
Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anuncia projetos de incentivo à classe artística


CONTEÚDO PATROCINADO
Prêmio BTG Pactual da Musica Brasileira
Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anuncia projetos de incentivo à classe artística
Premiação amplia seu compromisso com o desenvolvimento da indústria da música e seus criadores


Em 2025, o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira amplia seu compromisso com o desenvolvimento da indústria da música e seus criadores, incluindo três projetos inéditos de fomento à classe artística. Fruto da parceria entre o idealizador do Prêmio, Zé Maurício Machline, e o BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, as iniciativas acontecem ao longo deste e dos próximos anos, em diferentes regiões do Brasil.
A Incubadora de Talento da Música será voltada à aceleração e mentoria de artistas em diferentes estágios de suas carreiras. A iniciativa será estruturada em pilares de consultoria que vão impulsionar e fomentar o desenvolvimento profissional dos participantes. O projeto oferece suporte dedicado para captação de recursos, construção de redes de contato, marketing, comunicação, finanças e assessoria jurídica.
O projeto Te Vejo no Palco vai possibilitar o registro em vídeo de shows que capturam momentos especiais na carreira de artistas, com áudio de qualidade e imagens em alta resolução. O foco da iniciativa está em ampliar o alcance de artistas e suas obras, oferecendo este material aos próprios artistas e gerando memória da música brasileira. Serão avaliados critérios como originalidade, relevância artística, impacto cultural e repertório. Ao todo, serão 30 selecionados nos próximos cinco anos. Devido ao grande número de inscrições recebidas, o prazo para se inscrever foi estendido até dia 16 de maio.
Outra iniciativa transformadora chama-se Música é Negócio, que oferece conhecimento prático aos artistas como forma de acelerar suas carreiras e transformar a criatividade em negócios. Eles terão aulas em curso oferecido em conjunto com a unidade educacional da Exame + Saint Paul Escola de Negócios, reunindo especialistas sobre temas como gestão de carreira, construção de redes de contato, marketing e estratégias digitais, finanças, direitos autorais, contratos, captação de recursos e patrocínios.
“Fiquei profundamente impressionado quando assisti à última edição do Prêmio da Música Brasileira, em homenagem a Tim Maia. A grandiosidade, a emoção e a relevância cultural daquele espetáculo foram marcantes. Percebi ali a importância histórica que o Prêmio tem para a valorização da nossa música e da nossa identidade. Foi por isso que decidimos apoiar não apenas a cerimônia em si, mas toda a estrutura de projetos que o Prêmio promove ao longo do ano, em apoio aos artistas e ao fortalecimento da música brasileira como ativo cultural e econômico do país”, disse André Esteves, sócio-sênior e presidente do Conselho do BTG Pactual.
Em uma noite que promete entrar para a memória da música brasileira, em sua 32ª edição, o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira reafirma sua vocação de celebrar o passado, reconhecer o presente e impulsionar o futuro da música brasileira.
Sobre o Prêmio
Estabelecido em 1987, o Prêmio da Música Brasileira (PMB) é uma das mais importantes celebrações da riqueza e diversidade da música nacional. O Prêmio homenageia artistas, compositores, produtores e todos os profissionais que contribuem para a excelência da música brasileira. Dedicado a preservar e promover nossa herança cultural, o PMB celebra a história da música enquanto investe em seu futuro, oferecendo uma plataforma de soluções envolvendo a promoção da música brasileira.
Veja também:
Além de sua renomada premiação anual, o PMB também se dedica à produção de programas como “Por Acaso” e “Casa PMB”, que oferecem experiências musicais únicas e aproximam artistas e público. Por meio desses e de outros projetos, o PMB continua a enriquecer o cenário musical brasileiro, promovendo a criatividade e a inovação, e fornecendo uma ampla plataforma de soluções para a produção de formatos e apresentação musical.
Desde sua criação, o PMB tem sido um palco para celebrar talentos consagrados e emergentes. Cada nova edição visa não apenas reconhecer a excelência artística, mas também fomentar diálogos e oportunidades para os criadores. Junto a parceiros estratégicos, como uma referência na indústria musical, o PMB trabalha continuamente para inspirar e promover um ambiente vibrante para criadores e amantes da música.
Sobre o BTG Pactual
O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Asset Management, Wealth Management e Banking. O BTG Pactual se consolidou como uma das plataformas de investimentos mais inovadoras do País, com um banco transacional completo para apoiar o momento de vida e a construção da história de seus clientes. Além disso, é pioneiro na agenda ESG, com produtos financeiros que apoiam a transição para uma economia mais verde e sustentável. A instituição é reconhecida e premiada internacionalmente, e conta com mais de 6 mil colaboradores no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Luxemburgo.