Jonathan Ferr celebra os 12 anos do JazzB com o projeto “ECLIPSE” em duas noites de shows em São Paulo

Fabiane Pereira
13:46 10.11.2025
Autor

Fabiane Pereira

Jornalista e radialista
Música

Jonathan Ferr celebra os 12 anos do JazzB com o projeto “ECLIPSE” em duas noites de shows em São Paulo

Apresentações acontecem quarta e quinta (11 e12/11), no clássico clube que se consolidou como um dos principais espaços dedicados à música instrumental no país

Avatar Fabiane Pereira
- 10.11.2025 - 13:46
Jonathan Ferr celebra os 12 anos do JazzB com o projeto “ECLIPSE” em duas noites de shows em São Paulo
Jonathan Ferr. Foto: Renan Oliveira.

O pianista e compositor Jonathan Ferr celebra os 12 anos do JazzB com o espetáculo ECLIPSE, apresentado em duas noites – 12 e 13 de novembro – no clube que se consolidou como um dos principais espaços dedicados à música instrumental no país. Inspirada no fenômeno cósmico em que luz e sombra se encontram, a performance transforma o palco em uma experiência de contraste e movimento: um diálogo entre o sentir e o celebrar, o dentro e o fora, a introspecção e a expansão.

Na primeira noite, Ferr apresenta “Experiência Cura”, concerto de piano solo que convida o público a uma imersão sensorial entre emoção, espiritualidade e transcendência. Um show-ritual que já percorreu palcos no Brasil e no exterior, conduzindo o espectador a um estado de contemplação e autoencontro. Na segunda noite, o artista sobe ao palco com a banda para o “#UrbanJazzNights”, espetáculo que funde broken beat, hip hop, eletrônico, groove e soul em uma celebração da energia solar, da expansão e da felicidade que nos acende.

Apontado pelo El País como o “garoto estandarte do jazz carioca”, Jonathan Ferr é um dos nomes mais instigantes da nova cena instrumental brasileira, reconhecido por sua sonoridade que combina jazz, neo soul e música urbana contemporânea. As apresentações fazem parte da programação comemorativa do projeto JazzB Instrumental – viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura -, que reafirma a vocação da casa por caminhos autorais e uma curadoria independente. A temporada também reuniu nomes como Mamokas – primeira banda de pop instrumental formada exclusivamente por mulheres -, André Mehmari com o projeto Choros & Pianos e Guinga ao lado de Proveta, reforçando a diversidade e a vitalidade da cena que o clube ajuda a sustentar.

No coração do centro de São Paulo, entre o concreto curvo do Copan e as luzes do Edifício Itália, o JazzB pulsa como um espaço onde o tempo desacelera. Criado por Maximo Levy em 2012, o clube nasceu como desdobramento do JazzNosFundos, que revolucionou a cena paulistana nos anos 2000 ao transformar um estacionamento em templo da música ao vivo.

Jonathan Ferr. Foto: Renan Oliveira.

“Desde o começo, o foco foi a escuta. Criar um lugar onde o som fosse o centro, não o pano de fundo”, conta Levy. Da acústica à iluminação, tudo foi planejado para favorecer a experiência de ouvir: palco no mesmo nível da plateia, cadeiras voltadas ao centro, bar discreto e um parklet que estende o clima para a rua. Hoje, o JazzB é mais do que um clube – é um refúgio urbano e cultural, que sobreviveu à pandemia, à especulação e ao streaming. São mais de 200 shows por ano, abrindo espaço para gerações de músicos que tratam o improviso como linguagem e o palco como laboratório. “Já fomos tendência. Hoje somos clássicos – e seguimos em frente, sem perder a escuta”, resume Levy.

Veja também:

Transmitido pela plataforma OhJazz.tv, o som do JazzB alcança ouvintes em Londres, Tóquio, Havana e Sydney, sem abrir mão da atmosfera íntima que o consagrou. Ao longo desses doze anos, talvez essa seja sua maior lição: em tempos de algoritmos e pressa, ainda há quem queira ouvir – de verdade.

SERVIÇO:

Jonathan Ferr apresenta ECLIPSE
Local: JazzB – Rua General Jardim, 43 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Dias: 12 de novembro (quarta-feira) – Experiência Cura (piano solo) l 13 de novembro (quinta-feira) – #UrbanJazzNights (com banda)
Horário: 21h (abertura da casa às 19h)
Ingressos: de R$ 45 a R$ 180 
Vendas e informações:
https://www.sympla.com.br/evento/jonathan-ferr-eclipse-piano-solo-programacao-jazzb-12-anos-quarta-12-nov-25/3202901
Saiba mais: www.jazzb.com.br

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Eclipse JazzB Jonathan Ferr
< Notícia Anterior

"Responsabilidade é grande", diz Corrêa do Lago sobre a COP30 em Belém

10.11.2025 11:35
"Responsabilidade é grande", diz Corrêa do Lago sobre a COP30 em Belém
Próxima Notícia >

Miúdos & Melodias: "Novembro de Brincar no Itaú Cultural"

10.11.2025 13:48
Miúdos & Melodias: "Novembro de Brincar no Itaú Cultural"
colunista

Fabiane Pereira

Suas redes