Fim do ICQ: rede social pioneira da era da internet discada ainda existe?
Fim do ICQ: rede social pioneira da era da internet discada ainda existe?
O anúncio do fim do programa foi feito pela empresa responsável pelo serviço
Você sabia que o ICQ ainda existe? Mas, agora, está de fato com os dias contados. O programa foi um dos primeiros serviços de mensagens instantâneas para computador, junto com MSN e Messenger.
Criado em 1996, pela empresa israelense MIrabilis, ele foi vendido para AOL em 1998. O auge foi em 2001, com 100 milhões de usuários. Atualmente a dona do ICQ é a empresa russa Digital Sky Technologies.
A especialista em tecnologia e colunista da Novabrasil, Lilian Primo Albuquerque, informa que “neste mês, iremos realmente nos despedir do ICQ”. O programa ficará disponível apenas até o dia 26 de junho.
A colunista lembra que muita gente deverá ficar com saudade do programa, afinal, foi um dos pioneiros na comunicação instantânea e fez parte da adolescência de muitos. “Quem não se lembra de esperar até meia-noite para acessar a internet?”.
Num período em que não havia instagram e nem whatsapp, e ocorria a explosão dos provedores de internet, o domínio do programa era quase absoluto. Além do alerta para mensagens, o programa também atribuía um número ao usuário. Esse número servia para conexão com outras pessoas.
Os avanços tecnológicos, e os concorrentes diretos, porém, fizeram com que o serviço se tornasse obsoleto e sem procura. Com isso, a descontinuidade do ICQ é inevitável. O assunto movimentou os ouvintes do Nova Manhã nesta quarta (5) com muitas memórias dos tempos primórdios da internet e dos aplicativos de conversa no Brasil.