
História da música ‘Quando Bate Aquela Saudade’, de Rubel

História da música ‘Quando Bate Aquela Saudade’, de Rubel
Canção é o grande hit do cantor e fez ele ficar conhecido no Brasil inteiro


Você conhece a história da música Quando Bate Aquela Saudade, de Rubel?
10 de abril é dia de comemorar o aniversário dele, que é um dos grandes cantores e compositores da nossa MPB contemporânea: Rubel completa 33 anos hoje!
E, para homenagear o aniversariante do dia e seguir homenageando grandes compositores da nossa música popular brasileira, nós damos continuidade à série Saudando Grandes Compositores da MPB, em que contamos a história de grandes clássicos das carreiras desses artistas.

Sobre Rubel
Nascido em 1991, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, Rubel toca violão desde os nove anos, e começou a compor com mais afinco em 2011, quando foi estudar cinema na Universidade do Texas, em Austin – nos Estados Unidos – uma das cidades mais musicais do mundo.
Lá, ele morou em uma república em que moravam mais de 100 pessoas, entre elas muitos músicos, o que o inspirou a voltar a fazer música – ele já tocava guitarra e violão desde criança – formando uma banda de música brasileira, mas com bastante influência do folk.
Voltando ao Brasil, em 2012, Rubel gravou suas composições de Austin para ter um registro do que viveu naquele momento e, no ano seguinte, lançou o seu primeiro álbum, Pearl, apenas na internet, de forma independente.
O que ele não imaginava é que – depois de alguns meses – o álbum iria se tornar um sucesso absoluto na web, com milhares de compartilhamentos, o que o levou a dedicar-se de vez a uma carreira promissora na música, para a nossa sorte!
A canção Quando Bate Aquela Saudade tornou-se um grande hit e Rubel tornou-se conhecido no Brasil inteiro. Outras composições importantes do disco são Ben, O Velho e o Mar e Mascarados.
Em 2018, veio o segundo disco – Casas – que trouxe outro grande sucesso: Partilhar, lançado também como single, em parceria com Anavitória, no ano seguinte. O álbum também traz uma canção em parceria com Emicida: Mantra, e outra com Rincon Sapiência: Chistie.
Casas recebeu uma indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa e foi eleito o 20º melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil. Com o disco, Rubel fez turnê nacional e internacional.
Em 2020, o artista participou de duas gravações lançadas em formato de single ao lado de Gal Costa: Baby e Coração Vagabundo (ambas de Caetano Veloso). A segunda, entrou para o disco Nenhuma Dor, de Gal, em 2021 (a musa baiana o chamava – carinhosamente – de “o gatinho da Gal”!).
Também em 2020, o artista lançou uma parceria com Adriana Calcanhotto: a canção Você me Pergunta. Os dois se apresentaram juntos no palco do Festival Novabrasil 2022, em outubro do ano passado.
Em março de 2023, Rubel lançou o seu mais novo trabalho, o álbum duplo As Palavras Vol 1 & 2. Com 20 faixas, o álbum é uma tentativa de registrar o sentimento de viver no Brasil durante os últimos anos.
Para isso, o cantor e compositor partiu de uma extensa pesquisa, que durou quatro anos, de imersão na literatura brasileira e da história do cancioneiro brasileiro, se apoiando no diálogo com diferentes vertentes da música brasileira e seus principais expoentes.
O resultado é uma fusão ao mesmo tempo popular e experimental de Funk, Forró, Pagode, Samba, Hip Hop e MPB. O disco propõe um diálogo entre a tradição e a modernidade, a partir das vivências de Rubel e de outros personagens. Saiba mais sobre o mais recente disco do aniversariante do dia – que foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa – nesta matéria especial.
Veja também:
Além de tudo isso, Rubel nunca deixou de lado sua paixão pelo cinema: ele dirige seus próprios clipes; atuou como roteirista no Lady Night, programa da Tatá Werneck; é um dos criadores e escritores da série Tá Tudo Certo, da Disney + ainda este ano, foi responsável pelo argumento e participou de todo o processo criativo do mini documentário Frescor MPB, de 2021, pela Amazon Music.
E hoje, para comemorar o aniversário de Rubel, vamos contar a história de um de seus maiores sucessos, a canção Quando Bate Aquela Saudade.

História da canção Quando Bate Aquela Saudade, de Rubel
Rubel contou em entrevista recente, que compôs seu primeiro grande sucesso – Quando Bate Aquela Saudade – em praticamente três minutos.
A inspiração veio depois de uma conversa por mensagem pela internet, com sua ex-namorada (que foi sua primeira namorada), quando ele estava em Austin. Depois de falar com ela, ele – tomado pela tristeza e pela saudade – escreveu a música rapidamente, como se ela já estivesse toda pronta, como se ele já tivesse escrito antes.
“A vida vem antes da criação. Eu fiz essa música em três minutos, porque eu já estava há dois anos sofrendo por essa pessoa e eu queria dizer um monte de coisas pra ela. Porque eu estava desde os nove anos estudando violão e tocando todo dia sem parar. Ela não saiu em três minutos, ela saiu em 21 anos.”, conta o compositor.
O clipe da canção é tão belo e emocionante quando a música e tem mais de 70 milhões de visualizações no Youtube. Ele foi dirigido por Rubel e trás o dia a dia de pessoas comuns: “A gente fez um processo bem longo de escolha do pessoal. Tiveram atores, amigos, não atores, fãs (…). A ideia era captar a essência da musica como eu vejo. Não queria que fosse muito romântica. Acho que ela é mais sobre uma falta do que um encontro. A ideia foi traduzir esse sentimento de falta de uma forma interessante”, explica Rubel.
“É sobre não poder estar com a pessoa que você quer e como isso se traduz de milhares de formas diferentes. Aí o roteiro foi uma busca de traduzir esse sentimento de falta de uma forma que fosse interessante”, completa.
Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Rubel.
por Lívia Nolla