Habilidades socioemocionais ajudam alunos a aprender melhor, diz estudo
Habilidades socioemocionais ajudam alunos a aprender melhor, diz estudo
Estudo mostra que o desempenho escolar está ligado à competências como curiosidade, foco e confiança
Competências socioemocionais, como curiosidade, foco e confiança, estão diretamente ligadas à melhor aprendizagem dos alunos nas escolas. A afirmação é do relatório “Competências Socioemocionais para uma vida melhor”, divulgado nesta sexta-feira (26) pela OCDE em parceria com Instituto Ayrton Senna.
O objetivo do estudo é trazer soluções e melhorias para o desempenho escolar dos estudantes.
Em entrevista ao Jornal Novabrasil, Karen Cristine Teixeira, gerente de pesquisa do Laboratório de Ciências para Educação do Instituto Ayrton Senna, explicou que a pesquisa relacionou as competências socioemocionais com os indicadores de desempenho, como as notas escolares, por exemplo. O levantamento contou com crianças e adolescentes de 10 e 15 anos, em 16 países.
De acordo com o Instituto Ayrton Senna, as Competências Socioemocionais são capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros. Está relacionado a estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Elas podem ser observadas em reações frente a estímulos de ordem pessoal e social.
Com base no estudo, a especialista conta que promover essas habilidades pode ser um caminho para maior uma interação dos alunos com os estudos: “Descobrimos que as competências de curiosidade e persistência e determinação são aquelas que estão mais relacionadas ao desempenho acadêmico. Promovendo essas competências socioemocionais nas escolas pode melhorar o desempenho escolar como um todo”.
Para o Instituto, iniciativas para estimular a curiosidade, o foco e a confiança são grandes aliadas para melhorar o lado socioemocional. Por isso, é importante que as escolas busquem incentivar atividades voltadas para essas áreas. A rede de apoio fora da sala de aula também é importante, especialmente de familiares e conhecidos.
Karem Teixeira também comenta que a condição social dos alunos também pode ser um fator influente no desempenho escolar do estudante: “Estudantes que vem de uma condição econômica mais desfavorável tendem a ter as competências reduzidas. Por isso trabalhar essas competências pode ajudar esses estudantes a terem um desempenho melhor.”
A especialista ressalta a importância dos alunos terem acesso à avaliações periódicas das condições socioemocionais, para conhecer quais são estes pilares e se auto avaliar. Desta forma é possível melhorar os hábitos para evoluir nos estudos.