Novabrasil
Axé: a vinheta de final de ano que uniu grandes artistas pretos brasileiros
Axé: a vinheta de final de ano que uniu grandes artistas pretos brasileiros
O ano de 1988 foi recebido diferente na emissora plim plim. Em 1987, a vinheta de final de ano da Globo foi ainda mais especial, pois aconteceu em comemoração ao centenário da Lei Áurea, que é conhecida como a lei que aboliu a escravidão no Brasil. A vinheta especial contou apenas com artistas negros, entre … Continued
O ano de 1988 foi recebido diferente na emissora plim plim. Em 1987, a vinheta de final de ano da Globo foi ainda mais especial, pois aconteceu em comemoração ao centenário da Lei Áurea, que é conhecida como a lei que aboliu a escravidão no Brasil.
A vinheta especial contou apenas com artistas negros, entre eles grandes nomes como Gilberto Gil, Leci Brandão, Grande Otelo, Tim Maia, Elza Soares, Milton Nascimento, João Nogueira, Jair Rodrigues, Jorge Ben Jor, Antônio Pitanga e Glória Maria.

A grande vinheta de final de ano da Globo de 1987
Martinho da Vila foi quem compôs a música Axé, cantada durante a vinheta. Martinho participou da organização do especial, ao lado de Milton Gonçalves e Paulo Gil Soares.
Além disso, toda a renda da Globo com a transmissão da mensagem foi revertida para o projeto cultural Kizomba, que trabalha no reforço à auto-estima e senso de identidade de crianças, adolescentes e idosos negros, ensinando sobre a história e a cultura afro-brasileira, por meio de oficinas de dança afro, capoeira, canto, samba de roda, maculelê e percução.
Na vinheta, os artistas desejam axé para todo mundo. Axé para um país melhor, axé para a abolição de todos os preconceitos e axé para todo o Brasil foram alguns dos desejos do elenco.
Veja:
Veja também:
O que significa Axé?
Axé, na língua iorubá, significa força de poder ou realização. Nas religiões de matrizes africanas, a palavra representa a energia sagrada dos orixás.
Nesse sentido, a expressão pode equivaler à palavra “amém” no catolicismo, ou seja, “que assim seja” ou “que Deus permita”.
Além disso, a palavra também é dita, dentro e fora do contexto religioso, como uma saudação positiva e otimista, para desejar boas energias e felicidade. É isso que a vinheta de fim de ano da Globo de 1987 desejava para o telespectador: “Axé pra toda arte. Muito axé pra todo mundo Axé”.


