Adriana Calcanhotto fala sobre show em homenagem a Gal Costa, no Vozes da Vez
Adriana Calcanhotto fala sobre show em homenagem a Gal Costa, no Vozes da Vez
Prestes a iniciar a turnê do 13° álbum de sua carreira, lançado em 2023, Adriana Calcanhotto é a convidada da semana, no Vozes da Vez. A artista gaúcha comenta sobre o recente trabalho, além do tributo que idealizou com Marcus Preto, produtor e diretor artístico, em homenagem a eterna Gal Costa. Com mais de 30 … Continued
Prestes a iniciar a turnê do 13° álbum de sua carreira, lançado em 2023, Adriana Calcanhotto é a convidada da semana, no Vozes da Vez. A artista gaúcha comenta sobre o recente trabalho, além do tributo que idealizou com Marcus Preto, produtor e diretor artístico, em homenagem a eterna Gal Costa.
Com mais de 30 anos de carreira, Adriana têm uma contribuição imensa para a música popular brasileira. Nascida em Porto Alegre, começou sua carreira em meados dos anos 80 e lançou o seu primeiro disco, Enguiço, em 1990.
Desde então, não saiu mais das paradas de sucesso: lançou um disco atrás do outro e emplacou diversas canções em trilhas sonoras, com seu repertório cheio de poesia e sua inconfundível e deliciosa voz.
Em 2023, Adriana Calcanhotto vive dois lançamentos importantes da carreira. Após o álbum Só, de 2020, feito durante a pandemia de forma remota, Adriana volta aos estúdios com Errante, lançado em março de 2023, com uma série de canções inéditas, compostas nos últimos dois anos.
Com canções de amor, de fim, de paquera, luto e autoconhecimento, todas entornam a ideia principal do “erro”. Mas engana-se quem pensa que o título do álbum é apenas o “errar”. O verbo também carrega o significado de “andar sem destino”. Em conversa com Fabiane Pereira, a artista reflete sobre essa linha de pensamento do disco
Paralelamente ao lançamento do novo trabalho, de tem turnê marcada para estrear ao final de maio, Adriana está na estrada com a série de shows Gal: Coisas Sagradas Permanecem, uma homenagem a obra e ao legado de uma das maiores artistas da música brasileira.
Interpretando canções de diversas fases do repertório de Gal, a artista gaúcha também celebra composições do repertório das duas, como é o caso de Esquadros, um dos principais sucessos de Adriana que entrou, anos depois, no disco Aquele frevo axé, de Gal, em 1998.
“Entendo que a evolução vem do erro. Não acho que o erro é uma coisa ruim, depende do ponto de vista.” diz Adriana Calcanhotto
Gravado em um estúdio no meio da floresta, com arranjos que surgiram de jam sessions entre os músicos, o álbum Errante manifesta uma liberdade musical, que passa da bossa nova ao funk carioca.
Adriana assina a voz e guitarra. Junto a artista, o álbum traz músicos conhecidos por combinar experiência, virtuosismo e inventividade, como Alberto Continentino, Davi Moraes, Domenico Lancellotti, com reforços de Diogo Gomes, Jorge Continentino e Marlon Sette.
Com Fabiane Pereira, Adriana reflete sobre o processo de composição do disco e como lida com os “erros”. Além disso, fala sobre sua relação com Gal Costa, que a inspirou a aceitar o convite de Marcus Preto (produtor e diretor artístico de álbuns e shows de Gal Costa nos últimos 9 anos) para idealizarem em conjunto o show em homenagem a artista baiana.
Ouça o episódio na íntegra:
Sobre o ‘Vozes da Vez’
Apresentado pela jornalista, radialista e curadora Fabiane Pereira, o Vozes da Vez é o programa que celebra as novidades da cultura brasileira no dial, uma espécie de rádio-talk-show.
Por meio de entrevistas intimistas e divertidas, a apresentadora – que já é conhecida do público por equilibrar perspicácia e descontração – vai conduzir o ouvinte a uma experiência sonora repleta de boas histórias com personalidades da música, do cinema, do esporte, da literatura, da política, da ciência e das artes em geral.
Confira a playlist oficial do programa: