Morre Carlos Lyra, compositor histórico da bossa nova, aos 90 anos
Morre Carlos Lyra, compositor histórico da bossa nova, aos 90 anos
Morreu na madrugada deste sábado (16) no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Carlos Lyra, parceiro de Vinicius de Moraes e outros artistas. A informação foi confirmada pela família por meio das redes sociais. Compositor de diversos sucessos como ‘Minha namorada’, ‘Sabe você”, “Coisa mais linda’ e ‘Primavera’, Lyra é considerado um dos melodistas … Continued
Morreu na madrugada deste sábado (16) no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Carlos Lyra, parceiro de Vinicius de Moraes e outros artistas. A informação foi confirmada pela família por meio das redes sociais. Compositor de diversos sucessos como ‘Minha namorada’, ‘Sabe você”, “Coisa mais linda’ e ‘Primavera’, Lyra é considerado um dos melodistas mais inspirados da história da música brasileira.
A esposa dele, Magda Pereira Botafogo, disse ao G1 que o compositor de 90 anos foi internado com febre na última quinta-feira (14) no Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca. Os exames realizados detectaram uma bactéria, mas a causa da morte não foi confirmada pelo hospital.
Lyra foi um dos grandes compositores do movimento chamado bossa nova.
O músico teve também função marcante na disseminação da cultura brasileira. Ele foi, por exemplo, um dos responsáveis por fundar o Centro Popular de Cultura, o CPC, da União Nacional dos Estudantes, em 1961.
Sua primeira composição foi “Quando Chegares”, em 1954. Posteriormente, suas músicas foram gravadas e interpretadas por João Gilberto, Elis Regina, Sylvia Telles, Astrud Gilberto, Nara Leão, Billy Eckstine, Brigitte Bardot e outros.
Confira alguns dos maiores sucessos de Lyra: