Casa Natura Musical comemora seis anos com a festa gratuita
Casa Natura Musical comemora seis anos com a festa gratuita
Uma noite inédita de comemoração com artistas que representam a diversidade de ritmos, estilos e gerações na música brasileira. A Casa Natura Musical celebra seus seis anos em partilha com o público, oferecendo gratuitamente a festa Furdunço Popular Brasileiro – Encantos e Encontros do Futuro Ancestral da Música no dia 6 de maio, sábado, às … Continued
Uma noite inédita de comemoração com artistas que representam a diversidade de ritmos, estilos e gerações na música brasileira. A Casa Natura Musical celebra seus seis anos em partilha com o público, oferecendo gratuitamente a festa Furdunço Popular Brasileiro – Encantos e Encontros do Futuro Ancestral da Música no dia 6 de maio, sábado, às 22h.
O show especialmente criado para a celebração tem direção artística de Felipe Cordeiro, que também estará no palco, e traz Aíla, DJ Carol Tucuju, Fafá de Belém, Kaê Guajajara e Manoel Cordeiro – artistas do Pará, Amapá e Maranhão – para uma festa que é a expressão dos encontros que só a música pode proporcionar.
A banda que se apresenta ao lado dos artistas é a mesma que acompanha Felipe Cordeiro na festa Baile Booom, composta por Franci Oliver (percussão e backing), Bruno Marques (bateria e beats), Matheus Padoca (baixo e beats) e Rafa Moraes (guitarra).
As entradas para os shows serão liberadas por meio de ingressos disponibilizados pela Sympla e também haverá cota de ingressos na porta, no dia do show. Para essa apresentação, a ideia da Casa é valorizar a multiplicidade da música brasileira, sua renovação e preservação da memória – pilar que move a programação do espaço o ano inteiro.
Furdunço Popular Brasileiro, da Casa Natura Musical
Furdunço representa a ideia de uma festa popular e também faz uso da expressão, que é recorrente tanto em São Paulo quanto na região amazônica (a palavra integra o Glossário de termos e expressões Paraenses e Marajoaras do Instituto Federal do Pará).
A ideia é ampliar os cantos e encantos de artistas que deslocam o imaginário coletivo através da arte, da estética e de tecnologias que movimentam a música brasileira.
O encontro desses artistas revelam que o futuro da música popular brasileira está no agora, as experimentações estéticas e as linguagens artísticas deste elenco nos provoca a descentralizar nossa escuta e repertório de narrativas.
Quem pré-estabeleceu o eixo e o território de maior importância da música brasileira? Como romper com a linguagem normativa e ampliar as expressões e experimentações musicais de todo o território brasileiro? Essas são algumas reflexões geradas pela programação.
As expressões artísticas e culturais da região amazônica são generosas e ricas em estética, musicalidade, cores e tons. Todos os dias os moradores dessas terras semeiam e geram artes que contam histórias sobre um presente ancestral e um futuro de muitas possibilidades.
Carimbó, lundu, tecnobrega, melody, eletromelody e tantos outros gêneros e ritmos que confluem nestas terras em que a luta e o encanto se encontram, são nesses espaços que nascem as maiores referências estéticas e propostas de um Brasil que é futurista no agora e que propõe o novo partir de um legado de conhecimentos e estratégias ancestrais.
Casa Natura Musical: programação de maio e junho
Maio
Além do evento, marcado para o dia 6 de maio, a Casa organizou para o mês de seu aniversário uma seleção de artistas que representam a diversidade, ancestralidade e potência da música brasileira.
- 4 de maio: haverá show de Bnegão & Seletores de Frequência comemorando aniversário do premiado álbum Sintoniza Lá;
- 5 de maio: Zé Ibarra apresenta sucessos da sua carreira.
- 10 de maio: o projeto Frequências, criado para levar à casa duas apresentações de artistas diferentes, mas com a mesma sintonia, leva ao palco Saskia e Brisa Flow.
- 11 de maio: Áurea Martins apresenta um show baseado no disco Senhora das Folhas.
- 12 de maio: Jup do Bairro e Irmãs de Pau fazem shows na Casa Natura Musical, numa mesma noite, dia 12 de maio, com entrada gratuita para pessoas trans e não-bináries.
- 13 de maio: Flora Matos apresenta hits da sua carreira no dia 13 de maio;
- 14 de maio: Lucas Mamede apresenta o show Já Ouviu Falar de Amor?
- 18 de maio: Ícones da música brasileira, João Donato e Jards Macalé apresentam-se na Casa com músicas do disco Síntese do Lance.
- 19 de maio: Tagua Tagua apresenta o show Tanto.
- 20 de maio: haverá show da dupla Prettos com gravação do audiovisual Prettos no Pagode em noite que terá as participações especiais de Maria Rita, Mocidade Alegre e Sombrinha.
- 25 e 26 de maio: o desfecho dos shows do mês fica por conta do show com repertório do álbum Alto da Maravilha, de Russo Passapusso e Antônio Carlos & Jocafi.
Junho
Já em junho, estão confirmados shows de:
- 2 de junho: Zé Manoel e Amaro Freitas;
- 3 de junho: Rita Benneditto;
- 4 de junho: Ana Gabriela
- 9 de junho: Jaloo, Arthur Kunz e Léo Chermont com o projeto Os Amantes;
- 17 de junho: Anelis Assumpção;
- 25 de junho: Clara Lima, Duquesa e MC Luanna;
- 29 de junho: Bixarte;
- 30 de junho: e projeto Frequências com Giovani Cidreira e Zudizilla.
Em 2023 o espaço recebe ainda shows de artistas como Tulipa Ruiz, Rael, Chico Chico, Liniker, Hermeto Pascoal, MV Bill e muito mais.
Casa Natura Musical apresenta Furdunço Popular Brasileiro – Encantos e Encontros do Futuro Ancestral da Música
Dia 6 de maio, sábado, 22h| Abertura da casa: 20h30
Ingressos disponíveis pelo site da Sympla
Grátis (haverá também ingressos disponibilizados na porta, no dia do show)
Classificação indicativa: 16 anos