de oito Grammy Latinos e uma das maiores representantes da MPB atual. O talento e a musicalidade vem de berço: Maria … Continued
Hoje é aniversário de uma das mais importantes vozes da nossa música popular brasileira: Maria Rita!
A cantora, compositora e produtora musical tem milhões de discos vendidos no Brasil e no mundo, é vencedora de oito Grammy Latinos e uma das maiores representantes da MPB atual.
O talento e a musicalidade vem de berço: Maria Rita é filha de – ninguém mais ninguém menos – que Elis Regina, uma das maiores cantoras do mundo, e do grande arranjador e pianista César Camargo Mariano.
Apesar disso, Maria Rita seguiu seu caminho com muita calma, propósito e dedicação. Começou a cantar profissionalmente aos 24 anos, depois de passar por importantes processos e reflexões acerca do peso, da cobrança e da responsabilidade de ser filha de Elis – e também da semelhança vocal (de técnica impecável e expressividade absurda) e física entre as duas.
Seu primeiro disco foi lançado em 2003, fruto de pleno direito e por mérito próprio – quando Maria Rita entendeu que não podia fazer outra coisa de sua vida, senão cantar e mostrar a sua voz, cheia de personalidade e verdade, e seu amor à música ao mundo. O disco vendeu mais de um milhão de cópias.
Desde então, Maria Rita lançou um sucesso atrás do outro, sempre aclamada pelo público e pela crítica. Premiadíssima, a partir do seu terceiro disco, Samba Meu, Maria Rita passeia, principalmente, pelo universo do samba de forma primorosa. A cantora também emplacou canções em diversas novelas e filmes.
Em 2012, homenageou a mãe com o projeto Viva Elis, que depois passou a chamar-se Redescobrir e virou CD e DVD. Seus irmãos, Pedro Mariano e João Marcelo Bôscoli também seguiram trajetórias na música.
Muitos são os sucessos na voz de Maria Rita, entre eles:
- A Festa (de Milton Nascimento); Cara Valente (de Marcelo Camelo);
- Encontros e Despedidas (de Milton e Fernando Brant);
- Menininha do Portão (de Nonato Buzar e Paulinho Tapajós);
- Conta Outra (de Edu Tedeschi);
- Caminho das Águas e Recado (ambas de Rodrigo Maranhão);
- Samba Meu (de Rodrigo Bittencourt);
- O Homem Falou (de Gonzaguinha);
- Tá Perdoado (de Arlindo Cruz e Franco);
- Cria (de Serginho Meriti e César Belieny);
- O Que É o Amor (de Arlindo Cruz, Maurição e Fred Camacho);
- Num Corpo Só (de Arlindo Cruz e Picolé);
- Não Vale a Pena (de Jean e Paulo Garfunkel);
- Muito Pouco (de Moska);
- Reza (de Pretinho da Serrinha, Nego Álvaro e Vinícius Feyjão);
- Feliz (de Dudu Falcão);
- Coração em Desalinho (Monarco/Alcino Correia “Ratinho”) e Maria do Socorro (de Edu Krieger).
A cantora acaba de lançar seu mais recente trabalho, o EP Desse Jeito, que celebra os seus 20 anos de carreira com exaltação ao samba, algo que a acompanha desde seu primeiro disco, mas que vem ficando mais evidente e forte a cada trabalho.
Além disso, o EP traz agora uma Maria Rita – que sempre fez ótimas escolhas do que gravaria como intérprete – compositora. A artista assina duas das seis faixas de Desse Jeito, em que também retrata sua relação com o Candomblé.
Feliz dia, Maria!