Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

10 curiosidades sobre Miúcha no dia do seu aniversário

Novabrasil
15:00 30.11.2022
Brasilidade

10 curiosidades sobre Miúcha no dia do seu aniversário

Se não tivesse nos deixado em novembro de 2021, aos 81 anos de idade, vítima de uma parada respiratória decorrente de um câncer no pulmão, uma de suas maiores cantoras da música popular brasileira – Miúcha – estaria completando 85 anos no dia de hoje. E, para comemorar seu aniversário, nós preparamos uma lista com … Continued

Novabrasil - 30.11.2022 - 15:00
10 curiosidades sobre Miúcha no dia do seu aniversário
10 curiosidades sobre Miúcha no dia do seu aniversário

Se não tivesse nos deixado em novembro de 2021, aos 81 anos de idade, vítima de uma parada respiratória decorrente de um câncer no pulmão, uma de suas maiores cantoras da música popular brasileiraMiúcha – estaria completando 85 anos no dia de hoje.

E, para comemorar seu aniversário, nós preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre Miúcha para você!

No dia do aniversário de Miúcha, confira curiosidades sobre a artista | Foto: Divulgação/Editado.

10 curiosidades sobre Miúcha

1 – Miúcha foi um apelido de infância, dado pelos pais, pelo fato dela ser muito “miúda” quando bebê

Seu nome era Heloísa Maria Buarque de Hollanda, e o apelido que virou nome artístico – Miúcha – veio desde a infância, dado pelos pais dela, e tinha algo a ver com o fato dela ser muito “miúda” quando era bebê, e também muito inquieta, agitada, se mexer muito. 

Quem a fez gostar de seu apelido foi o amigo cantor, compositor, instrumentista e maestro Tom Jobim, quando se conheceram. Ele a convenceu de que o nome Miúcha era gostoso, fácil de guardar e ficava bem numa capa de disco. Até então, Miúcha achava aquele nome mais adequado para cachorro.

2 – Miúcha é irmã de Chico Buarque e das Ana de Hollanda e Cristina Buarque

Miúcha vem de uma família profundamente ligada às artes e à cultura, sendo natural tornar-se uma grande cantora e compositora. É filha do sociólogo, escritor, historiador e crítico literário Sérgio Buarque de Holanda e da intelectual Maria Amélia Cesário Alvim, irmã do cantor e compositor Chico Buarque e das também cantoras Ana de Hollanda e Cristina Buarque.

Chico Buarque e Miúcha (1989) | Foto: Cristina Granato/Divulgação

3 – Miúcha é mãe de Bebel Gilberto

Além disso, Miúcha deu continuidade a essa árvore genealógica musical: é mãe da cantora, compositora e produtora Bebel Gilberto, fruto de seu relacionamento com o cantor, compositor e instrumentista João Gilberto, o pai da Bossa Nova, com quem foi casada de 1965 a 1971.

4 – Conheceu João Gilberto quando se apresentava em um bar em Saint Germain, na França

Miúcha nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criada em São Paulo, em um ambiente muito musical, e – ainda menina – formou um conjunto vocal com os seis irmãos. Nos anos 1960, ganhou do governo francês uma bolsa de estudo em História da Arte na Sorbonne e na École du Louvre. Nessa época, viajou pela Itália e Grécia com dois amigos, tocando e cantando bossa nova pelas cidades por onde passava. 

Foi quando conheceu João Gilberto enquanto se apresentava cantando em um bar em Saint Germain, na França, e ele estava na plateia. Mudaram-se para Nova York, casaram-se e tiveram Bebel. Ficaram juntos por pouco mais de cinco anos, mas a amizade e a parceria musical permaneceram.

5 – Iniciou oficialmente a sua carreira artística em 1976

A cantora iniciou oficialmente a sua carreira artística em 1976, participando de quatro canções do disco The Best of Two Worlds, de João Gilberto e Stan Getz, lançado em Nova York. Mas, dois anos antes, ela já tinha aparecido – sem crédito – fazendo contracanto para João na canção Isaura (de Herivelto Martins e Roberto Roberti), do disco João Gilberto, de 1973.

No mesmo ano de 1976, sua voz também aparece na canção Boto (de Tom Jobim e Jararaca), fazendo um dueto com Tom, em seu disco Urubu.

6 – Em 1975, Miúcha gravou um compacto duplo. Depois, lançou um disco em parceria com Tom Jobim e Vinicius de Moraes, em 1977

Em 1975, Miúcha gravou um compacto duplo, que trazia composições de Tom Jobim e Luiz Bonfá (Correnteza); de João Donato com Gilberto Gil (Lugar Comum) e também com Caetano Veloso (Naturalmente); e de Péricles Cavalcanti (O Que Quer Dizer). 

Depois do compacto, a cantora lançou um disco em parceria com Tom Jobim e Vinicius de Moraes, em 1977. Os três tinham feito uma turnê nacional e internacional juntos. No mesmo ano, lançou um álbum somente em parceria com Tom Jobim, fato que se repetiu em 1979.

Miúcha, Vinicius de Morais, Tom Jobim e Toquinho | Foto: Divulgação

7 – Miúcha participou do elenco de Os Saltimbancos, no papel da Galinha

Em 1977, Miúcha também participa do elenco do antológico espetáculo – que virou disco – Os Saltimbancos, no papel da Galinha. A peça de teatro musical infantil é inspirada no conto Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm.

Na peça original, em italiano, as canções têm letra de Sergio Bardotti e música de Luis Enríquez Bacalov. A versão em português ganhou versões e canções adicionais, de Chico Buarque, irmão de Miúcha. Sua filha Bebel, ainda criança, também participa.

8 – Em 1980, Miúcha lança seu primeiro disco solo

O primeiro disco solo de Miúcha veio em 1980 e – a partir daí – a cantora não parou mais. Foram mais diversos álbuns de sucesso e mais de 40 anos de carreira, nos abrilhantando com sua voz e alegria radiante, sempre muito comprometida com a música popular brasileira e suas raízes.

9 – Um dos maiores clássicos na voz da cantora é Pela Luz dos Olhos Teus, de Vinicius de Moraes

Entre as principais músicas na sua voz, estão os clássicos:

  • Pela Luz dos Olhos Teus (de Vinicius de Moraes);
  • Você Vai Ver, Falando de Amor e Samba do Avião (de Tom Jobim); Maninha (de Chico Buarque);
  • Vai Levando (de Chico Buarque e Caetano Veloso);
  • Sei Lá (A Vida Tem Sempre Razão) (de Toquinho e Vinicius de Moraes); 
  • e Dinheiro em Penca (de Tom Jobim e Cacaso).

10 – Também era compositora

Miúcha era uma intérprete de destaque, mas também compôs algumas canções. Entre elas, uma parceria com João Donato, lançada em seu disco Miúcha. Compositores, de 2001: Tempo de Amar. No disco citado de 1979, em parceria com Tom Jobim, também consta uma composição solo de Miúcha: Triste Alegria.

Viva a eterna Miúcha!

Tags relacionadas

brasilidade Brasilidades curiosidade MPB Curiosidades Miucha Miúcha curiosidades MPB Notas musicais Os Saltimbancos
< Notícia Anterior

MULTIVERSOS: Tom Jobim

30.11.2022 14:00
MULTIVERSOS: Tom Jobim
Próxima Notícia >

Hoje é o Dia Mundial de Combate à AIDS

01.12.2022 09:30
Hoje é o Dia Mundial de Combate à AIDS
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business