Ziraldo, “pai” do menino maluquinho, morre aos 91 anos
Ziraldo, “pai” do menino maluquinho, morre aos 91 anos
Corpo do cartunista é velado no MAM, no Rio de Janeiro. Sepultamento será no Cemitério São João Batista, na Zona Sul da cidade
Autor de mais de 200 livros e um dos grandes nomes da literatura infantil no país, o cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto, morreu enquanto dormia neste sábado (6) no apartamento dele no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio.
Velório começa às 10 horas deste domingo, no Rio; o escritor morreu de causas naturais, segundo informou a família. Ele tinha a saúde debilitada desde que sofreu um AVC em 2018
Durante décadas de profissão, ele se tornou referência em várias áreas de atuação: chargista, cartunista, pintor, desenhista, dramaturgo, escritor, cronista e jornalista.
Deu vida a grande personagens como o “Menino Maluquinho”, um dos maiores clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira, lançado em 1980. Também é autor de “Turma do Pererê”.
Ele foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil. A publicação teve um papel importante de resistência na época da ditadura militar no país. Ziraldo foi uma das figuras mais emblemáticas para a cultura brasileira das últimas décadas.
História de vida
Ziraldo, nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, na região leste de Minas Gerais, e tinha sete irmãos. Lá, ele viveu durante a infância. O nome dele era uma homenagem à mãe (Zizinha) e ao pai (Geraldo).
Seu primeiro desenho foi publicado quando tinha apenas seis anos de idade, no jornal “A Folha de Minas”.
Ele também era formado em direito, mas foi nas artes que ele se encontrou profissionalmente. Com Vilma Gontijo, teve três filhos: Daniela, Fabrizia e Antônio. Saiba mais sobre a história dele aqui
Obras
Ao longo de tantos anos de carreira, Ziraldo construiu um vasto conjunto de obras. Veja quais são elas:
- O Menino do Rio Doce
- Prêmio Galo de Ouro – troféu desenhado por Ziraldo para o Festival Internacional da Canção – 1966
- A supermãe
- Flicts
- O Aspite
- Turma do Pererê
- O Menino Maluquinho
- O Bichinho da Maçã
- Tia Nota Dez
- A Fábula das Três Cores
- O Joelho Juvenal
- O Menino da Lua
- Menina das Estrelas
- O Planeta Lilás
- Uma Professora Muito Maluquinha
- Vito Grandam
- O Menino e seu Amigo
- Jeremias, o Bom
- Queremos Paz (em parceria com crianças de todo Brasil por meio do Portal Educacional)
- O Menino Quadradinho
- Almanaque Maluquinho – Esportes Radicais
- Os dez amigos
- Rolim
- O Olho do Consumidor
- Menina Nina
- Lili no Mundo da Lua
- Noções de Coisas
- Pra Boi Dormir (Ilustrador)