Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Saiba quem é a artista Urias

F.Content
14:00 24.04.2022
Brasilidade

Saiba quem é a artista Urias

Um dos tópicos mais comentados nos dias de hoje é sobre a representatividade dentro do mundo da música e a necessidade, que cresce a cada dia, de mais artistas que representam todos os grupos sociais que estão presentes no Brasil. Um perfeito exemplo do poder da representatividade é a cantora Urias. Hoje, Urias é uma … Continued

F.Content - 24.04.2022 - 14:00
Saiba quem é a artista Urias
Saiba quem é a artista Urias

Um dos tópicos mais comentados nos dias de hoje é sobre a representatividade dentro do mundo da música e a necessidade, que cresce a cada dia, de mais artistas que representam todos os grupos sociais que estão presentes no Brasil. Um perfeito exemplo do poder da representatividade é a cantora Urias.

Hoje, Urias é uma das artistas MPB mais conhecidas, junto com sua amiga Pabllo Vittar. A representatividade que Urias traz, ajuda outros artistas trans na sua luta para conseguir um lugar dentro do mercado musical.

Quer saber mais sobre quem é a Urias, a carreira dela e algumas curiosidades? É só continuar lendo!

Quem é Urias?

Urias nasceu e cresceu na cidade universitária de Uberlândia, no estado de Minas Gerais. Segundo a cantora, recebeu muitos olhares enviesados durante sua infância e adolescência, na época em que estava na escola.

Com as constantes perseguições de “valentões” nos intervalos e saídas das aulas e a convivência com o estigma de ser “a criança diferentona”, Urias foi construindo uma postura de enfrentamento, que resultou mais tarde em reflexos em sua expressão artística, nas letras de suas músicas.

Urias é uma grande amiga da estrela Pabllo Vittar e se conheceram quando ela se mudou para Uberlândia, já que tinham muitos amigos em comum e poucos lugares para frequentar.

A artista também se dedicou muito aos estudos. Dentro de sua casa, era inadmissível tirar notas baixas e a cantora chegou a passar no vestibular de Design de Moda na primeira tentativa, mas não conseguiu cursar por não ter terminado o Ensino Médio ainda.

Conheça mais sobre a artista trans Urias! | Foto: Leo Faria/Instagram.

Conheça a carreira de Urias

A carreira de Urias resultou de várias coincidências que deram certo. De forma despretensiosa, a artista fez uma série de covers para a internet e o primeiro deles foi “Meu Mundo é o Barro”, do grupo O Rappa. O jeito único de cantar de Urias chamou a atenção dos produtores Rodrigo Gorky, Yan Hayashi e Leocádio Rezende, que não perderam tempo para começar a produzir e gerenciar sua carreira. 

Assim, a carreira de Urias apenas começou, ganhou forma e também virou profissional. Após isso, ela se juntou ao time de gerenciamento empresarial da Mataderos, que foi responsável pelo planejamento que rendeu mais de 13 milhões de visualizações no YouTube e outros milhões de streams no Spotify, com o hit “Diaba”, lançado em 2019. 

Já em maio de 2021, Urias realizou o lançamento da primeira parte de seu álbum de estreia, chamado “Fúria- Part I”, que revelou cinco novas músicas e trouxe consigo três videoclipes inéditos, das faixas “Racha”, “Foi Mal” e “Peligrosa”.

Fora o âmbito musical, a artista de Uberlândia possui grande experiência no mundo da moda, arte e também o backstage.

Quando mais nova, Urias chegou a arriscar a ser uma drag queen alienígena, tendo uma cabeça gigante graças a uma boa estrutura e uma peruca por cima, mas não durou muito tempo, já que não era o que ela queria exatamente e ainda pediu em uma entrevista para que não procurassem essa fase dela.

Urias deixa bem claro que largou a fase drag queen há um bom tempo e tenta sempre deixar essa mudança evidente ao optar por maquiagens mais neutras e naturais, que combinam melhor com o rosto angelical que a cantora tem.

