
Mansur: “Quantos agentes de IA você já tem no seu dia a dia?”


Mauricio Mansur
Diretor de mkt e inovação, conselheiro e palestrante
Mansur: “Quantos agentes de IA você já tem no seu dia a dia?”
Se a resposta for "nenhum" ou "não sei", então é hora de mudar isso; entenda

Você já parou para pensar quantos agentes de inteligência artificial (IA) estão ao seu lado? Se a resposta for “nenhum” ou “não sei”, então é hora de mudar isso! Para ajudar, vou compartilhar alguns exemplos dos agentes que já estou usando ou configurando no meu dia a dia.
- Assistente Pessoal Virtual
Tenho um assistente que organiza minha agenda, me lembra dos compromissos importantes e até sugere os melhores horários para as reuniões. Além disso, ele organiza meu e-mail, prioriza as mensagens, as resume e até sugere respostas automaticamente. Uso o Gemini do Google. Ainda não é perfeito, mas está melhorando a cada dia.
- Criador de Conteúdo
Tenho treinado meu GPT para entender melhor o meu estilo de escrita, mas ainda não consegui chegar perto de um texto que me satisfaça totalmente… Ainda! Mas, apesar disso, utilizo esse agente para mapear as fontes que considero relevantes para o meu trabalho, me resumir os principais assuntos e sugerir novas fontes onde eu possa me aprofundar nos temas que me interessam.
- Analista de Dados Particular
Quando preciso entender rapidamente algum mercado ou analisar a concorrência, buscando uma grande quantidade de informações, uso meu agente do Gemini. Os relatórios que ele gera em minutos não ficam devendo nada às grandes e caras consultorias. Não testei o recém-lançado Deep Research ainda, mas já está na minha lista de próximos testes.
- Planejador de Viagens
Nas últimas viagens que fiz, especialmente nas férias com a família, a IA foi peça chave. Desde a pesquisa de destinos, criação de itinerários até a busca de voos, hotéis e restaurantes, tudo foi organizado pelo meu agente de IA. Um verdadeiro facilitador!
- Médico e Personal
Para melhorar minha saúde, preparo físico e performance, estou desenvolvendo meu próprio agente pessoal. Estou integrando os resultados dos meus exames, minha rotina de treinos e meus objetivos. Já estou começando a usar algumas dicas bem interessantes, mas, claro, ainda dependo bastante dos meus médicos e do meu personal trainer (sim, humanos de verdade).
Ainda estou começando a organizar meu assistente de compras, o que, admito, está um pouco atrasado, mas já estou no caminho. Mas uma coisa que felizmente não preciso desenvolver é um assistente de companhia virtual. Minha família e amigos fazem esse papel de maneira espetacular, e nenhuma IA vai conseguir competir nesse campo!
A integração desses agentes de IA no meu cotidiano tem gerado benefícios gigantescos. Eles não só aumentam minha produtividade, mas também tornam meu dia a dia mais eficiente e agradável. Claro, não é tão simples como dizem, e tenho enfrentado muitos percalços e problemas. Mas se estou conseguindo usar essas ferramentas para transformar minha rotina para melhor, com certeza você também consegue!
Vital Farias, cantor e compositor paraibano, morre aos 82 anos
A importância de Clementina de Jesus para a música brasileira

Mauricio Mansur