5 curiosidades sobre Jair Rodrigues no dia do seu aniversário
5 curiosidades sobre Jair Rodrigues no dia do seu aniversário
Se não tivesse nos deixado aos 75 anos, em maio de 2014, Jair Rodrigues completaria 84 anos no dia de hoje: 6 de fevereiro. Preparamos uma lista com 5 curiosidades, para homenagear esse grande artista, que foi um dos maiores nomes de todos os tempos da nossa música brasileira, cantor talentosíssimo, dono de uma irreverência … Continued
Se não tivesse nos deixado aos 75 anos, em maio de 2014, Jair Rodrigues completaria 84 anos no dia de hoje: 6 de fevereiro.
Preparamos uma lista com 5 curiosidades, para homenagear esse grande artista, que foi um dos maiores nomes de todos os tempos da nossa música brasileira, cantor talentosíssimo, dono de uma irreverência e personalidade únicas e presença de palco marcante.
5 curiosidades sobre Jair Rodrigues
1 – Jair Rodrigues é considerado o primeiro rapper brasileiro
Jair Rodrigues é considerado o primeiro rapper brasileiro. Foi precursor do gênero ao lançar – com versos mais declamados do que cantados – a canção Deixa Isso Pra Lá, de Alberto Paz e Edson Meneses, no seu segundo disco Vou de Samba com Você, de 1964.
Foi com essa música – acompanhada de sua icônica coreografia com as mãos para cima e para baixo – que Jairzão atingiu sucesso nacional e tornou-se conhecido e admirado no Brasil inteiro.
2 – Jair iniciou a carreira depois de conquistar o primeiro lugar em um programa de calouros na Rádio Cultura
Nascido em Igarapava, no interior de São Paulo, Jair iniciou a carreira depois de conquistar o primeiro lugar em um programa de calouros na Rádio Cultura e tornar-se crooner, cantando em casas noturnas de São Carlos, em meados da década de 50.
3 – No II Festival da Música Popular Brasileira, em 1966, Chico Buarque não aceitou vencer de Jair, pois ele achava que a música interpretada pelo colega era melhor que a sua
Depois do sucesso de Deixa Isso Pra Lá, Jair Rodrigues consolidou-se de vez como um dos maiores artistas do país, ao vencer o II Festival da Música Popular Brasileira, em 1966, defendendo a canção Disparada (de Geraldo Vandré e Théo de Barros), em uma interpretação inesquecível, ao lado do Trio Marayá e do Trio Novo.
Neste dia aconteceu um fato curioso: o júri havia dado o primeiro lugar para a canção A Banda, de Chico Buarque – interpretada por ele e Nara Leão.
Acontece que Chico não aceitou vencer de Jair, pois ele achava que a música interpretada pelo colega era melhor que a sua (e havia uma grande aclamação do público também, que gostava muito de Disparada).
Chico Buarque foi então até o júri, dizer que – se não dessem o prêmio para Jair Rodrigues – não aceitaria o seu. No fim, o júri decidiu por empate técnico aos dois artistas, que dividiram o primeiro lugar na competição.
4 – Jair Rodrigues comandou – ao lado de Elis Regina – o famoso programa musical ‘O Fino da Bossa’
Entre os anos de 1965 e 1967, Jair Rodrigues comandou – ao lado de Elis Regina – o famoso programa musical O Fino da Bossa, na TV Record. Juntos, os dois artistas lançaram três LPs ao vivo: um deles, Dois na Bossa, foi o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias.
5 – Jair Rodrigues é pai dos também artistas Jair Oliveira e Luciana Mello
Jair Rodrigues é pai dos também artistas Jair Oliveira e Luciana Mello, que dão continuidade ao seu legado e à bela história que o pai construiu na música popular brasileira.
Luciana é cantora e compositora, umas das mais belas vozes do país, e Jair Oliveira (o Jairzinho) é cantor, compositor, instrumentista e produtor musical, inclusive já produziu diversos discos da irmã, além dos seus e é autor de sucessos como:
- Simples Desejo (com Daniel Carlomagno);
- Bom Dia Anjo;
- e Prazer e Luz (com Max Vianna).
Jairzinho começou sua carreira na década de 80, integrando o conjunto musical infantil Balão Mágico, e Luciana – que também chegou a fazer parte da turma do Balão Mágico – começou gravando com o pai a canção O Filho do Seu Menino (composta por Rildo Hora), no disco Luzes do Prazer, de 1984.
8 sucessos na voz de Jair Rodrigues
Outras canções de sucesso na voz de Jair Rodrigues – que gravou mais de 50 discos e fez turnês pelo Brasil e pelo mundo ao longo de sua carreira – são:
- O Morro Não Tem Vez (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes);
- Tristeza (de Haroldo Lobo e Niltinho Tristeza);
- Festa Para Um Rei Negro (Samba-enredo da Escola de Samba Salgueiro, de Zuzuca, 1971);
- Majestade, O Sabiá (de Roberta Miranda);
- Diz Que Fui Por Aí (de Zé Kety e Hortêncio Rocha);
- Foi um Rio que Passou em minha Vida (de Paulinho da Viola);
- Triste Madrugada (de Jorge Costa);
- e Consolação (de Baden Powell/Vinicius de Moraes).
Viva, Jairzão, seu sorriso e vozeirão imensos!