
8 músicas da MPB que marcaram gerações
8 músicas da MPB que marcaram gerações
A MPB é resultado de uma série de manifestações culturais de influência indígena, africana e europeia. Voltada para para a produção nacional, a MPB surgiu a partir de um movimento cultural após o golpe militar de 1964. A maior parte das músicas produzidas naquela época questionava e denunciava a ditadura, abordando questionamentos sobre a situação … Continued


A MPB é resultado de uma série de manifestações culturais de influência indígena, africana e europeia. Voltada para para a produção nacional, a MPB surgiu a partir de um movimento cultural após o golpe militar de 1964. A maior parte das músicas produzidas naquela época questionava e denunciava a ditadura, abordando questionamentos sobre a situação do país. Quer conhecer músicas da MPB que marcaram gerações? Confira aqui.

Conheça mais sobre a MPB
A MPB, ou Música Popular Brasileira, é um estilo musical que apareceu no Brasil na década de 1960. Esse estilo surgiu na cidade do Rio de Janeiro e foi considerado a segunda geração da Bossa Nova.
A música popular brasileira consiste na fusão entre dois movimentos musicais que, por muito tempo, foram considerados divergentes: a Bossa Nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes.
Enquanto os indivíduos que preferiam a Bossa Nova defendiam a sofisticação musical, os estudantes defendiam uma fidelidade à música da raiz do Brasil.
A partir do golpe militar de 1964, os interesses dos dois grupos começaram a ser os mesmos. Com isso, ocorreu a formação de uma ampla frente cultural contra o regime militar. A sigla MPB foi adotada como símbolo para a bandeira de luta política e cultural desse grupo.
Se você está pesquisando por “as melhores músicas da MPB”, continue a leitura deste artigo para conferir quais são oito das músicas mais marcantes da música popular brasileira.
8 músicas marcantes da MPB
A partir desse movimento, muitos grandes nomes surgiram, entre eles estão: Caetano Veloso, Elis Regina, Raul Seixas, Belchior, Elza Soares, Gilberto Gil, Chico Buarque e Tom Jobim. Para relembrar, preparamos uma lista com alguns das maiores músicas da MPB:
1- Águas de Março – Tom Jobim
A canção Águas de Março, desenvolvida por Tom Jobim, foi gravada em conjunto com Elis Regina e se tornou uma das dez músicas mais tocadas no planeta no século XX. Em 2001, mais de duzentos críticos afirmaram que Águas de Março é a melhor música brasileira de sempre.
A letra dessa música foi composta por Tom Jobim quando ele estava no seu sítio em Pedro do Rio. O interessante é que essa canção surgiu em um momento importante da carreira do compositor, pois ele estava passando por um momento no qual se sentia frustrado com o trabalho. Na verdade, Tom Jobim estava consumindo álcool em excesso e enfrentando uma depressão. Para criar a letra de Águas de Março teve como inspiração o ciclo do tempo.
2- O Mundo é um Moinho – Cartola
Foi composta em 1943, para a filha adotiva de Cartola, Creusa, que era afilhada de sua primeira esposa, Deolinda, e que foi morar com o casal aos cinco anos, depois da morte dos pais.
Uma das canções mais belas da MPB, trata-se de um ensinamento sobre as durezas da vida e o cuidado que é preciso sobre decisões a tomar quando se torna adulto.
3- Construção – Chico Buarque
A música Construção foi escrita e interpretada por Chico Buarque no ano de 1971. Essa é uma das canções de maior sucesso do artista e serviu como inspiração para outros cantores da nova geração da MPB. A composição é uma crítica social sobre o cotidiano de um trabalhador da construção civil dividido em várias perspectivas.
Veja também:
4- Metamorfose Ambulante – Raul Seixas
Metamorfose Ambulante pode ser considerada a canção mais clássica de Raul Seixas. Ela foi composta em 1973 e até hoje faz sentido. A letra é sobre liberdade e a necessidade de mudança, defendendo a reflexão. Raul Seixas defende que não devemos nos apegar a uma verdade absoluta.
5- Garota de Ipanema – Tom Jobim e Vinícius de Moraes
Garota de Ipanema é uma canção indispensável para a MPB. Ela se tornou famosa ao ponto de ser a segunda música mais tocada do planeta. Garota de Ipanema foi composta pela dupla Vinícius de Moraes e Tom Jobim em homenagem à carioca Helô Pinheiro.
A canção é tão marcante para a MPB e para as gerações futuras, que acabou rompendo barreiras nacionais e foi regravada por grandes nomes do cenário musical internacional, como Nat King Cole e Frank Sinatra.
6- Pra Não Dizer que Não Falei das Flores – Geraldo Vandré
Geraldo Vandré é um grande nome da música popular brasileira. O artista foi responsável pelo grande clássico Pra Não Dizer que Não Falei das Flores, lançado em 1968. A música chegou a ser censurada e proibida pelo regime militar por ter se tornado um hino de resistência. Por essa razão, o peso emocional dessa canção é enorme e ela continua sendo sinônimo de luta até os dias atuais.
7- As Rosas Não Falam – Cartola
As Rosas Não Falam é uma das músicas mais importantes da música popular brasileira e do samba. A canção composta por Cartola no ano de 1974 foi inspirada em uma rosa que o artista havia dado à sua esposa. Mesmo que a canção apresente uma letra e uma melodia triste, ela continua inspirando gerações ano após ano.
8- Eu Sei que Vou Te Amar – Vinícius de Moraes e Tom Jobim
A última canção que trouxemos nesta matéria é a clássica Eu Sei que Vou Te Amar, produzida por Vinicius de Moraes e Tom Jobim no ano de 1958. Essa música é extremamente romântica e consegue derreter os corações.
A música relata uma história de amor que é capaz de superar qualquer obstáculo e qualquer distância, pois todo o sofrimento causado pelos problemas fica pequeno em comparação à felicidade de viver um amor intenso.