Álbuns para conhecer o jazz brasileiro; Milton + Esperanza é um deles
Álbuns para conhecer o jazz brasileiro; Milton + Esperanza é um deles
Muitas vezes associado com os Estados Unidos, o gênero também foi amplamente difundido no Brasil
O jazz é um gênero musical que se caracteriza pela improvisação, pela mistura de ritmos e pela liberdade de expressão. Ele nasceu nos Estados Unidos, no início do século 20, a partir da fusão de músicas africanas, europeias e americanas.
No Brasil o gênero ganhou uma identidade um pouco diferente. Marcado pelas influências da Bossa Nova, o jazz brasileiro revelou grandes expoentes como Hermeto Pascoal, Elis Regina e mais recentemente Amaro Freitas.
Esses são três discos para conhecer um pouco mais do gênero musical.
Zimbo Trio – Zimbo Trio (1965)
Conhecidos por suas parcerias com diversos artistas como Elis Regina, Jacob do Bandolim e Elizeth Cardoso, o lendário trio é composto pelo pianista Amilton Godoy, o baixista Luís Chaves e o baterista Rubinho.
A fama do grupo precede o lançamento do disco de estréia. O grupo já era conhecido por vencer diversos prêmios de música instrumental, incluindo o melhor grupo de música instrumental do primeiro Festival do Paraná da MPB.
No primeiro disco, o grupo mistura o samba jazz com diversas influências da bossa nova e demais subgêneros como o cool jazz.
Nas faixas que compõem o álbum estão músicas conhecidas como a interpretação energética de “Garota de Ipanema” e a versão cheia de levadas de “Diz Que Fui Por Aí”.
Além de ser um álbum curto, o trio se distancia de um jazz marcado por faixas repleta de temas que envolvem mais variações.
Composto de músicas curtas e maior dinamismo, o disco de estréia do lendário trio é uma excelente pedida para aqueles que estão procurando um gênero acessível e que fuja da monotonia.
Brazilian Octopus – Brazilian Octopus (1969)
Um dos fenômenos mais raros da indústria fonográfica, o Brazilian Octopus foi um supergrupo formado pelo ainda jovem Hermeto Pascoal nas flautas, o lendário guitarrista Lanny Gordin e uma série de musicistas talentosos.
O grupo surgiu para fazer trilha sonora dos desfiles de moda da companhia de moda Rhodia, que na época estava desenvolvendo novos estilos e tecidos.
Em meio a super modelos e roupas vanguardistas, o grupo ficou marcado por arranjos jazzístico mais moderno para a época, incorporando elementos da MPB, da bossa nova feita na Europa e da tendência de um pop mais psicodélico, recheado de sintetizadores, tanto é que a música “Casa Forte” ganhou uma versão soul e swingada produzida pela banda Black Rio
Quem se aventurar no álbum Brazilian Octopus vai reconhecer diversos elementos de brasilidade, diversidade jazzística e talentos consagrados performando juntos
Milton + Esperanza (2024)
A parceria entre a baixista Esperanza Spalding e o consagrado Milton Nascimento gerou um disco que celebra grandes clássicos da música norte-americana e brasileira em arranjos jazzísticos e modernos.
O álbum é repleto de parcerias que envolvem Maria Gadu, Paul Simon, Orquestra Sinfônica de Ouro Preto, Dianne Reeves entre outros.
Além disso, a dupla ganhou atenção após gravarem um “Tiny Desk” com clássicos celebrados do disco.
Indicado ao Grammy como melhor disco de jazz, o repertório do álbum conta com 6 clássicos de Milton Nascimento incluindo “Outubro”, “Morro Velho” e “Saudade Dos Aviões da Panair”