Ouça ao vivo
No ar agora

27 anos sem Tom Jobim

novabrasilfm
09:00 08.12.2021
Música

27 anos sem Tom Jobim

Há exatos 27 anos, no dia 08 de dezembro de 1994, o Brasil perdia um dos maiores nomes da música popular de todos os tempos: o maestro, cantor, compositor, pianista, violonista e arranjador Tom Jobim, vítima de uma parada cardíaca, quando estava se recuperando de um câncer na bexiga, aos 67 anos. O carioca Antônio … Continued

novabrasilfm - 08.12.2021 - 09:00
27 anos sem Tom Jobim
27 anos sem Tom Jobim

Há exatos 27 anos, no dia 08 de dezembro de 1994, o Brasil perdia um dos maiores nomes da música popular de todos os tempos: o maestro, cantor, compositor, pianista, violonista e arranjador Tom Jobim, vítima de uma parada cardíaca, quando estava se recuperando de um câncer na bexiga, aos 67 anos.

O carioca Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim é considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira, reconhecido mundialmente. É também um dos criadores do movimento da Bossa Nova, com sua música e melodia, ao lado da letra e poesia de Vinicius de Moraes e da voz e violão de João Gilberto.

Começa a estudar piano e violão na adolescência e chega a entrar na faculdade de Arquitetura, mas logo abandona e inicia a carreira como pianista, em bares e boates do Rio de Janeiro, como o famoso Beco das Garrafas. Depois, passa a trabalhar como arranjador na gravadora Continental.

Em 1953, Tom Jobim tem suas primeiras músicas gravadas e, no ano seguinte, obtém o seu primeiro sucesso com a canção Tereza de Praia, parceria com Billy Blanco, com quem compõe a Sinfonia do Rio de Janeiro. Uma das marcas de Tom era a incrível capacidade de dotar de leveza e elegância a complexidade e a densidade elevadas de suas composições.

Ele tinha uma capacidade única de compor músicas vocais e instrumentais de rara inspiração, juntando harmonias do jazz e elementos tipicamente brasileiros, fruto de suas pesquisas sobre a cultura brasileira, com uma aliança perfeita entre sua sofisticação harmônica e sua qualidade de letrista.

Em 1956, conhece o seu grande parceiro de uma vida, Vinicius de Moraes, que o convida para musicar a sua peça Orfeu da Conceição e, posteriormente, para o premiado filme Orfeu do Carnaval ou Orfeu Negro, iniciando uma das parcerias mais produtivas e importantes da história da MPB. Entre as canções da peça, a antológica Se Todos Fossem Iguais a Você.

Em 1959, a partir da gravação das canções Chega de Saudade (parceria com Vinicius) e Desafinado (parceria com Newton Mendonça), gravadas por João Gilberto, com sua batida característica ao violão, no disco Chega de Saudade, começa a definir-se o movimento Bossa Nova, que viria a se tornar internacionalmente conhecido e modificar para sempre os rumos da MPB. Antes disso, em 58, Elizeth Cardoso grava Canção do Amor Demais, disco só com parcerias de Tom e Vinicius.

Depois disso, em 1962, a dupla compõe Garota de Ipanema, a canção brasileira mais conhecida internacionalmente, gravada por astros estrangeiros como Frank Sinatra (com quem Tom Jobim gravou um disco inteiro em parceria) e Madonna. É também a música mais gravada da história, ficando somente atrás de Yesterday, dos Beatles.

É um desafio listar as principais música de Tom Jobim que foram tornando-se sucessos, ano após ano, com seus diversos parceiros. O maestro foi gravado por quase todos os grandes nomes da música popular brasileira de todos os tempos, além dos astros internacionais, tornando-se um dos brasileiros mais conhecidos em todo o mundo.

Por isso, fizemos uma playlist especial, com várias grandes vozes da MPB interpretando os seus maiores sucessos.

Aproveitem! Afinal, LONGA É A ARTE, TÃO BREVE É A VIDA, né, Tom Jobim?


Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Tom Jobim
< Notícia Anterior

Zeca Pagodinho é empossado como Imortal da Academia Brasileira de Cultura

08.12.2021 06:00
Zeca Pagodinho é empossado como Imortal da Academia Brasileira de Cultura
Próxima Notícia >

Compostagem doméstica para lixos orgânicos

09.12.2021 14:46
Compostagem doméstica para lixos orgânicos