Ouça ao vivo
No ar agora

No Wave de Jobim: Vida, carreira e maiores sucessos de Tom Jobim

F.Content
15:00 22.10.2022
Música

No Wave de Jobim: Vida, carreira e maiores sucessos de Tom Jobim

Um dos maiores nomes da música brasileira: Tom Jobim. Conhecido como gênio, a música de Tom Jobim mudou o cenário da Música Popular Brasileira, ou melhor, ajudou a projetar a MPB no exterior. Principalmente, com o grande sucesso Garota de Ipanema.  Tom Jobim foi um maestro, músico, cantor, pianista e compositor que, acima de tudo, … Continued

F.Content - 22.10.2022 - 15:00
No Wave de Jobim: Vida, carreira e maiores sucessos de Tom Jobim
Tudo sobre Tom Jobim aqui | Foto: foto Otto StukapoffGaleria Mario Cohenreprodução )

Um dos maiores nomes da música brasileira: Tom Jobim. Conhecido como gênio, a música de Tom Jobim mudou o cenário da Música Popular Brasileira, ou melhor, ajudou a projetar a MPB no exterior. Principalmente, com o grande sucesso Garota de Ipanema

Tom Jobim foi um maestro, músico, cantor, pianista e compositor que, acima de tudo, gostava de enaltecer nas suas canções seu país e sua cidade natal, o Rio de Janeiro.

Quer saber mais sobre a carreira desse brilhante músico? Continue a leitura e confira tudo!

Tom Jobim músicas: conheça a história desse brilhante musicista. | Foto: foto Otto StukapoffGaleria Mario Cohenreprodução )

Quem foi Tom Jobim?

Nascido no dia 25 de janeiro de 1927, em uma casa localizada na Rua Conde de Bonfim, no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, veio ao mundo em sua casa, por um parto realizado pela mesma pessoa que trouxe o sambista e compositor Noel Rosa ao mundo, segundo revelações do livro “Antônio Carlos Jobim, um homem iluminado”, de Helena Jobim.

Os pais de Tom Jobim, o diplomata Jorge de Oliveira Jobim e Nilza Brasileiro de Almeida, tiveram além de Antônio, mais uma filha, Helena. Quando Tom tinha menos de um ano de idade, a família se mudou para Ipanema, na Zona Sul do Rio. Desde pequeno, o músico já amava a alegria, a vida boêmia e todo o estilo de vida carioca.

A carreira de Tom Jobim é recheada de homenagens ao seu bairro de Ipanema, ao estado do Rio de Janeiro e claro, a todo o Brasil e à essência brasileira. A maioria das pessoas não se referia ao músico como Antônio e sim ao apelido Tom, que foi dado pela sua irmã, já que quando pequena, não conseguia pronunciar o nome dele.

Jobim cresceu em meio a artistas e à cena boêmia carioca. Desde novo, interessou-se pela música, por influência dos seus tios que tocavam instrumentos. Quando completou 14 anos, o maestro teve suas primeiras aulas de piano com o compositor alemão Hans Joachim Koellreutter, que lecionava no Colégio Brasileiro de Almeida, justamente o local onde era propriedade de sua mãe, Nilza.

Tom, que já respirava música, também tocou guitarra e flauta. O músico chegou a estudar um tempo o curso de Arquitetura e Urbanismo, mas o abandonou para se dedicar à música, sua grande paixão.

Aos 22 anos, já em 1949, Tom Jobim casou-se com Thereza de Otero Hermanny e teve dois filhos com ela, Paulo e Elizabeth. Eles separaram-se em 1978. Seu segundo casamento foi em 1986, com Ana Beatriz Lontra e foi ela quem o acompanhou até o final de sua vida. Juntos, tiveram os filhos João Francisco e Maria Luiza. 

Tom Jobim possuía uma casa no bairro carioca Jardim Botânico e um sítio em Poço Fundo (RJ). Além disso, desde os anos 1960 Jobim passou grande parte da sua vida em Nova Iorque (EUA), cidade que adorava. O seu apartamento estava localizado próximo ao Central Park.

Carreira de Tom Jobim: conheça mais sobre o cantor brasileiro

A carreira musical de Tom Jobim começou com ele tocando em casas noturnas de Copacabana. No ano de 1952, foi contratado pela gravadora Continental, com a função de passar para o papel as músicas dos compositores. Dois anos depois, em 1954, auxiliado pelo maestro Radamés Gnatalli, começou a fazer seus primeiros arranjos. 

