Confira as 10 maiores sucesso dos Novos Baianos
Confira as 10 maiores sucesso dos Novos Baianos
O grupo musical foi formado na Bahia no final dos anos 60 e teve seu auge em toda a década de 70. Os Novos Baianos, como é intitulada a banda, tinham músicas influenciadas pelos movimentos de contra cultura e Tropicália. O grupo mantinha um estilo de vida comunitário, que acabou marcando a época, tanto quanto … Continued
O grupo musical foi formado na Bahia no final dos anos 60 e teve seu auge em toda a década de 70. Os Novos Baianos, como é intitulada a banda, tinham músicas influenciadas pelos movimentos de contra cultura e Tropicália. O grupo mantinha um estilo de vida comunitário, que acabou marcando a época, tanto quanto suas canções.
Depois de declararem sua pausa em 1979, a banda Novos Baianos se reuniu novamente em 1997 e em 2015. Mas, para saber mais sobre seus integrantes e o que eles fizeram pela cena musical nacional, acompanhe abaixo para ficar por dentro.
A banda Novos Baianos marcou a música popular brasileira, utilizando-se de diversos ritmos musicais que vão do samba ao rock. Eles contavam, em sua formação original, com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby do Brasil (vocalista), Pepeu Gomes (guitarrista), Paulinho Boca de Cantor (vocalista), Jorginho Gomes (bateristas e bandolim), Bola e Baixinho (percussão), Dadi (baixista) e Luiz Galvão (compositor).
O grupo conseguiu lançar oito trabalhos antológicos para o ritmo musical MPB e o segundo disco, intitulado como Acabou Chorare, que mistura a guitarra elétrica, o baixo e a bateria com o cavaquinho, chocalho, pandeiro e agogô foi eleito como o melhor disco da história da música brasileira, pela Rolling Stone em 2007.
Saiba sobre os integrantes Novos Baianos e músicas Novos Baianos.
Quem foram os Novos Baianos?
A história do grupo musical começou em 1969, com a peça “O Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio Universal“, apresentada no Teatro Vila Velha, na capital da Bahia, Salvador. Essa foi a primeira apresentação da banda, mas nem todos os integrantes faziam parte da formação. Estavam presentes: Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor, Moraes Moreira, Baby do Brasil e Pepeu Gomes.
A origem do nome da banda surgiu por causa de uma apresentação realizada na Rede Record, pois, ainda sem nome definido para o grupo, o coordenador do festival, Marcos Antônio Riso gritou na hora “chama aí esses ‘novos baianos’!”. Com isso, a nomenclatura pegou. Ela tinha tudo a ver com os integrantes e mesmo tendo surgido de maneira inusitada, agradou.
Os Novos Baianos nunca se permitiram obedecer fielmente às gravadoras e empresários, tanto que, no momento em que foram para São Paulo passaram a se apresentar em vários programas de televisão, extrapolando o tempo previsto para a programação do programa.
O grupo baiano modificou o jeito de fazer a música popular brasileira, já que faziam referência a praticamente todos os ritmos existentes em sua época. Os Novos Baianos eram uma banda musical inovadora e diferente. As suas letras eram cheias de jogos linguísticos e de rimas muito difíceis. Eles também experimentaram vários ritmos que eram conhecidos por não se entrosarem muito bem, mas que nas canções deles soavam de forma única.
Logo no início, esse quinteto era acompanhado da banda intitulada como Leifs, mais tarde chamada de A Cor do Som. Diversos desses integrantes participaram do grupo musical e alguns deles se juntaram depois aos Novos Baianos, dentre eles: Dadi Carvalho no baixo; Jorginho Gomes e José Roberto Martins Macedo como percussionista e baixista; Baixinho na bateria e bumbo e Bolacha no bongô e na percussão.
Agora, após conhecer um pouco mais sobre a banda, é bom saber quais foram as principais músicas produzidas pelos Novos Baianos.
Principais músicas
- Preta Pretinha;
- De Vera;
- Ferro na Boneca;
- Baby Consuelo;
- Mistério do Planeta;
- Brasil Pandeiro;
- Besta é Tu;
- Só se não for brasileiro nessa hora;
- A menina dança.
O disco É Ferro na Boneca é uma produção de Rock bastante psicodélica, lisérgica e com algumas pitadas da jovem guarda. Luiz Galvão, quem fazia as letras, era bastante filosófico e levava isso para a composição, a qual eram sempre complexas e passaram despercebidas pela Ditadura Militar. Algumas das canções deste disco fazem parte da trilha sonora de filmes do diretor André Luiz Oliveira, como é o caso de Meteorango Kid de 1969 e Caveira My Friend lançada em 1970.
Os ritmos musicais: frevo, baião, choro, Bossa Nova, afoxé, a batucada e diversos outros começaram a fazer parte dos Novos Baianos. Eles colocaram em seus arranjos, assim como fizeram os tropicalistas, a mistura da guitarra elétrica com a música brasileira, intensificando isso cada vez mais. Dessa maneira, o grupo deu os primeiros passos para o que, futuramente, seria uma mistura entre o rock e o samba.
O álbum Acabou Chorare, lançado em 1972, foi o grande marco na carreira do grupo baiano. Este é um disco ímpar o qual defende o fim da tristeza dentro do MPB, especialmente, dentro das músicas de protesto contra a Ditadura Militar.
As mesmas inovações trazidas no disco anterior permaneceram com eles e houve ainda mais a exaltação ao Brasil em suas canções, principalmente em “Sorrir e Cantar Como Bahia“, bem como em: Só se Não For Brasileiro Nesta Hora, composta por Moraes Moreira e Luiz Galvão.
É com esse disco especificamente que os Novos Baianos conseguem chegar ao carnaval em Salvador e inauguram o rockarnaval. Esse ritmo carnavalesco tomou conta de suas músicas e isso trouxe ainda mais atenção nacional e internacional para o grupo.
Em 1974, o grupo gravou o disco “Novos Baianos“, conhecido como Alunte, no qual a guitarra chama bastante atenção. No mesmo ano eles lançaram “Vamos pro Mundo” com muito choro, baião e samba. Em meados de 1976, divulgaram também o Caia na Estrada e Perigas Ver que são uma mistura de rock, samba e música brasileira. Com isso, eles apresentaram uma releitura do brasileirinho de Waldir Azevedo.
A banda Novos Baianos ainda está em atuação nos dias de hoje, com a quantidade de integrantes reduzida.
Baby do Brasil e Pepeu Gomes no FNB22
Dois dos integrantes originais da banda, Baby do Brasil e Pepeu Gomes, são nomes confirmados no Festival Novabrasil 2022, que acontece nos dias 15 e 16 de outubro, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Quer saber mais sobre? Clique aqui: festivalnovabrasil.com.br