Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Dia dos Pais: os papais da MPB e uma playlist para comemorar

Novabrasil
09:30 13.08.2023
Música

Dia dos Pais: os papais da MPB e uma playlist para comemorar

Todo segundo domingo de agosto é celebrada uma data muito especial do nosso calendário: o Dia dos Pais! Por isso, neste 13 de agosto de 2023, nós preparamos duas listas especiais pra vocês, em homenagem aos paizões espalhados por este Brasil e também aos paizões da MPB! A primeira, traz para vocês cantores e compositores … Continued

Novabrasil - 13.08.2023 - 09:30
Dia dos Pais: os papais da MPB e uma playlist para comemorar
Capa do CD "Gonzagão & Gonzaguinha" (1992), pai e filho | Foto: Reprodução

Todo segundo domingo de agosto é celebrada uma data muito especial do nosso calendário: o Dia dos Pais!

Por isso, neste 13 de agosto de 2023, nós preparamos duas listas especiais pra vocês, em homenagem aos paizões espalhados por este Brasil e também aos paizões da MPB!

A primeira, traz para vocês cantores e compositores da MPB que multiplicaram o seu legado e trouxeram ao mundo filhas e filhos que também são grandes talentos da nossa música.

E a segunda é uma playlist com canções da música popular brasileira que trazem em suas letras homenagens emocionantes aos pais.

Vamos lá?

Capa do CD “Gonzagão & Gonzaguinha” (1992), pai e filho | Foto: Reprodução

19 pais da MPB: filhos e filhas de peixes, peixinhos são:

1 – Gilberto Gil, Nara, Preta, José e Bem

Não é à toa que Gilberto Gil é praticamente um patrimônio cultural brasileiro. Além da sua contribuição imensurável para a nossa música, cultura e para a história do nosso país, ele ainda trouxe ao mundo uma família recheada de artistas musicais, que já dão continuidade ao seu imenso legado.

Entre seus filhos e filhas, Nara e Preta Gil são cantoras de enorme talento. Nara acompanha o pai nos shows afora, fazendo apoio vocal para a sua banda, e Preta é uma das artistas mais influentes do nosso país.

Já os meninos, José e Bem, são cantores, instrumentistas e compositores e também estão na banda do pai, José na bateria e Bem toca guitarra e é produtor, arranjador e diretor musical.

José também faz parte da banda Gilsons, junto com seus sobrinhos João Gil, filho de Nara, e Francisco Gil, filho de Preta. Outra neta de Gilberto Gil que também já encanta com seu talento musical é a jovem Flor Gil, filha de Bela Gil.

Ou seja, Gilberto Gil não é só pai, mas também avô de talentos da nossa MPB.

Família Gil | Foto: Divulgação

2 – Caetano Veloso, Moreno, Zeca e Tom

Os três filhos de Caetano Veloso – Moreno, Zeca e Tom – são instrumentistas, cantores e compositores e trazem no DNA o talento e a genialidade do pai.

Moreno já lançou discos solo, faz shows pelo Brasil e exterior, é produtor musical e compôs canções para vários artistas da MPB, além de seu pai, como os clássicos: Um Canto de Afoxé Para o Bloco do Ilê e How Beautiful Could a Being Be.

Tom iniciou a carreira na banda Dônica, onde era responsável por todas as composições e com quem lançou dois discos.

Em 2018, os quatro estrearam uma turnê de sucesso juntos, que virou disco e DVD: Ofertório, em que todos cantam, tocam e apresentam composições.

Zeca iniciou efetivamente sua carreira artística nessa turnê, em que lançou sua bela composição Todo Homem, uma das músicas mais tocadas de 2018, sucesso em todo o Brasil.

3 – Carlinhos Brown, Chico Brown e Clara Buarque

Chico Brown e Clara Buarque, além de filhos de Carlinhos Brown, são também netos de Chico Buarque. Neste caso, talentos que atravessam mais de uma geração.

Chico Brown é cantor, multi-instrumentista e compositor, como o pai, e Clara é cantora e atriz. Eles começaram as carreiras em um disco do avô – Caravanas, de 2017 – em que ela fazia um dueto com Chico e ele assinava uma das composições. 

Depois disso Clara já atuou em musicais e novelas e Chico se prepara para lançar o seu primeiro álbum solo, além de ser um dos principais parceiros de Marisa Monte em seu mais recente disco, Portas, do qual participa da composição de cinco canções.

