Troca na Petrobras é positiva ou negativa? Entenda questão que envolve governo e mercado
Troca na Petrobras é positiva ou negativa? Entenda questão que envolve governo e mercado
Lucro líquido da empresa cai 38% no 1º trimestre de deste ano, a R$ 23,7 bilhões
O presidente Lula escolheu a engenheira Magda Chambriard para presidir a Petrobras após a demissão de Jean Paul Prates na noite de terça-feira (14).
Para entender a mudança, a Novabrasil ouviu o especialista em mercado de capitais e sócio da Matriz Capital, Elcio Cardozo. Ele disse que independentente dos nomes serem bons ou ruins, a troca pode ser negativa porque o mercado não gosta de instabilidades.
“Essa questão da demissão é algo que poderia acontecer, existia um conflito bastante claro do Jean Paul Prates com o ministro de Minas e Energia. Além disso, a Petrobras divulgou um balanço que não foi bem recepcionado pelo mercado. Ontem as ações já tinham caído um pouco. Foi um balanço que reportou lucro, mas 38% abaixo do esperado. Foi divulgada a distribuição de dividendos, mas o mercado possuia uma expectativa muito maior. A despesa também aumentou. Em relação a discussão, demonstra uma instabilidade e o mercado prefere até uma notícia negativa do que uma situação incerta. A instabilidade prejudica muito”, afirmou o especialista ao Jornal Novabrasil.
Durante a entrevista, ele afirmou que as principais divergências entre Jean Paul Prates e o governo federal ocorreram por conta de investimentos estratégicos que o presidente Lula queria realizar por meio de recursos da estatal.
“A discussão principal entre o Jean e o Ministro aconteceu por conta do investimentoda Petrobras em setores que o governo acredita serem estratégicos, como é caso do gás natural. É a primeira troca na presidência da Petrobras por esse governo. No governo anterior, tivemos algumas trocas, inclusive um caso emblemático em que as ações caíram quase 20% no dia seguinte. Então, essa interferência estatal na Petrobras é algo que preocupa o mercado há bastante tempo”, pontuou.
Em enquete realizada no Jornal Novabrasil, 58% dos internautas consideraram que o presidente Lula errou ao demitir Jean Paul Prates; 42% avaliaram positivamente a troca no comando da Petrobras.
VEJA A ENTREVISTA COMPLETA ABAIXO: