Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

Viva Didi Mocó!

Novabrasil
12:00 13.01.2023
Brasilidade

Viva Didi Mocó!

Dia 13 de janeiro é dia de celebrar um dos maiores humoristas da história da TV brasileira: Renato Aragão, o eterno Didi, completa 88 anos. O humorista encantou gerações e ficou conhecido como um dos grandes palhaços da televisão. No Retratos Brasileiros de hoje, confira 9 fotos históricas de Didi em sua trajetória na comédia. … Continued

Novabrasil - 13.01.2023 - 12:00
Viva Didi Mocó!
Renato Aragão é um dos maiores comediantes da televisão brasileira, eternizando seu personagem Didi Mocó | Foto: Reprodução.

Dia 13 de janeiro é dia de celebrar um dos maiores humoristas da história da TV brasileira: Renato Aragão, o eterno Didi, completa 88 anos. O humorista encantou gerações e ficou conhecido como um dos grandes palhaços da televisão. No Retratos Brasileiros de hoje, confira 9 fotos históricas de Didi em sua trajetória na comédia.

Renato Aragão é um dos maiores comediantes da televisão brasileira, eternizando seu personagem Didi Mocó | Foto: Reprodução.

Sobre Renato Aragão, o Didi

A princípio, Renato Aragão não queria ser artista

Antônio Renato Aragão, o Didi, é natural de Sobral, no Ceará. Nascido em 1935, formou-se em Direito pela Universidade  Federal do Ceará

E, quando jovem, chegou a trabalhar em um banco. Para ele, naquele momento, era a realização de sua vida. Porém, um dia durante a adolescência, teve contato com os filmes do Oscarito. A partir dali, seu futuro mudou para sempre.

Oscarito foi um grande comediante espanhol, naturalizado brasileiro – considerado um dos mais populares cômicos do Brasil e famoso pela dupla com Grande Otelo. Os filmes do comediante que encantaram a Renato Aragão foi Aviso aos Navegantes e Carnaval no Fogo, os quais assistiu 15 vezes o primeiro e 16 ao segundo de tão apaixonado que ficou com o trabalho de Oscarito.

Ainda na faculdade de Direito, Renato Aragão começou a dar seus primeiros passos na vida artística

Em 1960, aos 25 anos, começou a ir atrás do que era seu novo sonho de vida. Ainda na faculdade de Direito, fez um curso de realizador – que, na época, incluia as funções de produtor, diretor e redator – para trabalhar na então recém-inaugurada TV Ceará, em Fortaleza.

“Eu queria ser comediante, mas não tinha como. Então, guardei isso dentro de mim, fui para a faculdade de direito e, quando estava já no último ano, a TV Ceará inaugurou, em Fortaleza. Pensei: ‘É a minha chance. Mas como eu vou começar meu sonho de vida?’ Eu não sabia fazer nada, então decidi me apresentar como comediante. Ao mesmo tempo, estava no quinto ano de direito, os colegas poderiam me hostilizar, dizendo: ‘É um palhaço!’ Então, fiz escondido”, conta.

Na TV Ceará, começou a produziu e atuar no programa Vídeo Alegre. Foi ali que criou o eterno personagem Didi, o qual marcou para sempre sua história. Inclusive, o nome artístico não foi pensado, nem pesquisado, e sim, “recebido” – o nome veio na cabeça de Renato instantaneamente.

O início de Os Trapalhões

Na TV Ceará, participou de outros programas humorísticos até 1964, quando foi contratado pela TV Tupi, no Rio de Janeiro. Foi lá que conheceu um de seus maiores parceiros, Dedé Santana, quando fizeram parte do programa A, E, I, O… Urca, no quadro Os Legionários.

Logo após, participou de outros programas humorísticos em outras emissoras, como TV Record e na TV Excelsior. Mas, foi em 1966, que criou o programa Adoráveis Trapalhões, na Excelsior – o que originaria mais para frente um de seus maiores sucessos na carreira. O elenco era formado por Dedé Santana, Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino e Renato Aragão.

Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgina Mufumbo

Na época de seus anos iniciais no Rio de Janeiro, surgiu o sobrenome memorável de seu personagem – eternizado ao longo de sua carreira.