4- Nando Reis, Sebastião e Theo Reis

Sebastião (da letra de O Mundo É Bão Sebastião) e Theo Reis, filhos de Nando Reis, começaram a carreira em dupla, Dois Reis, em 2013. Os dois são instrumentistas, cantores e compositores e começaram a dupla para homenagear o trabalho do pai, mas depois passaram a gravar composições autorais também.

Em 2021, Nando e Sebastião lançaram um EP em parceria. São seis canções do repertório de Nando que ganharam arranjos e vocais do filho, que também produziu o trabalho. Theo participa de uma das canções do EP, Pra Luzir o Dia.

No ano passado, Sebastião estreou nos palcos com sua banda Colomy, ao lado dos músicos Pedro Lipa e Eduardo Schuler.

nando reis família
Nando Reis junto da sua esposa e filhos. l Foto: Divulgação.

5- Wilson Simonal, Simoninha e Max de Castro

Uma das maiores vozes da nossa música, o eterno Wilson Simonal, partiu cedo, mas nos deixou dois talentosos filhos para continuarem o seu legado.

Wilson Simoninha e Max de Castro são cantores, compositores, multi-instrumentistas e produtores musicais e têm carreiras consolidadas na MPB. Estiveram juntos em dois grandes projetos que homenageavam o pai: O Baile do Simonal e Os Filhos dos Caras, em que cantam com os também filhos de outros grandes nomes da música: Léo Maia, Luciana Mello e Jair Oliveira.

6- Jair Rodrigues, Jair Oliveira e Luciana Mello

Jair Rodrigues também é um dos maiores nomes da nossa MPB e nos deixou muito saudosos de sua voz e carisma, em 2014.

Que bom que, além de sua música, temos os seus talentosos filhos Jair Oliveira e Luciana Mello, que seguiram os passos do pai e construíram carreiras brilhantes na música, como cantores e compositores.

Começaram juntos, ainda crianças, quando participaram do grupo infantil Balão Mágico e depois seguiram carreiras independentes, mas sempre muito unidos. Jairzinho também é instrumentista e produtor, inclusive de alguns discos da irmã – e compôs, entre muitas outras, uma das canções de maior sucesso da carreira de Luciana: Simples Desejo.

Jair Oliveira, Luciana Mello e Jair Rodrigues | Foto: Divulgação.

7- Tim Maia e Léo Maia

O eterno síndico do Brasil e maior voz da música nacional – segundo a Revista Rolling Stone BrasilTim Maia eternizou em sua potente e poderosa voz, canções que são grandes clássicos da MPB. Seu filho de criação, Léo Maia, segue seu legado e é – impressionantemente –  a cara (e a voz!) do pai!

8- Gonzagão e Gonzaguinha

Gonzaguinha também é filho de criação de Gonzagão, mas carrega toda a importância cultural e qualidade musical do pai, o nosso eterno Rei do Baião, representante tão gigante do nordeste no Brasil e no mundo.

Dono de composições clássicas da música popular brasileira – que transformaram a história do nosso país com suas letras críticas, de protesto e de exaltação ao amor e ao respeito – Gonzaguinha pode também ser considerado um rei, no que diz respeito a seu talento e genialidade.

Ele nos deixou cedo e inesperadamente, vítima de um acidente de carro, apenas dois anos depois de Gonzagão, em 1991. Ainda bem que antes de partirem, os dois nos brindaram com uma turnê juntos, que virou disco, coroando a paz e o amor entre pai e filho, depois de uma relação conturbada de anos.

9- João Gilberto e Bebel Gilberto

O Pai da Bossa Nova é também pai de uma das grandes cantoras de nosso país: Bebel Gilberto. Bebel é filha de João com a também cantora Miúcha e possui uma carreira consolidada na música, não apenas no Brasil, mas também no exterior – principalmente nos Estados Unidos – país onde nasceu, quando os pais passaram uma temporada morando lá e onde fez também a sua estreia nos palcos, com apenas nove anos.

Miúcha, Bebel Gilberto e João Gilberto | Foto: Reprodução

10 – Dorival Caymmi, Nana, Dori e Danilo Caymmi

Dorival Caymmi é um dos maiores nomes da nossa música popular brasileira e patrimônio cultural do país. Ele não deixou apenas um, mas três filhos cantores e compositores, que continuam o seu importante legado: Nana, Dori e Danilo Caymmi.

Nana é uma das maiores vozes femininas do nosso país. Dori e Danilo são também instrumentistas e arranjadores e Dori é produtor. Todos iniciaram suas carreiras na próspera era dos festivais, em meados de 1960.

Danilo ainda é pai de Alice Caymmi, uma das grandes revelações da MPB atual. Mais uma família em que o talento musical atravessa mais de uma geração.

