Ouça ao vivo
No ar agora

Papo de Música: Leci Brandão e Luedji Luna

Isabella Oliveira
12:00 07.11.2022
Jornalismo

Papo de Música: Leci Brandão e Luedji Luna

Abrir espaço para celebração, reverência e afeto entre artistas pessoas pretas é o mote que orienta a atual temporada do Papo de Música. Com a chegada de novembro, mês da Consciência Negra, Fabi Pereira chama atenção para o conteúdo do programa e alerta sobre a importância de ter o assunto em evidência. Em recentes episódios exibidos … Continued

Isabella Oliveira - 07.11.2022 - 12:00
Papo de Música: Leci Brandão e Luedji Luna
Papo de Música: Leci Brandão e Luedji Luna

Abrir espaço para celebração, reverência e afeto entre artistas pessoas pretas é o mote que orienta a atual temporada do Papo de Música. Com a chegada de novembro, mês da Consciência Negra, Fabi Pereira chama atenção para o conteúdo do programa e alerta sobre a importância de ter o assunto em evidência. Em recentes episódios exibidos na Novabrasil, Fabi conversou com as gigantes Leci Brandão e Luedji Luna. Ouça abaixo.

Vale lembrar que as entrevistas vão ao ar todo domingo, às 7h, na rede Novabrasil. Nas plataformas de streaming, toda segunda, meio-dia, nos perfis da Novabrasil e da VIVO. Em vídeo, toda terça, também ao meio dia, com exclusividade no canal Papo de Música.

Leci Brandão

Com quase seis décadas dedicadas à música brasileira, Leci é cantora, compositora, atriz e parlamentar. Primeira mulher a integrar a ala de compositores da Mangueira, seu primeiro álbum lançado em 1974, já trazia na bagagem todo esse pioneirismo.

Há 50 anos, ela se tornou a primeira mulher a gravar samba na ala de compositores da Mangueira, abrindo espaço para a presença feminina em um território cultural predominantemente masculino.

“Para entrar na Mangueira, fiz uma carta explicando que ali seria uma universidade do samba para mim. Então, a ala de compositores me deu uma oportunidade de fazer sambas de quadra, de terreiro. Fiz um estágio de um ano para depois fazer parte do grupo”, lembra a artista.

Luedji Luna

Luedji Luna nasceu em Salvador, filha de dois funcionários públicos e militantes do movimento negro da cidade, que desde sempre lhe ensinaram muito sobre luta e ativismo político. Recebeu dos pais, inclusive, o nome da primeira rainha africana da etnia Lunda, considerada mãe de Angola.

Luedji Luna e Fabiane Pereira no Papo de Música

A ideia dos pais é que Luedji Luna seguisse os seus caminhos na militância e mudasse a narrativa de que pessoas pretas não ocupam espaços de poder. Por isso, a artista foi estudar Direito, formando-se na Universidade do Estado da Bahia. Mas, depois de certo tempo, Luedji percebeu que podia trabalhar todas essas questões que envolviam a luta e militância de seus pais e também ocupar o seu espaço por meio da sua música.

No Papo de Música, Luedji falou sobre a mudança de Salvador, Bahia, para São Paulo, com 25 anos. Além do seu projeto novo, uma versão deluxe do disco Bom Mesmo é Estar Debaixo D’água, a influência da cultura africana em suas canções – a chamada diáspora africana -, maternidade e mais.

Ouça os podcasts completos de Leci Brandão e Luedji Luna aqui:

Ouça “Papo de Música” no Spreaker.

Temporada inteira com artistas pretos da música

A temporada inteira tem a presença ilustre de artistas pretos da música brasileira, uma homenagem a Letieres Leite, músico e maestro, criador da Orquestra Rumpilezz, que faleceu no ano passado, vítima de Covid.

“Letieres dizia que ‘toda música brasileira é afro-brasileira’ e foi a partir dessa frase que idealizei essa temporada de entrevistas do canal”, conta a apresentadora.

Ao todo, serão 19 episódios, sendo 16 deles transmitidos na rádio e três exclusivos no YouTube (estes irão ao ar no mês de novembro em homenagem ao mês da Consciência Negra).

Os próximos episódios são com Russo PassapussoJup do BairroTeresa Cristina e MC Tha. As conversas que já foram ao são Alaíde Costa, Jorge AragãoMartinho da VilaSandra de SáChico Brown Liniker.

Tags relacionadas

Brasilidades Fabiane Pereira Leci Brandão Luedji Luna MPB Papo de Música programas programas novabrasil
< Notícia Anterior

7 filmes sobre a história do Brasil

07.11.2022 09:30
7 filmes sobre a história do Brasil
Próxima Notícia >

10 poemas de Cecília Meireles para comemorar seu aniversário

07.11.2022 14:00
10 poemas de Cecília Meireles para comemorar seu aniversário
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business