BRASIL COM S – Oxente
BRASIL COM S – Oxente
Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre o Oxente! Expressão muito comum no nordeste brasileiro, é uma intervenção que pode ter significados diversos, dependendo da ocasião e da entonação de quem diz! E como estamos no Dia Nacional do Forró, nada melhor do que falar mais a respeito dessa expressão tão conhecida … Continued
Hoje, aqui no Brasil com S, a gente fala sobre o Oxente! Expressão muito comum no nordeste brasileiro, é uma intervenção que pode ter significados diversos, dependendo da ocasião e da entonação de quem diz!
E como estamos no Dia Nacional do Forró, nada melhor do que falar mais a respeito dessa expressão tão conhecida no Nodeste brasileiro, além de trazer também mais sobre a famosa “ó pai ó”.
“Oxente” de admiração, surpresa, de espanto
Pode ser de admiração (“Oxente, que casa bonita!”), de surpresa (“Oxente, pensei que você nem vinha hoje.”), de estranheza (“Oxente, que coisa esquisita é essa na sua mão?), de espanto (Oxente, que susto que você me deu!”), de reclamação…
Oxente = “ó, gente!”
O termo é formado por meio da aglutinação da expressão “ó, gente!”.É comum também usar-se a interjeição “oxe”, que é uma forma ainda mais abreviada da expressão.
Ó Paí Ó = “Olha pra isso, olha!”
“Ó Paí Ó!” é uma aglutinação fonológica muito utilizada na Bahia, principalmente em bairros de Salvador, com o intuito de abreviar uma expressão próxima ou similar a “Olha pra isso, olha!”.
Essa expressão é tão comum entre os soteropolitanos, que a cineasta Monique Gardenberg – nascida e criada em Salvador – resolveu fazer um filme com o título Ó Paí,Ó, em 2007, um dos maiores sucessos do cinema nacional.
Interjeições brasileiras
Em outras regiões do Brasil existem interjeições com significado similar, por exemplo, “uai” em Minas Gerais, “tchê” no Rio Grande do Sul e “vixe” ou “eita”, em outras regiões variadas.
Em breve, aqui no Brasil com S, você conhecerá as origens e significados de outras expressões tipicamente brasileiras.