Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Histórias das músicas Alô, Alô Marciano e Banho de Espuma, de Rita Lee e Roberto de Carvalho

Lívia Nolla
10:44 16.11.2023
Música

Histórias das músicas Alô, Alô Marciano e Banho de Espuma, de Rita Lee e Roberto de Carvalho

Hoje é aniversário do compositor e multi-instrumentista carioca Roberto de Carvalho, marido e grande parceiro de Rita Lee na música e na vida. Com Rita, Roberto compôs mais de 100 sucessos, entre eles Alô, Alô Marciano e Banho de Espuma. E, para homenagear o aniversariante do dia e seguir homenageando grandes compositores … Continued

Lívia Nolla - 16.11.2023 - 10:44
Histórias das músicas Alô, Alô Marciano e Banho de Espuma, de Rita Lee e Roberto de Carvalho
Rita Lee e Roberto de Carvalho | Foto: seLusava
por Lívia Nolla

Hoje é aniversário do compositor e multi-instrumentista carioca Roberto de Carvalho, marido e grande parceiro de Rita Lee na música e na vida. Com Rita, Roberto compôs mais de 100 sucessos, entre eles Alô, Alô Marciano e Banho de Espuma.

E, para homenagear o aniversariante do dia e seguir homenageando grandes compositores da nossa música popular brasileira, nós damos continuidade à série Saudando Grandes Compositores da MPB, em que contamos a história de grandes clássicos das carreiras desses artistas.

Rita Lee e Roberto de Carvalho
Rita Lee e Roberto de Carvalho | Foto: seLusava

Sobre Roberto de Carvalho

Filho de uma pianista, Roberto de Carvalho teve envolvimento precoce com a música: cursou o Conservatório Brasileiro de Música e tornou-se pianista de formação clássica. Ficou apaixonado pela Bossa Nova, mas isso não o impediu de encantar-se com o estilo rock dos Rolling Stones e The Beatles.

Roberto trabalhou com nomes como Jorge Mautner e Arnaldo Antunes, mas foi em meados do ano de 1975 que se tornou guitarrista de Ney Matogrosso. Na época, Ney estava gravando seu novo álbum de estúdio, Bandido, que continha a canção Bandido Corazón, de autoria de Rita Lee. Ao ouvir a faixa, a roqueira se surpreendeu com o som da guitarra e do teclado de Roberto e – quando os dois se conheceram – se apaixonaram perdidamente.

Na época, Rita tocava acompanhada da banda Tutti Frutti, e Roberto entrou no conjunto como tecladista, em 1976, tornando-se – a partir daí – parceiro de Rita Lee na música e na vida. Os dois ficaram juntos até o último dia da vida de Rita, em 8 de maio deste ano. Compuseram mais de 100 músicas em parceria e são pais de Beto, João e Antônio Lee e avós de Arthur e Izabella.

Roberto, além de marido, músico e parceiro de composição, passou também a ser maestro e produtor de trabalhos de Rita. A partir de 1979, já sem a Tutti Frutti, Rita passou para uma fase mais pop de sua carreira, ao lado e com influências de Roberto.

Algumas composições de sucesso dos dois em parceria, nesta época, são:

De 1982 a 1990, Rita chegou a lançar cinco discos em que assina Rita Lee & Roberto de Carvalho, trazendo mais sucessos dos dois, como:

Entre 1991 e 1995, Rita e Roberto deram um tempo em sua parceria profissional, após uma década de sucessos juntos e, em 1992, ele lançou o seu único álbum solo. Em 1996, os dois se casaram no civil, após 20 anos de união e voltaram a trabalhar juntos.

Outras composições importantes de Rita Lee e Roberto de Carvalho são:

E, para homenagear Roberto de Carvalho nesta data especial, em que ele completa 71 anos, vamos contar a história de dois de seus maiores sucessos, em parceria com a sua amada Rita Lee: Alô, Alô Marciano e Banho de Espuma.

História da música Alô Alô Marciano (Rita Lee e Roberto de Carvalho, 1980)

Alô Alô Marciano é uma composição de Rita Lee e Roberto de Carvalho, lançada por Elis Regina, em seu disco Saudade do Brasil, de 1980.

A música foi um pedido de Elis para o casal, pois a Pimentinha queria uma música diferente de seu habitual repertório, e algo que tivesse o estilo, a personalidade e a identidade musical de Rita e Roberto.

A letra da canção fala sobre um terráqueo se comunicando com um marciano, e contando a respeito das dificuldades de se viver no nosso planeta, que está um verdadeiro caos por conta de crises, desigualdades, preconceitos, guerras, egos e muito mais.

Reflete explicitamente sobre o período em que foi composta, a música retrata um Brasil ainda atravessando a ditadura militar e uma grave crise econômica.

Inclusive, as duas cantoras, Elis e Rita, se aproximaram em 1976, em pleno regime militar, quando Rita Lee foi presa injustamente, grávida de seu primeiro filho, e Elis foi até a prisão visitá-la e dar suporte à cantora.

No ano de 1991, Rita gravou sua versão de Alô Alô Marciano e a incluiu no disco ao vivo Rita Lee em Bossa’ n’ Roll. A cantora paulistana também gravou uma versão da canção para o álbum Acústico MTV, em 1998.

História da música Banho de Espuma (Rita Lee e Roberto de Carvalho, 1981)

Desta mesma época, Rita conta em seu livro Rita Lee: Uma Autobiografia, que a música Banho de Espuma – composta por ela e Roberto de Carvalho e lançada em seu álbum Saúde, de 1981 –  inicialmente  chamava-se Afrodite:

“Mas a ‘Solanja’ [Solange Maria Chaves Teixeira Hernandes, tida como uma das maiores censoras no regime militar, responsável por comandar cortes em produções artísticas entre 1981 e 1984] implicou com o nome e com as expressões ‘bolinando’ e ‘em qualquer posição’. Mudei o título, troquei bolinando por ‘esfregando’ e em qualquer posição por ‘com toda disposição’. Mandei de volta e passou. Dãã. Essa música, aliás, foi baseada numa cena autobiográfica do casal na banheira do quarto de Oscar Wilde.”.

A canção que narrava explicitamente uma relação sexual que acontecia em uma banheira, precisou ser transformada em apenas um banho em conjunto. Mas Rita sempre deu seu jeito, de continuar cantando a liberdade sexual e o desejo feminino. E sempre com Roberto apoiando!

Que tal nós dois
Numa banheira de espuma?
El cuerpo caliente, un dolce far niente
Sem culpa nenhuma
Fazendo massagem
Relaxando a tensão
Em plena vagabundagem, com toda disposição
Falando muita bobagem, esfregando com água e sabão

​​Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Roberto de Carvalho.

Tags relacionadas

alô alô marciano aniversário banho de espuma compositores mpb Elis Regina história da música Livia Nolla MPB Música Brasileira música popular brasileira Rita Lee Roberto de Carvalho rock brasil
< Notícia Anterior

5 novelas dos anos 90 que marcaram época 

16.11.2023 09:30
5 novelas dos anos 90 que marcaram época 
Próxima Notícia >

Brasileiros Premiados no Grammy Latino 2023

17.11.2023 08:54
Brasileiros Premiados no Grammy Latino 2023
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business