No dia 13 de janeiro de 2022, Urias lançou a segunda parte de seu álbum “Fúria”, com as músicas “Intro”, “Foi Mal”, “Interlude”, “Tanto Faz”, “Pode Mandar”, “Classic”, “Aposta”, “Peligrosa” e “Cadela”.

A representação trans de Urias na música

Depois que Urias se afastou do meio drag queen, ela foi se descobrindo como mulher trans e disse que passou pelos mesmos problemas que outras pessoas da comunidade LGBTQ passam durante seu crescimento. Em uma entrevista, Urias disse que quando olha para trás, não vê que cresceu como uma gay afeminada, mas sim como uma mulher trans ainda em descobrimento.

Além disso, Urias ressaltou que é colocado como natural que pessoas LGBTQ sofram por isso, então tenta sempre se anestesiar dessas coisas ruins para não ficar triste, além disso sempre teve amigos que deram forças a ela.

Apesar do fato da representatividade ter sido fundamental dentro da trajetória da Urias, ela afirma que incluir uma pessoa trans em um elenco ou em um show não é o suficiente para chamar de representatividade, pois é necessário incluir pessoas trans em todos os tipos de espaços sociais, para conseguir promover as mudanças necessárias e esperadas da verdadeira representatividade.

Urias ainda ressalta que a representatividade dentro da mídia é extremamente importante, mas que ela não pode parar por aí. É necessário que ela vá para o mundo fora das câmeras, que as pessoas reflitam sobre quantas pessoas trans estão dentro do seu círculo de amizades ou ambiente de trabalho. 

A cantora sempre lembra que as pessoas trans precisam sempre estar em todos os lugares, já que é impossível que apenas poucas pessoas na mídia (como ela, a Pabllo Vittar e a Linn da Quebrada) representem toda uma comunidade. Existem muito mais pluralidades que podem ser representadas com mais pessoas da comunidade.

5 curiosidades sobre Urias

Confira, a seguir, algumas curiosidades sobre ela:

  • Urias reescreveu totalmente o seu álbum “Fúria” durante o começo do isolamento social, alegando que a primeira versão era “muito triste”;
  • Ela não se considera uma pessoa tímida em mandar mensagens na rede social Instagram e alega que já até chamou Lady Gaga e Childish Gambino para uma parceria por lá;
  • As parcerias dos sonhos da Urias são Childish Gambino, Gorillaz, Monna Brutal, Mano Brown e Ventura Profana;
  • O clipe de “Diaba” ganhou o prêmio de “Melhor Direção de Arte” no Berlin Music Video Awards (também chamado de BMVA). Desse modo, Urias conseguiu derrotar produções de grandes nomes internacionais como Dua Lipa e The Chemical Brothers;
  • A música favorita de Urias para cantar no karaokê é “Sufoco” de Alcione.

As principais músicas de Urias

Quer conhecer mais música da Urias? Veja, a seguir, alguns hits que você pode conferir!

  • Diaba;
  • Foi Mal;
  • Tanto Faz;
  • Abracadabra;
  • Racha.

Quer saber mais sobre artistas brasileiros além da Urias? Continue acompanhando a página da NovaBrasil FM. E se quiser saber mais sobre essa artista extraordinária, assista ao programa Faro com Urias e Marina Sena:

Tags relacionadas

artista trans Brasilidades cultura cultura brasileira cultura nacional MPB Notas musicais Urias
< Notícia Anterior

Conheça a história de Vanessa da Mata e seus 3 filhos adotivos

24.04.2022 12:00
Conheça a história de Vanessa da Mata e seus 3 filhos adotivos
Próxima Notícia >

De fã para amiga: amizade entre Isabella Taviani e Simone

24.04.2022 15:00
De fã para amiga: amizade entre Isabella Taviani e Simone
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business