Ouça ao vivo
No ar agora

Brasil-sil-sil! Conheça a história do famoso bordão

F.Content
12:00 23.10.2022
Jornalismo

Brasil-sil-sil! Conheça a história do famoso bordão

Não é novidade para nenhum amante de esporte que existem diversos marcos na história que acabam sendo eternizados, ou realmente destacados por algo que foi além do acontecimento em si, seja uma música, bordão, ou até mesmo ações e discursos marcantes. Na história gloriosa do esporte brasileiro, principalmente o futebol, esses momentos são muitos e … Continued

F.Content - 23.10.2022 - 12:00
Brasil-sil-sil! Conheça a história do famoso bordão
O jogador Ronaldo ergue a taça da Copa de 2002, o pentacampeonato brasileiro - uma conquista em congo contra a seleção da Alemanha. | Foto: Folhapress.

Não é novidade para nenhum amante de esporte que existem diversos marcos na história que acabam sendo eternizados, ou realmente destacados por algo que foi além do acontecimento em si, seja uma música, bordão, ou até mesmo ações e discursos marcantes. Na história gloriosa do esporte brasileiro, principalmente o futebol, esses momentos são muitos e acabam sendo ótimas recordações para as próximas gerações. Desse modo, conheça um pouco mais sobre o “Brasil-sil-sil“, um dos bordões mais famosos da torcida brasileira. 

Diversos momentos da história do esporte brasileiro foram eternizados por narrações épicas e locuções marcantes, afinal até mesmo alguém que não acompanha futebol é capaz de identificar o momento quando a plenos pulmões Galvão Bueno grita “ACABOUUUU!!!! É TETRA, É TETRA” ou até mesmo o famoso grito “TAFFARELLL!!! SAI, SAI, SAI QUE É SUA TAFFAREL”. Amante de esporte ou não, é inegável a narração e a locução esportiva fazem parte do esporte brasileiro e da história do nosso país.

“Brasil-sil-sil” foi mais um dos bordões que ficaram marcados na história, mas não se prendeu a um momento específico no tempo, e desde a sua origem é utilizado pela torcida brasileira, nas locuções esportivas e desperta um sentimento único de vitória. Por isso, confira um pouco mais sobre como surgiu esse bordão tão marcante.

O jogador Ronaldo ergue a taça da Copa de 2002, o pentacampeonato brasileiro - uma conquista em congo contra a seleção da Alemanha
O jogador Ronaldo ergue a taça da Copa de 2002, o pentacampeonato brasileiro – uma conquista em congo contra a seleção da Alemanha. | Foto: Folhapress.

Como surgiu?

Em 1970, na primeira Copa do Mundo televisionada a cores, um locutor foi quem chamou a atenção. Buscavam nessa época por algo que fosse original e pudesse servir como uma vinheta sonora em momentos marcantes de uma partida da seleção brasileira. Fato é que hoje em dia, esse mesmo som é disparado cerca de 15 vezes em uma transmissão de um jogo de futebol da seleção brasileira. 

Apesar disso, o seu uso não se restringe a apenas o futebol, os gritos de “Brasil-sil-sil” ecoaram nas Olimpíadas de Tokyo, quando Rayssa Leal conquistou medalha de prata no Skate, mas também a cada partida de vôlei que a seleção canarinho ganhava. O objetivo era levar mais entretenimento ao futebol e acabaram criando uma marca registrada das transmissões da Rede Globo. Seja acompanhado de música, ou solo, o bordão é marcante e não há brasileiro que não o reconheça.

Voz por trás

A voz por trás do famoso bordão é de Edmo Zarife, a ideia original era a utilização desse bordão nas transmissões do rádio, e o próprio locutor contou que muitos levaram um susto quando ouviram pela primeira vez em transmissão, mas logo de cara já afirmaram “Vai ficar para a história”. 

O locutor contou em entrevista que a gravação desse bordão foi mais complexa e trabalhosa que a locução de 90 minutos de um jogo de futebol. Foram cerca de 2 horas dentro do estádio gravando e regravando o bordão até que saísse perfeitamente. 

Uma das grandes curiosidades a respeito do locutor é em relação a sua voz, ele afirmou que seus pais não tinham vozes vibrantes e marcantes e que ele também nunca havia realizado nenhum treinamento específico para melhorar a voz. Era simplesmente um talento natural, e vamos combinar, que talento.

Como o bordão vai ao ar?

Atualmente, como o bordão é utilizado em quase todas as transmissões esportivas que envolvem seleções ou atletas que disputam e defendem a bandeira do Brasil, existe todo um esquema previsto para utilização desse bordão antes, durante e após o jogo. Confira abaixo: 

Durante a Copa da Rússia, em 2018, a vinheta era inserida na transmissão de uma pequena sala da TV Globo no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Próxima do controle, ficava a mesa de sonoplastia pronta para ser utilizada pelo profissional da área nos momentos certos da transmissão. Uma curiosidade é que existem dois áudios prontos com esse bordão, o primeiro é o tradicional de 6 segundos tocado ao final do Hino Nacional e em algumas vezes no pré e pós-jogo. O segundo é o bordão acompanhado de uma música que costuma ser reproduzida em gols ou em momentos marcantes de uma partida.  

Um dos sonoplastas responsáveis pela introdução do áudio nas transmissões afirmou que não existe uma regra, vai mais do feeling, e tem que tomar cuidado para que não acabe poluindo a transmissão sonoramente. Normalmente, é disparado 15 vezes o bordão durante a transmissão, e costumam ser acompanhados de momentos marcantes.

Marca na torcida brasileira

Sendo uma marca criada pela TV Globo, a história dessa emissora se mistura muito com a história do esporte brasileiro, afinal grande parte dos momentos mais épicos do esporte nacional são marcados por nomes consagrados da própria emissora, seja pelo rádio ou pela televisão. Galvão Bueno, Luciano do Valle, Osmar Santos e diversos outros locutores marcaram a história do esporte brasileiro e tiveram passagem pela principal emissora do país. 

Além disso, por ser a detentora dos direitos da Copa do Mundo e de diversas outras competições, a emissora é conhecida pelo público pelo seu jeito “único” de fazer esporte, é possível identificar as transmissões de tal, pelo áudio, pelo visual, e pelo formato de modo geral.

A marca do bordão “Brasil-sil-sil” só reforça ainda mais essa ideia que mesmo passando mais de 50 anos o bordão é conhecido, reproduzido, muito marcante e que ficará por muitas gerações. É parte essencial da construção de narrativas do nosso principal esporte, que é o futebol. A vinheta juntamente com o bordão acompanhou o Tricampeonato mundial do Brasil, o Tetracampeonato, o Pentacampeonato, e tudo indica que logo, será com o hexacampeonato mundial de futebol.

Siga a Nova Brasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Brasil-sil-sil brasilidade Brasilidades Curiosidades Notas musicais seleção brasileira
< Notícia Anterior

Músicas da MPB que retratam a realidade brasileira

23.10.2022 09:30
Músicas da MPB que retratam a realidade brasileira
Próxima Notícia >

Os instrumentos mais utilizados na MPB

23.10.2022 15:00
Os instrumentos mais utilizados na MPB
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business