Ouça ao vivo
No ar agora

Fervo com Gabriela Rassy: “O ano em que a cultura transbordou”

Fervo com Gabriela Rassy
13:27 02.12.2024
Autor

Fervo com Gabriela Rassy

Jornalista e criadora audiovisual enraizada na arte e cultura
Música

Fervo com Gabriela Rassy: “O ano em que a cultura transbordou”

A arte e a cultura se tornaram protagonistas, quebraram recordes e transformaram vidas em cada canto do Brasil

Novabrasil - 02.12.2024 - 13:27
Fervo com Gabriela Rassy: “O ano em que a cultura transbordou”
Pabllo Vitar e Madonna em show em Copacabana. Foto: Divulgação.

Este 2024 foi um ano de celebração para a cultura brasileira. Com recordes históricos, novos investimentos e uma explosão criativa, o cenário cultural brilhou de norte a sul, mostrando sua força e diversidade.

Sentimos de perto a diferença que faz um governo engajado com o setor, assistindo a Lei Rouanet bater uma marca histórica de 19 mil propostas, um crescimento de mais de 40% em relação ao ano anterior. Isso sem contar na Política Nacional Aldir Blanc e na Lei Paulo Gustavo, esta última com R$ 3,8 bilhões distribuídos entre estados e municípios.

Enquanto isso, os brasileiros redescobriram o prazer de consumir cultura. A pesquisa Hábitos Culturais mostra que nunca se assistiu, leu ou ouviu tanto. Mas, apesar desse movimento, as desigualdades sociais ainda aparecem nos números e nos desafios. Assistimos à queda das marcas que abraçam pautas relacionadas à negritude e ao triste cancelamento de diversos eventos, entre eles o ótimo Festival Batekoo. Um dado para tanto produtores quanto público ficarem de olho. Nosso poder, afinal, está no consumo.

Em meio a essa pulsação criativa, vimos a arte – em grande parte – vencer. Festivais se multiplicaram, lançamentos musicais, cinematográficos e literários ganharam as prateleiras e timelines, e iniciativas como o Afropunk e o Festival Psica ampliaram vozes e narrativas. Foi um ano que mostrou como a arte é resistência e celebração ao mesmo tempo.

Vimos Anitta ser premiada e firmar cada vez mais o lugar do funk na música global. Liniker se tornar uma grande popstar e colocar o gosto de caju na boca do país todo, Matuê ter o disco mais ouvido no Spotify Brasil durante o lançamento. Vimos Pabllo Vittar pegar Madonna no colo na Praia de Copacabana e subir ao palco com Karol G para entoar o hit Alibi com Sevdaliza e Yseult. Vimos Bruno Mars garantir seu CPF e Natiruts mostrar a força da nostalgia. Vimos Caetano e Bethânia se unindo no palco e Gil anunciando sua última turnê.

Prepare-se, porque a agenda de dezembro chega como um fechamento com chave de ouro: de festivais que celebram a ancestralidade a eventos que experimentam o futuro da música. É hora de mergulhar e se deixar levar pelos cálidos ventos de verão.

Festival Paisagem Sonora

MAC Bahia | Salvador

5 a 8.12
A partir do tema “Organizações da Resistência”, os curadores Danillo Barata, Goli Guerreiro, Cláudio Manoel, Tatiana Lima e Vince De Mira montam a programação com artistas e grupos que trazem em seus trabalhos narrativas anticoloniais, como Mateus Aleluia, RDD, Vírus, Mariella Santiado, Bruxa Braba e mais.

Festival Universo Alegria

Estádio Couto Pereira | Curitiba
7.12
Shows de Gusttavo Lima, Ana Castela, Hugo & Guilherme, Luan Pereira, Matuê, Dennis, Henrico DJ, Leo & Raphael e Banda Terezo.

Festival Manacaos
Parque Rio Negro | Manaus
7.12
Após um período de muitas produções e trocas com agentes criativos e artistas amazonenses, o Circuito Manacaos chega ao fim com a proposta de um evento gratuito, múltiplo e focado na autoralidade, que contará com shows dos artistas que integram o projeto musical: D’água Negra, Guillerrrmo, Jambu, Kurt Sutil e Luli Braga.

