Ouça ao vivo
No ar agora

A história de Ave Maria no Morro e Atiraste Uma Pedra, de Herivelto Martins

Novabrasil
14:00 30.01.2023
Jornalismo

A história de Ave Maria no Morro e Atiraste Uma Pedra, de Herivelto Martins

Hoje é aniversário de um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, e também cantor, músico e instrumentista Herivelto Martins, que nos deixou em 1992, aos 80 anos. Em sua homenagem, aqui no Saudando Grandes Compositores da MPB, você confere as histórias das músicas Ave Maria no Morro e Atiraste Uma Pedra, de sua autoria. … Continued

Novabrasil - 30.01.2023 - 14:00
A história de Ave Maria no Morro e Atiraste Uma Pedra, de Herivelto Martins
Herivelto Martins foi o criador do Trio de Ouro | Foto: Divulgação.

Hoje é aniversário de um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, e também cantor, músico e instrumentista Herivelto Martins, que nos deixou em 1992, aos 80 anos. Em sua homenagem, aqui no Saudando Grandes Compositores da MPB, você confere as histórias das músicas Ave Maria no Morro e Atiraste Uma Pedra, de sua autoria.

Herivelto Martins foi o criador do Trio de Ouro | Foto: Divulgação.

Herivelto Martins é criador do Trio de Ouro

Criador do célebre conjunto vocal Trio de Ouro – formado por ele, Dalva de Oliveira, uma das maiores cantoras da nossa história, e Nilo Chagas, em 1937 – Herivelto é um dos mais importantes grupos brasileiros das primeiras décadas do século passado.

Sua obra é considerada uma das mais importantes da época de ouro da música popular brasileira e as canções de Herivelto Martins –  que foi casado com Dalva de Oliveira e teve com ela um filho: o também consagrado cantor e compositor Pery Ribeiro – já foram regravadas por diversos grandes artistas da MPB.

Dalva de Oliveira e Herivelto Martins | Foto: Reprodução

Herivelto criou o Dia do Compositor Brasileiro

Herivelto Martins também tem um papel muito importante na trajetória de todos os compositores brasileiros que surgiram depois dele: o artista criou, em 1948, o Dia do Compositor Brasileiro.

Ele foi um dos fundadores e fez parte da diretoria da União Brasileira dos Compositores, em 1942, lutando pelos direitos da classe dos compositores, ajudando a regulamentar a profissão.

Em 1983, o deputado Cunha Bueno apresentou o projeto de Lei 581/83, com o objetivo de oficializar o 7 de outubro de Herivelto como o Dia do Compositor, a ser celebrado em todo o território nacional.

De acordo com o documento, o dia foi festejado até 1980 apenas no Rio de Janeiro e, no ano seguinte, passou a ser celebrado também em São Paulo. A proposta do projeto era a de elevar essa comemoração a todo o país.

O projeto foi arquivado pela Câmara dos Deputados em 1989, mas a celebração informal se manteve. O Rio de Janeiro continuou celebrando a data e, em 1981, São Paulo também adotou a homenagem. Hoje, a celebração informal acontece em várias localidades do país.

Saudando Grandes Compositores da MPB

Para homenagear o aniversariante do dia e seguir homenageando grandes compositores da nossa música popular brasileira – que são tão importantes e tem uma contribuição tão significativa quando cantores, intérpretes e músicos – nós damos continuidade à série Saudando Grandes Compositores da MPB, em que contamos a história de grandes clássicos das carreiras desses artistas.

Entre os inúmeros grandes sucessos de Herivelto Martins, falaremos hoje sobre os clássicos  Ave Maria no Morro e Atiraste Uma Pedra.

O Trio de Ouro era formado por Nilo Chagas, Dalva de Oliveira e Herivelto Martins (1939) | Foto: O Malho/memoria.bn.br

A história da música ‘Ave Maria no Morro’, de Herivelto Martins

Ave Maria no Morro é uma composição solo de Herivelto Martins que teve sua primeira gravação no ano de 1942, realizada pelo  Trio de Ouro. 

Recém-chegado à capital do Rio de Janeiro, por volta de 1930, Herivelto – nascido na Vila de Rodeio, hoje município de Engenheiro Paulo de Frontin – costumava frequentar o Morro da Favela, onde havia uma singela capelinha. Por muito tempo ele guardou a imagem dessa capela, com a intenção de usá-la em uma canção que descrevesse de forma mística o anoitecer no morro.

No Morro da Favela, havia uma capelinha

Certa vez, o artista estava em um bilhar na Praça Tiradentes, quando observou o barulho dos pardais se recolhendo nas árvores para dormir: sentiu que isso daria samba e compôs os primeiros versos de Ave Maria no Morro:

“Tem alvorada/ tem passarada/ alvorecer/ sinfonia de pardais/ anunciando o anoitecer”.

