A história da música ‘Ainda é Cedo’, da Legião Urbana
A história da música ‘Ainda é Cedo’, da Legião Urbana
Quando o assunto é música nacional, é impossível não lembrar de Legião Urbana, não é?! E se tem uma canção que é inesquecível, com certeza é Ainda é Cedo, escrita pelo próprio Renato Russo. Mas você conhece a história por trás desse sucesso atemporal?! Continue com a gente e saiba tudo sobre Ainda é Cedo! … Continued
Quando o assunto é música nacional, é impossível não lembrar de Legião Urbana, não é?! E se tem uma canção que é inesquecível, com certeza é Ainda é Cedo, escrita pelo próprio Renato Russo.
Mas você conhece a história por trás desse sucesso atemporal?! Continue com a gente e saiba tudo sobre Ainda é Cedo!
A história de ‘Ainda é Cedo’
Ainda é Cedo faz parte do primeiro álbum da Legião Urbana, que recebeu o mesmo nome da banda. Lançado em 1985, o primeiro disco do grupo também trouxe outros sucessos, como Geração Coca-Cola, Soldados, Será e Baader-Meinhof Blues.
A história por trás da canção tem muitas teorias, uma delas é que Renato Russo estaria se referindo ao vício. No entanto, a música fala sobre um amor que não deu certo por conta das diferenças entre os dois.
Antes de se assumir gay, Renato Russo chegou a namorar mulheres, entre elas, Susie, uma amiga da época da escola com quem o compositor se relacionou. Devido à história dos dois, muitos acreditam que a música foi inspirada no relacionamento com Susie.
Ainda assim, é importante ressaltar que não existem fontes que comprovem essa teoria. Mas a irmã de Renato, Carmem Teresa Manfredini, contou, em entrevista ao veículo Folha de S. Paulo, que o irmão e Susie tinham muito em comum e faziam várias coisas juntos.
Outra teoria é que a canção teria sido escrita para Aninha, amiga do compositor que é retratada no filme Somos tão Jovens. No entanto, a personagem não existiu fora da ficção, sendo criada para o filme e compondo algumas das facetas de diversas amigas do compositor.
Por fim, mais uma teoria é de que “Ainda é Cedo” teria sido inspirada em uma ex-namorada de Ico Ouro Preto, ex-guitarrista do Legião Urbana. Quem afirmou isso foi o vocalista da Plebe Rude, Philippe Seabra.
Apesar de tantas teorias, vale lembrar que nenhuma delas pode ser provada e a única coisa que fica clara é que “Ainda é Cedo” fala sobre um relacionamento amoroso que não deu certo.