
Mauricio de Sousa e filhos que inspiraram Turma da Mônica
Mauricio de Sousa e filhos que inspiraram Turma da Mônica
A Turma da Mônica continua marcando cada vez mais gerações de brasileiros! Criada pelo ilustre Mauricio de Sousa, no decorrer dos anos 60, a turminha de personagens foi inspirada nos próprios filhos do cartunista. No especial Retratos Brasileiros de hoje, confira fotos histórica de Mauricio de Sousa e os filhos que inspiraram personagens de Turma … Continued


A Turma da Mônica continua marcando cada vez mais gerações de brasileiros! Criada pelo ilustre Mauricio de Sousa, no decorrer dos anos 60, a turminha de personagens foi inspirada nos próprios filhos do cartunista. No especial Retratos Brasileiros de hoje, confira fotos histórica de Mauricio de Sousa e os filhos que inspiraram personagens de Turma da Mônica.

Turma da Mônica: Tudo começou com Franjinha e Bidu
A Turma da Mônica é, até os dias de hoje, peça crucial na alfabetização de crianças de todo o país, mas também é paixão nacional entre todas as idades!
A série de histórias em quadrinhos brasileira criada pelo cartunista paulista Mauricio de Sousa, começou em 1959, em formato de tirinhas de jornal, e os personagens principais eram o cãozinho Bidu e seu dono, o cientista Franjinha, baseados na sua própria infância.
A partir dos anos 1960, a série começou a ganhar a identidade atual com a criação do Cebolinha e, em seguida – para atender uma demanda de mais personagens femininas em seus trabalho – da Mônica, baseada na filha de Mauricio.
Mônica e seu carisma fizeram dela a protagonista da Turma
Nos anos 70, as tirinhas ganharam os gibis. A maior parte das histórias giram em torno das aventuras de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e seus amigos do Bairro do Limoeiro, como Jeremias, Xaveco e Franjinha. Ao todo, Mauricio teve 10 filhos. Todos foram homenageados pelo pai com um personagem.
O sucesso dos gibis foi tanto, que Mauricio precisou criar os Estúdios Mauricio de Sousa ou o Mauricio de Sousa Produções, com uma equipe de profissionais talentosos, para dar conta de toda a produção das histórias.
Desenhos animados, cinema e o parque temático
Assim, vieram também os desenhos animados (na TV e no cinema), o licenciamentos dos personagens, e a venda dos quadrinhos para o exterior, tornando-se a história em quadrinhos mais publicada no mundo e já estando presente em 50 países, escrita em 14 idiomas, a partir da década de 80
A Turma da Mônica ganhou até parque temático nos anos 90 e, até hoje, já são mais de um bilhão de gibis vendidos no Brasil e no mundo.
Fotos de Mauricio de Sousa e seus filhos que inspiraram os personagens da Turma da Mônica
1- Mônica

Monica tinha entre 10 ou 11 anos na foto acima. A personagem, criada pelo seu pai, é chamada de baixinha, gorducha e dentuça por Cebolinha e seus amigos nas histórias em quadrinhos, mas na verdade é uma menina corajosa, justa e cheia de personalidade.
Veja também:
2- Magali, Mônica e Mariângela (1963)

Magali, a “comilona” da Turma da Mônica, foi inspirada em Magali Spada e Sousa, um ano mais nova que Mônica. Mariângela Spada de Sousa, filha mais velha de Mauricio, inspirou a personagem Maria Cebolinha, irmã de Cebolinha.
3- Marina, Mauro e Maurício (1991)

Marina Takeda e Sousa inspirou o pai a criar a personagem Marina, a artista da Turma da Mônica. Seus filhos Mauro e Maurício inspiraram os personagens Nimbus e Do Contra, que também são irmãos nos quadrinhos.
4- Mauricio de Sousa e seus dez filhos: Maurício Spada, Mônica, Magali, Mariângela, Vanda, Valéria, Marina, Mauricio Takeda, Mauro Takeda e Marcelo Pereira. Todos viraram personagens da Turma da Mônica.

O personagem Prof. Spada, professor de informática que se transforma no malvado Dr. Spam, foi inspirado no filho de Mauricio, Maurício Spada e Sousa, que morreu em 2016, aos 44 anos.
As filhas gêmeas de Mauricio, Vanda Signorelli e Sousa e Valéria Signorelli e Sousa, ganharam homenagens do pai com as personagens, também gêmeas e com os mesmos nomes, porém na Turma da Mônica Jovem.
Criado em 2015, o último irmão a ganhar um personagem como homenagem do pai foi Marcelo Pereira de Sousa, filho caçula de Mauricio, que originou o Marcelinho.