Gilberto Gil espera por vida “menos turbulenta” após turnê de despedida
Gilberto Gil espera por vida “menos turbulenta” após turnê de despedida
Em entrevista exclusiva, Gil falou das expectativas para a turnê "Tempo Rei" e destacou a importância do rádio na sua trajetória musical
Gilberto Gil, um dos nomes mais importantes da música brasileira, anunciou o fim de suas turnês. O cantor teve uma contribuição marcante ao movimento Tropicalista e também construiu uma discografia de enorme sucesso.
A entrevista foi dada com exclusividade à Novabrasil no Prêmio Líderes Regionais 2024, promovido pelo Lide RJ, nesta sexta-feira (13). O artista contou sobre a turnê “Tempo Rei”, que ele vai colocar na estrada em 2025.
“É o nome de uma canção minha, uma das mais conhecidas, das mais bem recebidas e tem o tempo encastoado ali na joia que é a canção, é para finalizar esse tempo longo, não é?! De excursões intensas e extensas, enfim, e passar a ter uma vida menos ativa, menos turbulenta no sentido das viagens e das programações e tal, estou contente de poder fazer e encerrar esse ciclo do trabalho, né?”
A turnê começa em Salvador e, em seguida, vai para o Rio de Janeiro, terra onde o baiano vive há um tempo.
“Vivo aqui no Rio de Janeiro há muitos anos e há muitos anos que o Rio é a minha base, né?! De residência, de trabalho, de tudo, minha pequena empresa é aqui tudo aqui no Rio. E essa é uma das cidades do mundo de que eu mais gosto. Das mais lindas, com significado importantíssimo para o conjunto da nação brasileira, enfim, contentíssimo de estar no Rio, poder vir e trazer essa excursão para cá. Logo depois de Salvador, estaremos aqui fazendo uma série de espetáculos para o povo do Rio.“
O Prêmio Líderes Regionais 2024 foi realizado em um hotel de Copacabana, na Zona Sul da capital fluminense.
Também foram premiados o vice-prefeito eleito da cidade Eduardo Cavaliere (Personalidade Pública), o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça (Personalidade do Ano / Jurídica) e o presidente da Firjan Luiz Césio Caetano (Personalidade da Indústria Ano / Indústria).
Gilberto Gil recebeu o seu 11° título de Doutor Honoris Causa na noite da última terça-feira (10). Em cerimônia realizada no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro, o artista recebeu a honraria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
“As universidades no mundo todo têm esse papel de abranger a vida universitária para além dos bancos de escola, grimpando na vida cultural aquelas pessoas, aqueles criadores, aqueles realizadores, que o mérito é reconhecido. E a UFRJ me concedeu mais um desses títulos que são concedidos à essas pessoas. É uma universidade do Rio de Janeiro, brasileira, federal, mas do Rio, isso também pesa muito no sentido da grandeza da escolha da premiação, então estou muito satisfeito. Foi uma tarde/noite muito bonita lá na escola de música da UFRJ, então juntava tudo isso, né? A música, o destaque, a atuação, tudo isso estava sendo manifesto ali naquela cerimonia, foi muito bonito.”
Gilberto Gil é ouvinte da Novabrasil
“Se não fosse o rádio, não haveria as audiências amplas e vastas que se construíram no Brasil. Em todos os lugares, enfim, depois do rádio, veio a televisão, que continuou um processo de construção dessas audiências. Então, a Novabrasil é um desses polos importantes. Sei que estou lá sempre. Escuto a tantos outros colegas, como músicos, artistas, intérpretes, mas também me escuto a mim mesmo por vezes lá, é uma das propagadoras dessa importância da música popular para o Brasil, que é uma das instituições mais fortes da vida cultural brasileira e é um polo importante nesse tempo.”