Ouça ao vivo
No ar agora

João Gilberto, morre aos 88 anos

Novabrasil
20:30 06.07.2019
Jornalismo

João Gilberto, morre aos 88 anos

João Gilberto morreu neste sábado (06), aos 88 anos, no Rio de Janeiro, segundo uma postagem da redes sociais de seu filho, João Marcelo, que mora nos Estados Unidos. “Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter sua dignidade ao perder sua soberania”, escreveu João no Facebook. “Gostaria de agradecer a Maria do … Continued

Novabrasil - 06.07.2019 - 20:30
João Gilberto, morre aos 88 anos
João Gilberto, morre aos 88 anos

João Gilberto morreu neste sábado (06), aos 88 anos, no Rio de Janeiro, segundo uma postagem da redes sociais de seu filho, João Marcelo, que mora nos Estados Unidos.

“Meu pai morreu. Sua luta foi nobre, ele tentou manter sua dignidade ao perder sua soberania”, escreveu João no Facebook. “Gostaria de agradecer a Maria do Ceu por estar a seu lado no final. Ela foi sua verdadeira amiga e companheira”. Até a publicação dessa matéria, a causa da morte ainda não havia sido divulgada.

O músico, era um dos criadores da bossa nova. Responsável por uma revolução na maneira de cantar e tocar violão, ele mudou tudo na música brasileira.

O artista baiano, concluiu em 1961 a trilogia de álbuns fundamentais que apresentou a bossa nova ao mundo. Foram eles: “Chega de saudade”, de 1959, “O amor, o sorriso e a flor”, de 1960 e “João Gilberto”, de 1961.

Infelizmente, nos últimos anos, aquele João Gilberto ícone da bossa foi aos poucos perdendo espaço para um personagem complexo. A decadência física, as questões de família, os problemas de dinheiro, os contratos mal feitos, enfim, um conjunto de episódios graves acabou soando mais alto do que o talento de um artista tão grande.

Vários nomes da música brasileira, artistas e famosos lamentaram a partida do cantor e compositor. Caetano Veloso escreveu no Instagram: “Ele apareceu dando sentido mais profundo à percepção das artes em qualquer estágio. Nem sei o que dizer pelo fato de que ele deixou de existir”.

Daniela Mercury também usando o Instagram escreveu: “Um gênio que revolucionou para sempre a música popular brasileira”.

A cantora Gal Costa usando as redes sociais postou: “hoje se foi João Gilberto o maior gênio da música”. Charles Gavin, músico e ex-baterista dos Titãs e do Ira! disse: “O violão de João Gilberto não é um violão, é uma orquestra”. E Ed Motta: “Que artista imenso, descanse em paz mestre supremo”.

Texto: Luciano Borborema

Siga a Nova Brasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

#novabrasil atualidades Brasilidades João Gilberto notícias quais as novas
< Notícia Anterior

Vanessa da Mata no Programa Radar

13.06.2019 22:20
Vanessa da Mata no Programa Radar
Próxima Notícia >

Seu Jorge no Programa Radar

11.07.2019 22:08
Seu Jorge no Programa Radar
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business