No Ar Coquetel Molotov

Campus UFPE | Recife
7.12
Com mais de 25 atrações, um dos mais importantes festivais de Recife reúne nomes como Pabllo Vittar, AJULIACOSTA, Amaro Freitas Trio, Ventura Profana e Jéssica Caitano com Coco Raízes de Arcoverde

Festival Todas
Horto Florestal | São Paulo
7.12
Evento com palco 100% feminino, que celebra o protagonismo e o talento das mulheres na arte e na música com shows de Tiê, Leci Brandão, Samba de Dandara, Augusta Barna e Clara Valverde

14º Festival Novas Frequências
Diversos locais | Rio de Janeiro
7 e 15.12

Símbolo da música experimental e das sonoridades expandidas, o festival reúne 24 artistas e contempla shows, performances, DJ sets, conversas e instalação sonora. No line, a banda Teto Preto, que lança no festival seu novo álbum “Fala”; a guitarra noise-climática da peruana Ale Hop; “Enxame”, instalação do francês Félix Blume que recria os sons de uma colméia de abelhas através de 250 alto-falantes; o encontro afro-indígena, inspirado nos escritos de Lélia Gonzalez.

Belo em Alto Mar
Porto de Santos
9 a 12.12
Três noites em um luxuoso navio com uma vibe pagodeira que será inesquecível e shows de Belo, Soweto, Ludmilla, Thiaguinho, Turma do Pagode, Ferrugem, Grupo Puro Clima e DJ FB.

Festival Navegante – Marisa Monte
Porto de Santos

12 a 15.12

Passando por locais históricos e paradisíacos da costa brasileira, o evento traz shows de Marisa, além de Adriana Calcanhotto, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, João Gomes, Silva, Ney Matogrosso, Seu Jorge, Pretinho da Serrinha e Xande de Pilares

Psica

Belém, Pará
13 a 15.12
Com atrações internacionais, a edição batizada de Psica Dourado celebra a cultura Pan-Amazônica com mais de 50 shows: Liniker, BaianaSystem, Rossy War e João Gomes

Transforma Música
Centro Cultural Olido
13 a 15.12
Ele vem como? Mais punk e mais queer do que nunca! A segunda edição do evento tem shows, talks e ainda uma mostra de videoclipes. No som, Karina Buhr, Jup do Bairro, Filipe Catto, Laura Diaz (Teto Preto), Getúlio Abelha, Jonnata Doll e os Garotos Solventes num feat com Veronica Valentino, L’Homme Statue, Saskia e mais.

Afropunk SP

Parque Villa-Lobos | São Paulo
14.12

Na edição que acontece em SP, já estão confirmados Doechii (EUA), Anelis Assumpção, Amaarae (EUA/Gana), Rachel Reis e Yago Oproprio. 

VillaMix Festival
Neo Química Arena | São Paulo
21.12

Gusttavo Lima, Vintage Culture, Matheus & Kauan, Veigh, Kevin Brauer Band, Thiago & Samuel e mais!

Festival Universo Paralello 2025
Pratigi Ituberá | Bahia
27.12 a 03.01.2025
A 18º Edição do festival que acontece à beira mar já confirmou Phaxe, Modus, Freedom Fighters, Astrix, Neelix e muito mais!

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Colunista Gabriela Rassy show
< Notícia Anterior

Desafios e avanços paulistas no atendimento a alunos autistas

02.12.2024 13:07
Desafios e avanços paulistas no atendimento a alunos autistas
Próxima Notícia >

Medidas fiscais e o futuro da Previdência Social! Entenda os impactos

02.12.2024 13:33
Medidas fiscais e o futuro da Previdência Social! Entenda os impactos
colunista

Fervo com Gabriela Rassy

Gabriela Rassy é jornalista e criadora audiovisual enraizada na arte e cultura, principalmente na música. Pesquisadora de tendências no Brasil e no mundo. É a curadora e mente criativa à frente da Agenda Chama, seu projeto de guia cultural.

Suas redes

© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business