Fernanda Abreu será a responsável por entregar a Anitta o 1° “Troféu Vanguarda” do Prêmio Multishow
Fernanda Abreu será a responsável por entregar a Anitta o 1° “Troféu Vanguarda” do Prêmio Multishow
Uma celebração histórica une cantoras que revolucionaram a música brasileira e abriram caminhos para novas gerações
Anitta será a primeira artista a receber o “Troféu Vanguarda” do Prêmio Multishow, e a honraria será entregue pelas mãos da também carioca Fernanda Abreu. Além da premiação, os fãs podem esperar uma performance especial da cantora, reunindo os maiores sucessos de sua carreira.
Com 20 troféus ao longo de sua trajetória, Anitta divide o título de maior vencedora da premiação com Ivete Sangalo.
Recordista em indicações, acumulando 60 nomeações ao longo dos anos, Anitta concorre nesta edição em cinco categorias: Clipe TVZ do Ano (“Mil Veces”), Artista do Ano, Álbum do Ano (“Funk Generation”), Capa do Ano (“Funk Generation”) e Funk do Ano (“Joga Pra Lua”, com Dennis DJ e Pedro Sampaio).
A cantora Liniker lidera as indicações de 2024, impulsionada pelo sucesso de seu álbum Caju, lançado em agosto. Liniker disputa 11 categorias, incluindo principais prêmios como Artista do Ano, Hit do Ano, Clipe TVZ do Ano e Álbum do Ano.
Logo atrás, Anitta, Gloria Groove e Pabllo Vittar aparecem empatadas com cinco indicações cada. O evento será comandado por Tadeu Schmidt, Tatá Werneck e Kenya Sade.
Fernanda Abreu: uma pioneira que abre caminhos
Fernanda Abreu, conhecida como a rainha do pop brasileiro, é uma figura chave na música pop dance do país. Sua trajetória começou como backing vocal da banda Blitz, em 1982, antes de se lançar na carreira solo em 1990, com o álbum Sla Radical Dance Disco Club. Nele, Fernanda apresentou ao Brasil um novo som, misturando samplers de nomes como Labelle e Madonna.
Em 1992, lançou Rio 40 Graus, uma canção emblemática que misturou hip-hop, funk e disco, transformando-se em marco da música brasileira e levando os sons da periferia para as rádios. Sua contribuição à cultura nacional foi reconhecida com o prêmio Ordem do Mérito Cultural (OMC), uma das maiores honrarias do Brasil.
Na cerimônia, o troféu passará de uma rainha para outra, unindo duas artistas que, além de elevar a música popular brasileira, abriram portas para novas gerações e expandiram os horizontes da cultura nacional.