Hoje, 13 de abril, a cidade de Fortaleza comemora 296 anos de história!

Capital do Estado do Ceará, localizada na região Nordeste do país, o município de Fortaleza desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú, e seu nome é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses entre os anos de 1649 e 1654, que deu origem à cidade.

O lema de Fortaleza, presente em seu brasão, é a palavra em latim Fortitudine, que, em português, significa “força, valor, coragem”.

É a quinta maior cidade do Brasil em termos de população e um importante centro industrial e comercial para o país, sendo também um dos destinos brasileiros mais procurados por turistas nacionais e estrangeiros, por conta da sua beleza territorial, em praias como Iracema e Praia do Futuro e de atrações como o Beach Park.

Na gastronomia, o caranguejo apreciado na Avenida Beira Mar é um dos mais famosos pratos de Fortaleza.

Na cultura, destacam-se – nascidos em Fortaleza – os escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, a primeira imortal da Academia Brasileira de Letras e primeira vencedora do Prêmio Camões. Também os cineastas Zelito Viana (que dirigiu Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão e Morte e Vida Severina) e Karim Aïnouz (direção de Madame Satã e roteiro de Cidade Baixa e Abril Despedaçado).

No humor, três grandes representantes: Tom Cavalcante, Chico Anysio (nascido em Maranguape, na Grande Fortaleza) e Renato Aragão (nascido em Sobral, mas que começou sua carreira em Fortaleza).

Na música, o forró é o gênero musical mais popular, mas também destacam-se outros ritmos. Foi em Fortaleza que surgiu o movimento do Pessoal do Ceará, uma turma de jovens artistas e intelectuais cearenses que – influenciados pelo filósofo Augusto Pontes – despontaram no cenário cultural brasileiro no início dos anos 70, dando origem a um dos mais importantes movimentos da música contemporânea do país.

Entre esses artistas, grandes nomes como Belchior (nascido em Sobral), Fagner (nascido em Orós), Fausto Nilo (nascido em Quixeramobim), Ednardo e Amelinha (nascidos em Fortaleza).

Feliz Aniversário, Fortaleza!