Quem foram os melhores e piores prefeitos de SP? Os candidatos respondem
Quem foram os melhores e piores prefeitos de SP? Os candidatos respondem
Durante sabatina do Jornalismo da Novabrasil, os então pré-candidatos revelaram quais são, para eles, os exemplos positivos e negativos de administrações na capital paulista
Às vésperas do 1º Turno das eleições municipais de 2024, os candidatos à prefeitura da capital paulista intensificam as agendas. Ele já mostraram, para o bem o para o mal, um pouco da personalidade de cada um.
Mas em quem será que eles se inspiram para uma possível gestão da maior cidade do país? A Novabrasil perguntou aos quatro primeiros colocados nas pesquisas eleitorais e conta para você.
Os questionamentos aconteceram durante a sabatina com os então pré-candidatos realizada pela Novabrasil em parceria com o SBT News no mês de julho. Os políticos foram entrevistados pelos jornalistas da Novabrasil Heródoto Barbeiro, Roberto Nonato, Michelle Trombelli, além de Marcelo Casagrande, do SBT News.
Bom, vamos às respostas:
Três admiráveis
O primeiro a ser sabatinado pela Novabrasil foi o deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL. Para ele, três prefeitos fizeram gestões “admiráveis” em São Paulo. São eles: Luiza Erundina, Marta Suplicy e Fernando Haddad.
“A minha vice deixou um legado importantíssimo nessa cidade, que é o bilhete único e os corredores de ônibus. Quem é de São Paulo sabe e sobretudo quem é da periferia. A gestão Haddad na época foi mal compreendida mas trouxe inovações na cidade de São Paulo, como a Paulista aberta aos domingos que é hoje um dos grandes espaços de convivência e o carnaval de rua que atrai milhões de pessoas”
Já entre os piores prefeitos de São Paulo, Boulos mencionou Ricardo Nunes e Celso Pita:
Ademar de Barros
Ao ser questionado sobre o melhor prefeito de São Paulo, o então pré-candidato do PRTB, Pablo Marçal, disse que “não conseguiria falar o melhor, mas talvez Ademar de Barros tenha sido o melhor por ter feito grandes avenidas, mas depois quando foi governador”.
Depois de ser prefeito, Ademar interventor federal, duas vezes governador de São Paulo e candidato à presidência da República, posto que não alcançou.
Para Marçal, o pior prefeito foi Fernando Haddad, que, segundo ele, continua demonstrando a incapacidade de fazer gestão.
Bruno Covas
Quem também respondeu a pergunta sobre o melhor e o pior prefeito de São Paulo foi o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que assumiu o cargo após a morte de Bruno Covas e concorre à reeleição. Ele elegeu seu sucessor como melhor governante da cidade por tudo o que fez e abriu caminhos para outros avanços na gestão dele. “Tenho muito orgulho e admiração por tudo o que ele fez pela cidade e também por ter me escolhido como vice”. Para Nunes, Fernando Haddad, atual ministro da Fazenda, foi a ‘pior’ gestão da capital:
Saia justa
A candidata do PSB, Tabata Amaral, classificou a pergunta como uma “saia justa” e optou em começar respondendo sobre o pior prefeito de São Paulo. Para ela, Ricardo Nunes é o pior prefeito porque tem a pior execução. “São Paulo nunca teve tanto dinheiro em caixa por conta da negociação do Campo de Marte, reformas que foram feitas em gestões anteriores. Mas ele pegou esse dinheiro e não consegue executar porque é ruim de execução e está conseguindo gastar bilhões com obra sem licitação e sem transparência”, disse Tabata.
Sobre os melhores prefeitos, a deputada federal citou Mário Covas, que foi o primeiro gestor não biônico e mais presente na vida da periferia. Segundo ela, as mulheres seguiram esse legado muito bem tanto a Erundina quanto a Marta. “Eu tenho uma relação de muito respeito com as duas de muita admiração”.