Entusiasmado com o esboço de samba que acabara de compor, resolveu mostrá-lo ao seu vizinho Benedito Lacerda.

A canção narra que os moradores de uma favela carioca rezam uma Ave-Maria coletiva pedindo uma vida melhor

O próprio Herivelto relatou em depoimento para o Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, em 1983:

“Eu me preparei para mostrar ao Benedito essa segunda parte. Ensaiei com a Dalva, bem ensaiadinho, e todo animado fui procurá-lo. ‘Ouve aqui, Benedito, este negócio que eu fiz.’ E então cantamos, cantamos, a Dalva com aquela voz bonita e eu, no violão, crente que estávamos agradando, pois estava mesmo uma beleza. Terminada a cantoria, uma decepção. O Benedito tirou os óculos, esfregou os olhos e disse com a maior frieza: ‘Meu compadre, isso é música de igreja. Vamos fazer música pra ganhar dinheiro, meu compadre’. E, para amenizar o meu desapontamento, acrescentou: ‘Tá bem, tá bem pra vocês cantarem no rádio, mas isso não é música pra dar dinheiro. Cadê aquele sambinha que você me mostrou outro dia?”‘.

Desiludido, Herivelto arquivou a composição, só a concluindo meses depois, quando criou uma primeira parte:

“Barracão de zinco / sem telhado / sem pintura / lá no morro”.

A canção – que narra que os moradores de uma favela carioca rezam uma Ave-Maria coletiva pedindo uma vida melhor antes de se retirarem para seus barracões durante o anoitecer – tornou-se um grande sucesso, embora o Cardeal Dom Sebastião Leme a tenha considerado uma heresia e tenha pedido sua proibição. A proibição só não foi efetivada devido às boas relações de Herivelto com os censores da época. 

Ave Maria no Morro tornou-se a composição que maiores dividendos renderia na obra de Herivelto

A partir dos anos 70, Ave Maria no Morro tornou-se a composição que maiores dividendos renderia na obra de Herivelto, especialmente por sua execução em igrejas da Alemanha, Áustria, Suíça e outros países.

No Brasil, a canção foi gravada uma centena de vezes, por diversos grandes nomes, como:

  • Nelson Gonçalves;
  • Ângela Maria;
  • Noite Ilustrada;
  • Agnaldo Rayol;
  • Wilson Simonal;
  • Eduardo Araújo;
  • Cauby Peixoto;
  • João Gilberto;
  • e Gal Costa.

A história da música ‘Atiraste Uma Pedra’, de Herivelto Martins e David Nasser

Atiraste Uma Pedra, é uma composição em parceria com o paulista David Nasser, com quem Herivelto possui diversas outras parcerias, como:

  • A Camisola do Dia;
  • Hoje Quem Paga Sou Eu;
  • e Pensando em Ti

Atiraste Uma Pedra é um grande clássico da nossa música brasileira: foi lançada em 1958, por Nelson Gonçalves, e depois gravada por grandes nomes como Ângela Maria, os Doces BárbarosCaetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia – em seu antológico disco de 1976, Maria Bethânia em várias gravações solo, Ney Matogrosso e Alcione.

É um samba-canção que fala do sofrimento que traz a separação da pessoa amada. Trata-se da forte retratação lírica de uma mágoa amorosa:

“Atiraste uma pedra no peito de quem só te fez tanto bem / E quebraste um telhado , perdeste um abrigo / Feriste um amigo / Conseguiste magoar quem das mágoas te livrou / Atiraste uma pedra com as mãos que essa boca beijou”.

Gostou de saber mais sobre as histórias de grandes canções da nossa música popular brasileira? Continue acompanhando a nossa série Saudando Grandes Compositores da MPB. Hoje, homenageamos o aniversariante Carlos Rennó.

Siga a Nova Brasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

atiraste uma pedra ave maria do morro brasilidade Brasilidades cultura cultura brasileira cultura nacional Curiosidades Dia do Compositor Brasileiro herivelto martins Notas musicais
< Notícia Anterior

#3 ForasDeSérie | O RAPPA: Marcelo Falcão após O Rappa

30.01.2023 12:00
#3 ForasDeSérie | O RAPPA: Marcelo Falcão após O Rappa
Próxima Notícia >

ÁUDIO CARAMELO: o que é Síndrome de Ansiedade de Separação?

30.01.2023 14:30
ÁUDIO CARAMELO: o que é Síndrome de Ansiedade de Separação?
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business