Donald Trump volta à Casa Branca com mais respaldo dos americanos

Roberto Nonato
12:44 20.01.2025
Notícias

Donald Trump volta à Casa Branca com mais respaldo dos americanos

Em entrevista à Novabrasil, a professora Denilde Holzhacker diz que o novo governo do republicano não deverá ter problemas para aprovar medidas

Avatar Roberto Nonato
- 20.01.2025 - 12:44
Donald Trump volta à Casa Branca com mais respaldo dos americanos
Donald Trump dificulta a situação política da Ucrânia e Europa

Donald Trump toma posse hoje nos EUA para seu segundo mandato. Diferentemente de 2016, desta vez, Trump terá um governo com mais respaldo de eleitores e do Congresso americano. A avaliação é de Denilde Holzhacker, professora de Relações Internacionais da ESPM.

Ela destaca que, no primeiro mandato, “o partido era muito forte nas indicações, mas agora não. As escolhas foram pessoais e baseadas no critério de lealdade e alinhamento ideológico”. Isso deverá fazer com que ele tenha menos resistência para implantar suas ideias.

Em relação ao mundo, a cautela deve predominar entre os demais países sobre a nova presidência americana. A especialista ressalta que “algumas das propostas devem mexer nas estruturas internacionais, principalmente no comércio”. Trump também deve apresentar novas ideias para a segurança internacional, a exemplo do que foi verificado no cessar-fogo entre Israel e grupo Hamas.

A guerra da Rússia e da Ucrânia é outro ponto de atenção da comunidade internacional. Donald Trump já prometeu resolver o conflito, apesar da resistência da Ucrânia. O papel dos EUA na OTAN é outro assunto que deverá ter novidades sob a gestão Trump, além da relação com a China.

CONFIRA ABAIXO:

A professora Denilde Holzhacker avalia que a relação Brasil/Estados Unidos diplomaticamente deve continuar a mesma, até pelo histórico entre as Nações. “Temos relações consolidadas e as diplomacias se falam. Os EUA têm interesse também no comércio no Brasil, até para se contrapor à China”, diz ela, apesar de avaliar que, politicamente, há um alinhamento maior de Trump com Javier Millei na Argentina.

Veja também:

A posse de Donald Trump será realizada dentro do Capitólio, em Washington, por causa das temperaturas baixas. Para a segurança, ao menos, 25 mil homens foram mobilizados e barreiras foram colocadas no entorno do local da posse. O objetivo é garantir que a cerimônia transcorra sem grandes ocorrências.

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

Brasil/Estados Unidos Denilde Holzhacker Donald Trump presidência americana
< Notícia Anterior

Planejando as férias em família? Descubra 10 destinos incríveis

20.01.2025 12:05
Planejando as férias em família? Descubra 10 destinos incríveis
Próxima Notícia >

Poema de sete faces de Drummond: uma análise literária

20.01.2025 13:28
Poema de sete faces de Drummond: uma análise literária