
Agrishow: começa uma das maiores feiras de agronegócio do mundo
Agrishow: começa uma das maiores feiras de agronegócio do mundo
"Evento é referência nacional e internacional para setor do agronegócio", disse em entrevista à Novabrasil, Roberto Fava, sócio fundador da Harven Agribusiness Schooll; confira

A 29ª edição da principal feira de tecnologia agrícola da América Latina será aberta ao público nesta segunda-feira, dia 29 de abril, em Ribeirão Preto.
A Agrishow 2024 conta com uma área de 520 mil metros quadrados, o equivalente a 21 quilômetros de ruas e avenidas.
A expectativa é que cerca de 195 mil visitantes compareçam para acompanhar as mais de 800 marcas expositoras. São empresas que oferecem desde soluções para a agricultura de precisão até equipamentos para pecuária. Além disso, armazenagem, implementos agrícolas, máquinas para construção, sementes, software e hardware estão entre as atrações.
Em entrevista à Novabrasil, Roberto Fava, sócio fundador da Harven Agribusiness Schooll, destacou que a Agrishow é “uma referência nacional e internacional para o setor do agronegócio como um todo. Ele fecha o ciclo da safra passada e traz as perspectivas para a safra futura”.
Segundo Fava, a feira é também um evento de tecnologia. Essa tecnologia está embarcada nos equipamentos como colheitadeiras e tratores. “Toda tecnologia de drones, agricultura de precisão, conexão via satélite, está na feira. É um momento em que as empresas trazem o que há de melhor para seus clientes”, diz ele.
A abertura oficial da Agrishow ocorreu no domingo, dia 28, com a presença de autoridades, entre elas, o ministro da agricultura, Carlos Fávaro. Na ocasião, ele falou sobre a possibilidade de incentivo maior para a agricultura familiar. Para Roberto Fava, o agronegócio não tem distinção entre pequena e grande agricultura. Ele entende que “a ideia é de integração entre todos que produzem alimento, fibras e energia, que sustentam no nosso país”. “Essa separação entre pequena e grande agricultura é útil para incentivar os pequenos agricultores, mas o plano safra deve também ter recursos para todo o setor”, conclui Roberto Fava.
Ainda na abertura da feira, o ministro Fávaro lembrou as dificuldades que as mudanças climáticas trouxeram para produtores na safra 23/24. Segundo ele, a meta do governo federal é evitar que esses agricultores caiam na inadimplência, o que poderia gerar problemas para o agronegócio.
A Agrishow, considerada a maior feira agrícola a céu aberto do mundo, ocorre até a próxima sexta-feira, dia 03 de maio. No ano passado, foram movimentados 13 bilhões de reais em intenções de negócios.
A Novabrasil montou um estúdio no local e trará as principais informações sobre o evento e o setor do agronegócio.