Série musical “A canção é urgente: vozes latina-americanas” apresenta Assucena, Catto, Ava Rocha e Josyara no CCBB-RJ

Fabiane Pereira
14:20 12.03.2025
Autor

Fabiane Pereira

Jornalista e radialista
Música

Série musical “A canção é urgente: vozes latina-americanas” apresenta Assucena, Catto, Ava Rocha e Josyara no CCBB-RJ

Projeto propõe a criação de pontes entre artistas mulheres de diferentes gerações da música latina-americana, resgatando conexões ancestrais, memórias e tradições culturais diversas

Avatar Fabiane Pereira
- 12.03.2025 - 14:20
Série musical “A canção é urgente: vozes latina-americanas” apresenta Assucena, Catto, Ava Rocha e Josyara no CCBB-RJ
Assucena. Foto: Fernanda Tiné.

Inspirado no movimento “Nova Canção Latino-Americana”, que emergiu entre as décadas de 1960 e 1970 como forma de resistência à indústria cultural hegemônica e de valorização da diversidade étnico-cultural e do cancioneiro popular da América Latina, o projeto “A Canção É Urgente: Vozes LatinA-Americanas” estreia no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, nos dias 20, 21, 22 e 23 de março – de quinta a domingo – com entrada gratuita.

A cantora e compositora Assucena receberá, em cada noite desta série musical, artistas da nova cena da MPB: Catto, Ava Rocha e Josyara, respectivamente. Após a estreia no Rio, o projeto seguirá para Belo Horizonte, de 03 a 06 de abril, e para Brasília, em data a ser confirmada.

No mês em que são lembradas as lutas das mulheres por um mundo mais justo e igualitário, “A Canção É Urgente: Vozes LatinA-Americanas” vai apresentar releituras inéditas das obras de cantoras e compositoras que contribuíram para a renovação da música latino-americana e que foram fundamentais para consolidar o movimento como um marco na história da música deste continente.

O nome do projeto foi pinçado da canção “La Canción es Urgente”, letra de Teresa Parodi que ficou conhecida na voz de Mercedes Sosa, e uma das que marcou profudamente o movimento.

Assucena. Foto: Leiticia Gallo.

Com arranjos e direção musical de Rafael Acerbi, serão homenageadas Mercedes Sosa (Argentina) – que completaria 90 anos agora em 2025 – Violeta Parra (Chile), Chavela Vargas (México), Amparo Ochoa (México), Soledad Bravo (Venezuela) e Chabuca Granda (Peru). O repertório incluirá, ainda, homenagens a Omara Portuondo (Cuba) e Susana Baca (Peru) que, embora não tenham integrado diretamente o movimento, são artistas fundamentais para o cancioneiro latino-americano e para a valorização da diversidade cultural de nossa região. Do Brasil, o projeto inclui homenagem à Elis Regina, artista que se conectou ao espírito do movimento tanto por meio da gravação de canções emblemáticas de Milton Nascimento neste contexto quanto por sua postura política de denúncia, tendo cantado temas latino-americanos como “Gracias a la Vida”, de Violeta Parra.

O “Nova Canção Latino-Americana” foi um movimento cultural, artístico e político que emergiu na América Latina na segunda metade do século XX. Com raízes em tradições musicais folclóricas, foi marcado por sua forte conexão com as questões sociais, políticas e culturais da época, buscando denunciar as desigualdades, as opressões e as ditaduras militares que se instauravam em diversos países da região. Dentre as expressões nacionais que levaram à configuração do movimento latino-americano, destacam-se, por exemplo, a “Nueva Canción Chilena”, o “Nuevo Cancionero Argentino” e a “Nueva Trova Cubana”. No Brasil, muitos artistas dialogaram com seus ideais, sobretudo no contexto da Música Popular Brasileira (MPB), compartilhando raízes na valorização da cultura popular, na crítica social e no enfrentamento a regimes autoritários – e provocou união e comoção.

“Subir ao palco com artistas que admiro para reverenciar grandes nomes do movimento da Nova Canção Latino Americana é de uma honra e responsabilidade enormes. Será um mergulho nas cores tão diversas dessas Américas Latinas plurais em ritmos, melodias e conteúdos. É como passar uma borracha nas fronteiras nacionais e buscar o elo que nos conecta enquanto povo e resistência. Cantaremos nossas mátrias: Mercedes Sosa, Teresa Parodi, Violeta Parra, Suzana Baca, Omara Portuondo, Elis e outras tantas. Feliz demais por ter a oportunidade desse mergulho”, conta Assucena.

Além dos shows, o projeto inclui um workshop sobre circulação musical na América Latina, que acontecerá no dia 20. Com entrada gratuita, oferecerá um espaço de diálogo e aprendizado para artistas, produtores culturais e gestores que desejam explorar e fortalecer a circulação musical na América Latina.

“A Canção é Urgente: Vozes LatinA-Americanas” nasce da urgência de (re)pensar o presente e o futuro da América Latina. Neste sentido, propõe a criação de pontes entre artistas mulheres de diferentes gerações da música latino-americana, resgatando conexões ancestrais, memórias e tradições culturais diversas, e aproximando artistas e público brasileiros da riqueza cultural do continente. Além disso, ao trazer artistas que representam a diversidade de gêneros, sonoridades e estéticas da nova geração da MPB, o projeto também promove o encontro e a criação a partir das diferenças, reafirmando a música como um poderoso elo de unidade e emancipação para os povos latino-americanos.

Catto. Foto: Divulgação.
Ava Rocha HOZ. Foto: Caca Meirelles.
Josyara. Foto: Julia Maturana.

PROGRAMAÇÃO

Shows

Dia 21/03, sexta-feira

Assucena convida Catto – Horário: 19h

Veja também:

Dia 22/03, sábado

Assucena convida Ava Rocha – Horário: 19h

Dia 23/03, domingo

Assucena convida Josyara – Horário: 17h

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ)

Rua Primeiro de Março, 66 – 4º andar – Centro – Rio de Janeiro / RJ Contato: (21) 3808-2020 | [email protected]

Mais informações em bb.com.br/cultura

Siga o CCBB RJ nas redes sociais:

x.com/ccbb_rj/ | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com/@ccbbcultura

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Assucena Ava Rocha catto josyara vozes latina-americanas
< Notícia Anterior

História da música "Esse Cara Sou Eu", sucesso de Roberto Carlos

12.03.2025 13:43
História da música "Esse Cara Sou Eu", sucesso de Roberto Carlos
Próxima Notícia >

Caso Ingrid Guimarães reacende debate sobre direitos em voos

12.03.2025 14:26
Caso Ingrid Guimarães reacende debate sobre direitos em voos
colunista

Fabiane Pereira

Suas redes