Luiz Ayrão no Radar!
Luiz Ayrão no Radar!
Que honra receber Luiz Ayrão no Radar! O cantor e compositor conversou com Lorena Calábria e Roberta Tiepo sobre seus grandes sucessos e momentos marcantes da sua história. São mais de 5 mil shows feitos ao longo da carreira, mas engana-se quem pensa que ele parou. Continua na ativa aos 81 anos de idade. Ayrão … Continued
Que honra receber Luiz Ayrão no Radar! O cantor e compositor conversou com Lorena Calábria e Roberta Tiepo sobre seus grandes sucessos e momentos marcantes da sua história. São mais de 5 mil shows feitos ao longo da carreira, mas engana-se quem pensa que ele parou. Continua na ativa aos 81 anos de idade.
Ayrão é autor de grandes clássicos da nossa MPB, como Ciúme de Você, Lencinho e Nossa Canção, e foi gravado por outros grandes artistas, como Roberto Carlos e Djavan. Filho do músico e compositor Darcy Ayrão (1915–1955), cresceu em ambiente musical.
Em 1962, Ayrão teve sua primeira composição gravada: Só por Amor, interpretada por Roberto Carlos, no seu segundo disco da carreira: Splish Splash. Logo depois, em 1966, Roberto gravou também Nossa Canção, considerada o primeiro sucesso romântico do Rei.
Nos anos 70, mudou-se com a família para São Paulo e passou a cantar na Catedral do Samba, uma das principais casas da noite paulistana, dividindo o palco com Pery Ribeiro e Leny Andrade. Em São Paulo, tornou-se um dos maiores nomes do samba e – como empresário – fundou três casas de shows: Canecão Anhembi, Sinhá Moça e Modelo da Liberdade, por onde passaram os maiores nomes da nossa música.
“O palco é um vício. O artista necessita do aplauso e do carinho do público, porque é o ar que ele respira.” diz Luiz Ayrão
Artista nato, Luiz Ayrão começou a compor com 5 anos de idade. Quando perguntado sobre a motivação de continuar fazendo shows aos 81 anos, Ayrão não hesitou em dizer:
O palco é um vício. O artista necessita do aplauso e do carinho do público, porque é o ar que ele respira. Eu costumo dizer que eu não nasci para outra coisa que não fosse “artista”.
Sei pai era militar. Apesar de também compor, nunca pensou em seguir carreira. Sua família não queria que Ayrão seguisse os caminhos da música, nem o próprio. Formou-se em Direito, fez mestrado e foi até professor. Somente aos 32 anos começou como artista, “por acaso”, como o mesmo define.
Após surgir uma oportunidade de contrato com uma gravadora e ser alertado para aproveitá-la de todas as formas, Ayrão deixou a estabilidade conquistada para trás e decidiu arriscar.
Confira essa e outras curiosidades da carreira de Luiz Ayrão no Novabrasil no Youtube: