Ouça ao vivo
No ar agora

“Por que a imagem de Jesus Negro soa polêmico?”: Pastor Henrique Vieira é o convidado da semana no Vozes da Vez

Novabrasil
14:00 03.10.2023
Música

“Por que a imagem de Jesus Negro soa polêmico?”: Pastor Henrique Vieira é o convidado da semana no Vozes da Vez

Deputado Federal eleito pelo Rio de Janeiro, o Pastor Henrique Vieira lançou recentemente “O Jesus Negro”. O livro aborda uma versão crítica da história de Cristo, onde procura mostrar como a experiência de Jesus de Nazaré se aproxima do povo negro. Convidado do Vozes da Vez da semana, Henrique Vieira reflete junto com Fabiane Pereira … Continued

Novabrasil - 03.10.2023 - 14:00
“Por que a imagem de Jesus Negro soa polêmico?”: Pastor Henrique Vieira é o convidado da semana no Vozes da Vez
Foto: Divulgação

Deputado Federal eleito pelo Rio de Janeiro, o Pastor Henrique Vieira lançou recentemente “O Jesus Negro”. O livro aborda uma versão crítica da história de Cristo, onde procura mostrar como a experiência de Jesus de Nazaré
se aproxima do povo negro.

Convidado do Vozes da Vez da semana, Henrique Vieira reflete junto com Fabiane Pereira sobre religião, fé, política, arte e racismo e responde: “por que a imagem de Jesus Negro soa polêmico?”.

Foto: Divulgação

Pastor Henrique Vieira

Pastor Henrique Vieira é teólogo, pastor, ator, pesquisador da arte do palhaço, professor, cientista social, historiador, escritor e deputado federal eleito pelo PSOL/RJ.

Pastoreia a Igreja Batista do Caminho, comunidade de fé que realiza celebrações no Rio de Janeiro. Integra o Coletivo Esperançar, que reúne evangélicos na relação entre evangelho, direitos humanos e respeito à diversidade e se dedica à luta contra o fundamentalismo religioso no Brasil.

Atuou no filme Marighella, com direção de Wagner Moura, e é autor dos livros “O amor como revolução” e “Jesus da gente”.

Em seu novo livro O Jesus Negro, o Pastor Henrique Vieira compartilha uma versão crítica do Cristianismo colonizador que capturou a história de Cristo e aponta para o evangelho com o objetivo de mostrar como a experiência de Jesus de Nazaré se aproxima do povo negro no Brasil.

Divido em 10 capítulos, o livro rompe com a ideia de um Deus frio e punitivo e traz uma nova perspectiva sobre os conceitos de religião e sociedade, questionando o embranquecimento de Cristo.

“O silêncio diante do racismo não é neutro, é cúmplice.”

Em tempos desafiadores, exercitar o diálogo e a escuta são fundamentais para a caminhada. A conversa entre Fabiane Pereira e Pastor Henrique Vieira flui para muitos lados, dos tempos desafiadores que estamos passando a dificuldade de compreensão perante a fé do outro.

“Estamos vivendo um momento que parece que o ódio está na moda.

E a fé, ao invés de ser uma experiência profunda, do coração, de contemplação, de respeito, de entrega, de doação, ela está ficando no campo da doutrina, do código moral, da regulação sobre o corpo e liberdade do outro, de eleger o inimigo e atacá-lo…”.

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vozes da Vez’

Apresentado pela jornalista, radialista e curadora Fabiane Pereira, o Vozes da Vez é o programa que celebra as novidades da cultura brasileira no dial, uma espécie de rádio-talk-show.

Por meio de entrevistas intimistas e divertidas, a apresentadora – que já é conhecida do público por equilibrar perspicácia e descontração – vai conduzir o ouvinte a uma experiência sonora repleta de boas histórias com personalidades da música, do cinema, do esporte, da literatura, da política, da ciência e das artes em geral.

Confira a playlist oficial do programa:

Por: Bianca Sousa

Tags relacionadas

o jesus negro pastor henrique vieira
< Notícia Anterior

58 anos de Adriana Calcanhotto: a vida, obra e maiores sucessos da artista

03.10.2023 12:00
58 anos de Adriana Calcanhotto: a vida, obra e maiores sucessos da artista
Próxima Notícia >

Bailes das Antigas foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro

03.10.2023 15:00
Bailes das Antigas foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business