“Quando cheguei ao Rio, fiz um esquete ao vivo, num programa de auditório, em que eu era entrevistado para conseguir um emprego. O cara me perguntava como era o meu nome, e eu dizia que era Didi. Ele, então, continuou: ‘De quê?’ E me deixou naquela situação. Então me veio tudo que era nome, essas coisas do Nordeste, e eu falei: ‘Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgina Mufumbo!’ Foi uma gargalhada geral. Aquilo me veio na cabeça, eu joguei, depois joguei no outro quadro, o pessoal começou a rir. E eu agreguei esse nome”.

Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, Os Trapalhões

Anos após os Adoráveis Trapalhões, em 1971, já na TV Record, Renato fez o programa humorístico Os Insociáveis, o qual o fez conhecer seus outros eternos parceiros e formar o elenco clássico de Os Trapalhões: Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.

Em 1974, os quatro integrantes foram para a TV Tupi para estrelar oficialmente Os Trapalhões, um programa com três horas de duração.

Eterno Didi Mocó

A partir daí, a carreira de Renato Aragão foi acumulando trabalhos inesquecíveis na memória da população brasileira. Ao todo, foram mais de 40 filmes – com a presença de outros ícones da cultura brasileira, como Xuxa e o Rei Pelé – e cerca de 40 programas humorísticos que participou, marcando gerações de crianças e adultos, como a Turma do Didi (1998–2010).

Viva, Renato Aragão! Viva Didi! Um aniversário tão divertido e cheio de risadas quanto as que você já nos proporcionou!

9 fotos históricas de Didi em sua trajetória na comédia

1- Renato Aragão e Américo Picanço em esquete do programa Vídeo Alegre, na TV Ceará

Renato Aragão e Américo Picanço, o primeiro companheiro de trabalho na TV, em esquete do programa Vídeo Alegre, na TV Ceará | Foto: Acervo Pessoal / Renato Aragão / Gauchazh

2- Os Adoráveis Trapalhões, na TV Excelsior, em 1966

Os Adoráveis Trapalhões: Wanderley Cardoso, Ted Boy Marino, Ivon Cury e Renato Aragão, na TV Excelsior, em 1966 | 
Foto: Acervo Pessoal / Renato Aragão / Gauchazh

3- Os Trapalhões, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias

Mussum, Dedé Santana, Mauro Gonçalves e Renato Aragão em Os Trapalhões | Foto: Acervo/Globo

4- Renato Aragão e Pelé contracenaram no filme ‘Os Trapalhões e o Rei do Futebol’ (1986)

Pelé e Renato Aragão em ‘Os Trapalhões e o Rei do Futebol’ , em 1986 | Foto: Reprodução/Arquivo JC.

5- Didi, Dedé, Mussum e Zacarias no filme ‘Os Saltimbancos Trapalhões’ (1981)

O filme Os Saltimbancos Trapalhões foi eleito um dos 100 melhores filmes do cinema nacional, em enquete da Abraccine | Foto: Acervo Pessoal / Renato Aragão / Gauchazh

6- O especial ’20 anos Trapalhões – Criança Esperança’ foi o início da campanha social da TV Globo (1986)

Os Trapalhões e o pugilista brasileiro Maguila no especial ’20 anos Trapalhões – Criança Esperança’ (1986) | Foto: Acervo/Globo

7- Renato Aragão e Xuxa contracenam em ‘A Princesa Xuxa e os Trapalhões’ (1989)

Xuxa e Renato Aragão em A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989) | Foto: Divulgação.

8- Em 1988, os Trapalhões foram homenageados pela escola de samba Unidos do Cabuçu

Os Trapalhões no carnaval de 1988, desfilando para Unidos do Cabuçu | Foto: O Dia

9- Renato Aragão e elenco do filme ‘Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood’ (2017)

Renato Aragão e o elenco do filme ‘Os Saltimbancos Trapalhões Rumo a Hollywood’, filme mais recente em que participou, em 2017 | Foto: Divulgação.

Tags relacionadas

Brasilidades cultura cultura brasileira cultura nacional didi Notas musicais os trapalhões renato aragão renato aragão hoje renato aragão idade retratos brasileiros turma do didi
< Notícia Anterior

A história das músicas Manhã de Carnaval e Correnteza, de Luiz Bonfá

13.01.2023 09:30
A história das músicas Manhã de Carnaval e Correnteza, de Luiz Bonfá
Próxima Notícia >

Luiza Possi responde: Quais as vantagens de amadurecer na música?

13.01.2023 14:00
Luiza Possi responde: Quais as vantagens de amadurecer na música?
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business