11 – Martinho da Vila, Mart’nália e Maíra Freitas

Martinho da Vila é, além de um dos maiores sambistas, cantores e compositores do Brasil, pai de duas grandes cantoras, compositoras e instrumentistas, destaques de uma mais recente geração da MPB: Mart’nália e Maíra Freitas. As duas começaram suas carreiras fazendo vocal de apoio para o pai e estudam música desde muito pequenas, por terem crescido em um ambiente muito musical.

12 – Pepeu Gomes, Sarah Sheeva, Zabelê, Nanã Shara e Pedro Baby

Pepeu Gomes tem seis filhos com Baby do Brasil, todos – de alguma forma – ligados à música. Destaque para Pedro Baby que, além de cantor, compositor e arranjador, é também um dos maiores guitarristas do Brasil – seguindo o legado do pai – compõe a banda e produz discos de vários dos grandes artistas da nossa MPB. 

O trio Sarah Sheeva, Nanã Shara e Zabelê formou – por alguns anos – a banda SNZ, mas hoje elas seguem em carreiras separadas.

13 – Moraes Moreira e Davi Moraes

Davi Moraes segue – desde sempre – os passos do pai, Moraes Moreira, que nos deixou cheios de saudade, quando faleceu em março de 2020. Davi também cresceu em um ambiente muito musical e, hoje, além de uma carreira solo bem sucedida como cantor e compositor, já acompanhou – como guitarrista – muitos dos grandes nomes da nossa MPB, além de seu próprio pai.

Davi Moraes também é pai de Alice, fruto de seu relacionamento com a cantora e compositora Maria Rita, filha da gigante Elis Regina com o pianista e arranjador César Camargo Mariano e irmã de Pedro Mariano e João Marcelo Bôscoli (este último, filho de Ronaldo Bôscoli, também músico, compositor e produtor musical). Ufa!

14 – César Camargo Mariano – Pedro Mariano e Maria Rita

15 – Ronaldo Bôscoli e João Marcelo Bôscoli

16 – João Nogueira e Diogo Nogueira

Outro dos maiores sambistas do nosso país, João Nogueira nos deixou há muitos anos, lá em 2000, mas deixou também seu filho para continuar alegrando os nossos corações com muito samba e música boa. 

Diogo Nogueira seguiu os passos do pai e é, hoje, um dos maiores sambistas da atualidade. Essa bela relação de pai e filho é muito bem retratada na canção Espelho, composta por João (em parceria com Paulo César Pinheiro) para seu pai, mas que tanto nos emociona quando Diogo também a interpreta, em homenagem a João Nogueira.

17 – Djavan, Max Viana, João Viana e Flávia Virgínia

Djavan também possui três filhos que – começaram o acompanhando em sua banda e depois seguiram mais ainda os seus passos e cresceram em suas carreiras solo como cantores, compositores ou instrumentistas: Max Viana é cantor, compositor e instrumentista, um dos grandes nomes da MPB contemporânea; João Viana é baterista, produtor e arranjador e já acompanhou outros artistas importantes da música brasileira e Flávia Virgínia é também cantora e compositora.

Djavan e os filhos mais velhos Flávia, Max e João
Djavan e os filhos mais velhos Flávia, Max e João. | Foto: Reprodução.

18 – Lenine e João Cavalcanti

João Cavalcanti seguiu os passos do pai, Lenine, um dos maiores artistas do Brasil. João foi, por anos, vocalista da banda de samba Casuarina e hoje segue em carreira solo, como cantor, compositor e instrumentista.

19 – Itamar Assumpção e Anelis Assumpção

A cantora e compositora Anelis Assumpção também seguiu os passos do pai, o grande e saudoso Itamar Assumpção. Começou como vocal de apoio de Itamar e hoje é um dos grandes nomes da MPB contemporânea.

Playlist com clássicos da MPB em homenagem aos pais

Como prometido, confira a lista que preparamos com clássicos da MPB em homenagem ao Dia dos Pais:

Um feliz dia dos pais para todas as figuras paternas do Brasil!

Tags relacionadas

Brasilidades dia dos pais dicas Músicas para os pais Notas musicais pais da MPB playlist playlists
< Notícia Anterior

81 anos de Clara Nunes

12.08.2023 12:00
81 anos de Clara Nunes
Próxima Notícia >

15 maiores sucessos de Beto Guedes no dia do seu aniversário

13.08.2023 12:00
15 maiores sucessos de Beto Guedes no dia do seu aniversário
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business