Feliz aniversário, Tiê!
Feliz aniversário, Tiê!
A cantora e compositora paulistana Tiê nasceu em 17 de março de 1980 e completa 44 anos hoje e nós preparamos uma matéria especial sobre sua vida e obra, para homenageá-la nesta data especial. O início da carreira Neta da consagrada atriz Vida Alves, Tiê cresceu em um ambiente cheio de arte. … Continued
por Lívia Nolla
A cantora e compositora paulistana Tiê nasceu em 17 de março de 1980 e completa 44 anos hoje e nós preparamos uma matéria especial sobre sua vida e obra, para homenageá-la nesta data especial.
O início da carreira
Neta da consagrada atriz Vida Alves, Tiê cresceu em um ambiente cheio de arte. Cursou Relações Públicas na FAAP e estudou canto em Nova York, e – ainda criança – fez uma pequena participação como a filha do personagem de Jayme Periard, no filme Rádio Pirata.
Tiê foi modelo da Ford Models e atuou em um comercial dirigido por Fernando Meirelles que foi premiado em Cannes. Também foi dona de um Café Brechó, onde conheceu o tecladista Dudu Tsuda (Jumbo Elektro) e o consagrado cantor e compositor Toquinho, com quem gravou sua primeira canção e viajou pelo Brasil e Europa em turnê, dando assim, início oficial em sua carreira musical.
Primeiros álbuns
Em 2009, o primeiro álbum da cantora, intitulado Sweet Jardim, contou com a colaboração solidária de diversos artistas, como Toquinho, além de artistas da cena independente de São Paulo.
No álbum, Tiê canta e toca piano e violão, em dez faixas de autoria própria, entre elas os sucessos: Assinado Eu; Te Valorizo; Passarinho; A Bailarina e o Astronauta; Dois (parceria com Thiago Pethit); a faixa título; e a regravação de Se Enamora (versão de Edgard Poças para a canção È L’Amore, de Garofalo, Monti, Vicenzo Giuffré e Giannino Gastaldo).
Sweet Jardim está na lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.
O segundo álbum de Tiê, A Coruja e o Coração, foi lançado em 2011 e indicado à categoria Revelação do Prêmio Multishow de 2010, tendo shows em todo o Brasil e em Nova Iorque, além de uma turnê pela Europa, incluindo apresentações em Londres, Paris, Berlim e Barcelona.
O álbum reúne canções autorais, parcerias, versões com arranjos mais encorpados e novos elementos, como a presença de bateria e percussão na maioria das músicas. Traz participações de nomes como Jorge Drexler, Marcelo Jeneci e Hélio Flanders; e versões de músicas de Thiago Pethit, Dorgival Dantas e Tulipa Ruiz.
Entre os principais sucessos do álbum: Na Varanda da Liz (feita em parceria com Plinio Profeta e João Cavalcanti, em homenagem à primeira filha de Tiê); Piscar O Olho (parceria com Plinio Profeta, Rita Wainer e Karina Zeviani, que entrou para a trilha da novela Cheias de Charme, da Rede Globo); e Pra Alegrar O Meu Dia (parceira com Ka e Rafael Barion).
Mais e mais sucessos
No ano de 2014, Tiê lançou seu terceiro álbum de estúdio, Esmeraldas, que teve como carro chefe a canção A Noite, um dos maiores sucessos da carreira da cantora – versão dela, em parceria com Adriano Cintra, André Whoong e Rita Wainer, para a canção La Notte, de Giuseppe Anastasi – que entrou para a trilha sonora da novela I Love Paraisópolis, também da Rede Globo.
O álbum também trouxe o sucesso Isqueiro Azul (parceria com Rita Wainer)
Em 2018, o álbum Gaya contou com a participação de Luan Santana e Ximena Sariñana trouxe mais sucessos: Mexeu Comigo (parceria com Adriano Cintra, que conta com um clipe feito unicamente por mulheres); Amuleto (de Bruno Caliman); e Pra Amora (parceria com André Whoong, escrita em homenagem à segunda filha da cantora, Amora).
Em 2019, foi a vez de Tiê lançar seu primeiro álbum ao vivo: Dix Ao Vivo. Em seguida, em 2021, a cantora lançou um álbum com diversas gravações que realizou em parcerias com outros artistas, como David Byrne, Alexandre Carlo, Jorge Drexler e Filipe Catto, chamado Encontros.
O último lançamento de Tiê – que acabou de tornar-se mãe de sua terceira menina: Rosa – foi o álbum Eu Te Amo, de 2022, em parceria com Adriano Cintra, em duo intitulado FogoFera.
Viva, Tiê!