O emprego na gravadora Continental foi ótimo, pois conseguiu garantir a gravação de suas músicas. A primeira foi “Faz Uma Seresta” (1954), em parceria com Juca Stocklei. Já o primeiro grande sucesso de Tom Jobim foi com a música “Tereza da Praia”, uma parceria com Billy Blanco, gravada em 1954 por Lúcio Alves e Dick Farney.

Parcerias

Oficialmente, o encontro de Tom com o grande poeta Vinícius de Moraes foi no ano de 1956, quando Vinícius estava procurando um músico para trabalhar com sua peça Orfeu da Conceição‘. Vinícius já tinha a Valsa de Orfeu e Tom a harmonizou e orquestrou. Foi nesse momento que nasceu uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira. Desta peça fez parte a música Se Todos Fossem Iguais a Você, que fez grande sucesso rapidamente.

Tom Jobim ficou conhecido como um dos principais compositores da bossa nova após composições em parceria com Newton Mendonça. Músicas de João Gilberto, como Chega de Saudade, Desafinado e Samba de Uma Nota Só, também tiveram a mão do músico. 

Carreira Internacional

Em 21 de novembro de 1962, Tom apresentou-se no Festival de Bossa Nova, no Carnegie Hall, em Nova Iorque, com outros músicos brasileiros. Esse evento marcou o começo da carreira internacional de Tom Jobim, que viveu na ponte-aérea Rio-Los Angeles nos anos 60. No ano seguinte, gravou um disco com o saxofonista Stan Getz e, em 1967, gravou com Frank Sinatra.

Garota de Ipanema

A grandiosidade dessa canção veio da parceria entre Tom e Vinícius. A música Garota de Ipanema foi composta em 1962 e só foi gravada em março de 1963. Ela chegou a ficar entre as dez canções mais executadas no mundo todo e foi a produção que mais espalhou o nome de Tom pelo exterior, criando sua fama.

Últimos Anos

Na década de 90, onde já estava estabilizado com Ana Beatriz, abandonou a boemia e era visto com frequência às 8 da manhã, com seu chapéu de palha, fumando charuto, e frequentando um café no Leblon. Antônio Carlos Jobim faleceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 8 de dezembro de 1994.

Curiosidades sobre Tom Jobim

Entre elas podemos destacar:

  1. Tom Jobim já foi vendedor de churros;
  2. Existem mais de 170 versões da música Garota de Ipanema‘ por todo o mundo. Grandes cantores como Frank Sinatra, Madonna e Amy Winehouse apresentaram suas próprias versões da obra.
  3. O maestro era viciado na natureza e amava com todas as suas forças o Rio de Janeiro;
  4. Em 1960, a pedido do Juscelino Kubitschek, a dupla Vinicius de Moraes e Tom Jobim passaram 10 dias em Brasília na criação do poema sinfônico, e de brinde, no meio desse brainstorm musical veio “Água de beber”;
  5. Ele praticamente tem um Oscar! O músico é o responsável pela trilha sonora da peça e filme “Orfeu do Carnaval/Orfeu Negro”, que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1960.
  6. A música Chega de Saudade‘, de 1957, é considerada o marco do nascimento da Bossa Nova. Foi interpretada por João Gilberto.

10 músicas de Tom Jobim que não podem faltar na sua playlist

Confira, abaixo, quais são:

  • Se Todos Fossem Iguais a Você (1956)
  • Corcovado (1960)
  • Samba do Avião (1962)
  • Só Danço Samba (1962)
  • Garota de Ipanema (1962)
  • Wave (1967)
  • Águas de Março (1973)
  • Lígia (1973)
  • Samba de uma Nota Só (1974)

Gostou de saber tudo sobre o cantor Tom Jobim? Quer ver mais conteúdos sobre música como este? Não deixe de conferir o site da Novabrasil e explore diversas matérias sobre nossa MPB.

Siga a Nova Brasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

música de tom jobim Tom Jobim tom jobim músicas
< Notícia Anterior

‘Andança’: novo documentário sobre Beth Carvalho traz imagens raras

22.10.2022 12:00
‘Andança’: novo documentário sobre Beth Carvalho traz imagens raras
Próxima Notícia >

Músicas da MPB que retratam a realidade brasileira

23.10.2022 09:30
Músicas da MPB que retratam a realidade brasileira
© 2024 - novabrasil - Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia: PYXYS - Reinventing Media Business