Ouça ao vivo
Ouça ao vivo
No ar agora

A voz, interpretação e arte de Assucena, no Vitrine

Novabrasil
14:00 31.03.2023
Música

A voz, interpretação e arte de Assucena, no Vitrine

Quer conhecer os artistas da nova cena da MPB? O Vitrine é perfeito para você! Toda quinta-feira, Lívia Nolla, apresentadora, pesquisadora e garimpeira de carteirinha, conversa com nomes que valem a sua audição atenta. Considerada pela própria Lívia como uma das maiores vozes da MPB atual, Assucena é a convidada da semana. A cantora, compositora, … Continued

Novabrasil - 31.03.2023 - 14:00
A voz, interpretação e arte de Assucena, no Vitrine
Assucena | Foto: Divulgação

Quer conhecer os artistas da nova cena da MPB? O Vitrine é perfeito para você! Toda quinta-feira, Lívia Nolla, apresentadora, pesquisadora e garimpeira de carteirinha, conversa com nomes que valem a sua audição atenta. Considerada pela própria Lívia como uma das maiores vozes da MPB atual, Assucena é a convidada da semana.

A cantora, compositora, intérprete e atriz ficou conhecida pelo trabalho desenvolvido durante 6 anos com a banda As Baías, com a qual foi indicada duas vezes ao Grammy Latino (2019 e 2020) e conquistou duas categorias no 29º Prêmio da Música Brasileira.

Em 2022, Assucena lançou os primeiros singles da carreira solo: a canção autoral inédita Parti do Alto e uma releitura-homenagem de Ela, gravada por Elis Regina há 50 anos. Lançou, ainda, Menino Pele Cor de Jambo, primeiro single do álbum a ser lançado em 2023.

Assucena se prepara para lançamento de seu primeiro disco solo em 2023 | Foto: novabrasil

Assucena voltou aos palcos no contexto de abertura pós-pandemia com a estreia, em dezembro de 2021, de Rio e também posso chorar. O show, que nasceu como uma homenagem para marcar os 50 anos de lançamento do álbum Fatal – Gal a todo vapor, de Gal Costa, transformou-se em um tributo à artista que mais influenciou sua formação.

A artista tem em sua bagagem projetos ao lado de importantes referências da música brasileira como Elza Soares, Alcione, Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Ney Matogrosso.

Estudiosa da obra musical brasileira, Assucena se considera uma “operária da música”

Crescida no sertão da Bahia, em Vitória da Conquista, a artista traz influências diversas em sua música, como o baião, blues, rock, samba, forró e, principalmente da Tropicália.

Como mencionado acima, Gal Costa é uma das maiores influências de Assucena, principalmente na maneira transgressora, vanguardista e pioneira. Em conversa com Lívia Nolla, a artista fala mais sobre o projeto que celebra 50 anos do antológico disco Fatal-Gal a Todo Vapor.

Assucena | Foto: Divulgação

Assucena revelou que estuda música todos os dias e contextualiza também o porquê se considera uma “operária da música”. Outro assunto abordado foi o lançamento do seu primeiro álbum solo, em maio de 2023, depois de passar mais de seis anos como uma das integrantes do grupo As Baías, e contou um pouco sobre esse processo.

Paralelamente, a artista estreou no teatro em 2022 com a peça Mata teu pai, Ópera-balada, com texto de Grace Passô e direção de Inez Viana, e com a qual foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro 2023 como melhor atriz.

Ouça o episódio na íntegra:

Sobre o ‘Vitrine’

Vitrine chega na grade da novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio.

Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.

Confira a playlist oficial do programa:


Tags relacionadas

#novabrasil 2023 amerídia Assucena assucena as baias assucena cantora assucena menino pele cor de jambo brasilidade Diversidade faixa das dez Livia Nolla MPB nova cena da música brasileira nova cena mpb nova MPB novabrasil programas vitrine lívia nolla vitrine novabrasil
< Notícia Anterior

Abril 2023: datas comemorativas de abril

31.03.2023 12:00
Abril 2023: datas comemorativas de abril
Próxima Notícia >

1º de abril: veja nossa playlist especial para o Dia da Mentira

01.04.2023 09:30
1º de abril: veja nossa playlist especial para o Dia da Mentira
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business