Copa Feminina: quem são as seleções campeãs do mundo?
Copa Feminina: quem são as seleções campeãs do mundo?
A Copa Feminina está em sua 9ª edição em 2023 e já conta 8 campeãs! Em breve, conheceremos a mais nova seleção campeã do mundo! A edição começou no dia 20 de julho e tem final marcada para o dia 20 de agosto. A disputa está sendo sediada em dois países: Austrália e Nova Zelândia. … Continued
A Copa Feminina está em sua 9ª edição em 2023 e já conta 8 campeãs! Em breve, conheceremos a mais nova seleção campeã do mundo! A edição começou no dia 20 de julho e tem final marcada para o dia 20 de agosto.
A disputa está sendo sediada em dois países: Austrália e Nova Zelândia. A competição feminina teve sua primeira edição em 1991, sendo bem mais recente que a disputa masculina, que acontece desde 1930.
O futebol feminino ainda enfrenta muitos desafios, principalmente pela falta de valorização e reconhecimento, que se intensifica se comparamos com o contexto do futebol masculino. Apesar disso, o esporte feminino tem conquistado cada vez mais espaço e fidelizado admiradores.
Diferente da Copa do Mundo Masculina, a competição feminina, por ter tido poucas edições, não foi sediada em muitos lugares do mundo. Outra curiosidade que chama atenção é o domínio estadunidense no esporte, uma vez que o país conquistou quatro títulos entre as oito edições da competição.
No total, a competição feminina só tem quatro ganhadores e o Brasil não é um deles. A seleção brasileira, até hoje, nunca conquistou uma taça no futebol feminino. Em 2023, a seleção foi eliminada na fase de grupos após perder para a França e empatar com a Jamaica.
Por ora, o sonho da primeira taça para o Brasil vai ter que esperar. Para descobrir a campeã de 2023, também teremos que esperar até o dia 20 de agosto. Enquanto isso, vamos relembrar as seleções campeãs de todas as edições da Copa Feminina!
Copa Feminina: confira as campeãs
A seguir, confira a lista completa de seleções campeãs da Copa Feminina:
Copa do Mundo de 1991
A Copa do Mundo de 1991 foi sediada na China e foi a primeira edição do torneio mundial feminino. O grande campeão foi o Estados Unidos, conquistando a primeira taça da história do campeonato feminino. O 2º e 3º lugar ficaram, respectivamente, com a Noruega e a Suécia.
Copa do Mundo de 1995
A disputa de 1995 aconteceu na Suécia. A Noruega, que conquistou o vice-campeonato na 1ª edição da disputa, ficou com o 1º lugar dessa vez. Já a Alemanha foi a vice-campeã, e os Estados Unidos ficou com o 3º lugar, garantindo o pódio mais uma vez.
Copa do Mundo de 1999
Em 1999, a competição aconteceu nos Estados Unidos, que também conquistou a taça mais uma vez. O 2º lugar ficou com a China e o Brasil conquistou o 3º lugar, sendo até hoje um dos melhores desempenhos da seleção brasileira na história da Copa do Mundo de Futebol Feminino.
Copa do Mundo de 2003
Em 2003, a Copa estava prevista para acontecer na China, no entanto, por conta de problemas relacionados à Síndrome Respiratória Aguda (SARS), a sede do campeonato precisou mudar.
Com isso, a disputa foi sediada, novamente, nos Estados Unidos. A grande campeã foi a Alemanha e a vice-campeã, a Suécia. O 3º lugar ficou com os Estados Unidos.
Copa do Mundo de 2007
Por conta do problema da edição anterior, a sede da Copa do Mundo Feminina de 2007 passou a ser, automaticamente, a China. Campeã na edição anterior, a Alemanha surpreendeu e conquistou mais um título em 2007.
Já o 2º e 3º lugar ficaram, respectivamente, com o Brasil e os Estados Unidos. O vice-campeonato é, até hoje, o melhor desempenho do Brasil na história do campeonato feminino.
Copa do Mundo de 2011
A disputa pela taça em 2011 aconteceu no Japão, que não fez feio e conquistou o título dentro de casa! O Estados Unidos não deixou de marcar presença no pódio e ficou com o vice-campeonato. O 3º lugar ficou com a Suécia.
Copa do Mundo de 2015
A Copa do Mundo Feminina de 2015 aconteceu no Canadá e o Estados Unidos conquistou o título. O Japão se destacou novamente e foi vice-campeão. O 3º lugar ficou para a Inglaterra.
Copa do Mundo 2019
A edição de 2019 foi sediada na França e, mais uma vez, o Estados Unidos conquistou o título. A Holanda foi vice-campeã, enquanto a Suécia conquistou o 3º lugar.
Ranking com as maiores campeãs da Copa do Mundo de Futebol Feminino
O Estados Unidos é de longe o maior campeão da história das edições da Copa do Mundo de Futebol Feminino. De oito edições, a seleção ganhou quatro títulos.
No total, temos apenas quatro seleções que já conquistaram um título na maior disputa de futebol feminino do mundo. Veja como fica o ranking das seleções campeãs:
1º lugar – Estados Unidos
O primeiro lugar do ranking fica com os Estados Unidos. A seleção norte-americana é a maior campeã da história do campeonato feminino, além de também ter sido a campeã da primeira edição, e conquistou a taça nos anos de 1991, 1999, 2015 e 2019.
2º lugar – Alemanha
Atrás dos Estados Unidos, temos a Alemanha, que impressionou conquistando dois títulos seguidos. A seleção ganhou a Copa do Mundo de Futebol Feminino nas edições de 2003 e 2007.
3º lugar – Noruega e Japão
No 3º lugar temos um empate entre a Noruega e o Japão. As duas seleções conquistaram um título na disputa. A Noruega venceu em 1995 e o Japão conquistou a taça em 2011, jogando em casa.
Desempenho do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino
Apesar de carregar as 5 estrelas no futebol masculino, no esporte feminino, a seleção brasileira, infelizmente, ainda não conquistou um título. Os melhores desempenhos da seleção, por enquanto, foram em 1999, quando conquistou o 3º lugar, e em 2007, quando conquistou o vice-campeonato.
No entanto, vale destacar que a disputa feminina é recente se comparada com o campeonato masculino, que começou quase 60 anos antes. Além disso, não podemos deixar destacar a importância do futebol feminino brasileiro, principalmente por nomes como a camisa 10, Marta.
A jogadora é a maior artilheira da história da Copa do Mundo, levando em consideração tanto a competição feminina como masculina.
Incrível como o futebol feminino é potente, não é mesmo?! O sonho da taça, nesta edição, acabou para o Brasil, mas a disputa continua e ainda conheceremos a próxima seleção campeã. Não deixe de valorizar o esporte feminino!
Para mais conteúdos como esse, acesse a Novabrasil!