Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Filho de Gal Costa e primas da cantora vão criar fundação

Luciano Borborema
19:00 16.04.2024
Notas musicais

Filho de Gal Costa e primas da cantora vão criar fundação

Entidade sem fins lucrativos surge em meio à brigas na justiça e pretende ajudar músicos, planeja realizar festivais, concursos e dará bolsas de estudo

Luciano Borborema - 16.04.2024 - 19:00
Filho de Gal Costa e primas da cantora vão criar fundação
Gal Costa. Foto: Divulgação

A assessoria do filho da cantora Gal Costa, Gabriel Costa, adotado pela cantora aos dois anos de idade, em 2007, confirmou que chegou a acordo extrajudicial com as primas de Gal para por fim aos questionamentos que elas apresentaram em juízo sobre a Fundação Gal Costa.

As regras para a existência e o funcionamento da fundação foram estabelecidas pela própria cantora há muitos anos. Gabriel Costa, com o apoio das primas, se compromete a buscar meios para realizar o desejo de sua mãe de criar uma instituição que preserve sua obra”.

O acordo entre o filho de Gal Costa e suas primas foi estabelecido em 1º de abril, conforme reportado pelo ‘Correio da Bahia’. Além disso, o veículo também noticiou que, em março deste ano, as primas de Gal Costa entraram com um processo contra Wilma Petrillo, companheira de Gal e que alega também ser mãe de Gabriel, embora não o tenha registrado, acusando-a de tê-las coagido a anular o testamento.

Veja também:
Justiça nega pedido de exumação do corpo de Gal Costa

Segundo o testamento de Gal Costa de 1997, citado pelo Correio, a fundação sem fins lucrativos ajudaria músicos, planeja fazer festivais, concursos e dará bolsas de estudo para pessoas que precisassem.

Segundo o acordo, os recursos para a fundação seriam provenientes da parte da herança de Gabriel e de possíveis parcerias públicas ou privadas.

O anúncio do acordo entre o filho e familiares de Gal surge após entrevistas concedidas por Petrillo à imprensa e depois de Gabriel pedir a exumação do corpo da cantora. Ele teve o pedido negado.

O único herdeiro questionava a informação do atestado de óbito e agora quer uma perícia judicial para determinar a causa da morte da cantora. Segundo o documento, Gal morreu aos 77 anos, em novembro de 2022, em decorrência de um infarto agudo no miocárdio.

A certidão descreve ainda como causa da morte uma neoplasia maligna; um câncer; de cabeça e pescoço. A petição afirma também que Wilma Petrillo, viúva de Gal e madrinha de Gabriel, recebeu o SAMU no local da morte e proibiu “qualquer autópsia que fornecesse maiores informações e determinando desde logo o sepultamento em jazigo particular, de acesso restrito”.

Tags relacionadas

fundação Gabriel Costa Gal Costa jornalismo MPB novabrasil
< Notícia Anterior

Teresa Cristina canta em abertura de evento na ONU

16.04.2024 18:57
Teresa Cristina canta em abertura de evento na ONU
Próxima Notícia >

Aniversário da Céu - História da música A Menina e o Monstro

17.04.2024 10:00
Aniversário da Céu - História da música A Menina e o Monstro
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business