Ouça ao vivo
No ar agora

G20: Aliança Global Festival movimenta o Rio com cultura e luta contra a fome

Sergio Leao
20:57 15.11.2024
Economia

G20: Aliança Global Festival movimenta o Rio com cultura e luta contra a fome

Em entrevista à Novabrasil, Margareth Menezes destaca o sucesso do festival.Evento une cultura e compromisso global com a justiça social

Sergio Leao - 15.11.2024 - 20:57
G20: Aliança Global Festival movimenta o Rio com cultura e luta contra a fome
FOTO: Novabrasil

Começou na noite desta quinta-feira (14) e seguirá até sábado (16), o Aliança Global Festival – Contra a Fome e a Pobreza, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro.

A celebração cultural de estreia, intitulada “Muito Obrigado Axé” faz parte da agenda paralela à Cúpula Social do G20 e antecede a Cúpula de Líderes do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro.

O objetivo do evento é lançar uma mensagem sobre o compromisso do Brasil em construir uma rede colaborativa e de impacto duradouro, envolvendo países, organizações e cidadãos na luta pela justiça alimentar. Ao todo, em três dias de evento, cerca de trinta atrações vão abrilhantar a noite.

A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, abriu o evento ao lado da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, com discursos que exaltaram a importância da união global no combate à fome e à pobreza.

FOTO: Cláudio Kbene / Instagram Janja Lula

“Hoje, mais uma vez, a música e a arte se unem para combater a fome e a pobreza no mundo, no Festival Aliança Global. Estou muito feliz por estarmos todos reunidos aqui, no Rio de Janeiro, para este momento histórico. A música e a arte unem as pessoas; elas têm o poder de transformar mentes e corações”, declarou Janja.

E na tarde desta sexta-feira (15), a ministra da cultura Margareth Menezes recebeu o jornalismo da Novabrasil com exclusividade no hotel em que estar hospedada na Capital Fluminense e falou sobre a importância do evento.

“Olha, a nossa expectativa foi superada inclusive pelo número de pessoas que apareceram como a maneira que as pessoas estão recebendo esse festival, o “Aliança Global – contra a fome e a pobreza” é uma ação importante que o Brasil está entregando para o mundo é um festival em que estamos apostando que acompanhe as outras reuniões do G20 que houver nos outros países, o próximo país é África do Sul, nós estamos também sugerindo que esse festival aconteça também na África do Sul, no modelo como eles quiserem fazer lá para trazer e chamar a atenção dessa mesma potencialidade como estamos fazendo aqui.”

A ministra Margareth Menezes destacou também a importância do Rio de Janeiro em sediar um evento de tamanha importância que é o G20.

“Que momento importante! Estamos marcando o G20 brasileiro com essa aliança no combate à fome e à pobreza global. A fome existe, sim, em muitos lugares do mundo, com milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza. O presidente Lula carrega essa bandeira com dedicação e compromisso, e nós também queremos um mundo mais justo, com desenvolvimento sustentável. Temos também a honra de contar com a união de artistas brasileiros para levar essa mensagem ao mundo”, destacou a ministra.

FOTO: Novabrasil

Programação

A programação iniciou com o ritmo pulsante e percussivo do grupo Aguidavi do Jêje. Em seguida, Mateus Aleluia, com sua arte que reverencia a herança africana, deu o toque especial à celebração. A noite ainda contou com artistas como Diogo Nogueira, Seu Jorge, a banda baiana Afrocidade, as interpretações afro-brasileiras contemporâneas de Larissa Luz (BA), Rita Benneditto (MA) e Raquel Reis (BA), Ilessi (RJ), e os ritmos tradicionais do Recôncavo de Roberto Mendes (BA).

A Praça Mauá foi escolhida para a realização do Festival, pois representa um dos mais importantes legados da cultura negra no país. Localizada na zona portuária do Rio de Janeiro, essa região é um símbolo da resistência e da cultura afro-brasileira. Por meio da história, marcada pelo tráfico de pessoas escravizadas, foi que os idealizadores do evento encontraram para “pedir licença” e prestar homenagem ao território histórico da “Pequena África.

Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza

O Aliança Global Festival é celebração cultural ao longo de três noites que integram a programação do G20, trazendo o melhor da música brasileira. O festival aproveita o poder transformador da arte e da cultura para, no momento em que os olhos do mundo se voltam para o Brasil, reafirmar o compromisso do país em construir uma rede colaborativa e duradoura, mobilizando países, organizações e cidadãos na luta por justiça alimentar.

É realizado pelo Governo do Brasil em parceria com a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e conta com o apoio do Serpro na infraestrutura de conectividade. Entre os parceiros estão o Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF), Itaipu, Petrobras, Prefeitura do Rio de Janeiro, Única, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Siga a Novabrasil nas redes

Google News

Tags relacionadas

#novabrasil atualidades Brasilidades cultura G20 Margareth Menezes notícias Rio de Janeiro
< Notícia Anterior

Lula sanciona lei que cria o Dia Nacional do Maracatu

15.11.2024 16:34
Lula sanciona lei que cria o Dia Nacional do Maracatu
Próxima Notícia >

Prefeito Eduardo Paes e Prefeita Anne Hidalgo discutem sustentabilidade e desafios climáticos no U20

16.11.2024 09:50
Prefeito Eduardo Paes e Prefeita Anne Hidalgo discutem sustentabilidade e desafios climáticos no U20