![Nova Brasil](https://novabrasilfm.com.br/app/themes/nautilus/public/images/logo-menu.40e9c3.png)
Daniel Soranz anuncia incorporação do Ozempic no SUS para tratar obesidade em 2025
Daniel Soranz anuncia incorporação do Ozempic no SUS para tratar obesidade em 2025
Secretário municipal de saúde do Rio recebeu a Novabrasil em seu gabinete na prefeitura e destacou outros planos de sua gestão
![Daniel Soranz anuncia incorporação do Ozempic no SUS para tratar obesidade em 2025](https://novabrasilfm.com.br/app/uploads/2024/11/WhatsApp-Image-2024-11-13-at-20.39.19-1-768x465.jpeg)
O secretário municipal de saúde Daniel Soranz recebeu o jornalismo da Novabrasil em seu gabinete na prefeitura do Rio de Janeiro e abordou pontos importantes em relação a pasta como o orçamento para o próximo ano, inauguração de novas unidades de saúde, protocolos para o verão e também sobre a onda e a febre do medicamento Ozempic.
“É uma droga que veio pra mudar o tratamento da diabete e do obeso com diabetes…aquela pessoa que precisa de uma cirurgia bariátrica ou que não consegue reduzir o peso, essa droga de fato muda a história de vida da pessoa e ela é muito importante que seja incorporada ao SUS. Ela não pode ficar restrita só quem tem dinheiro pra pagar ou só as pessoas mais ricas, a gente precisa na prefeitura garantir acesso à todas as pessoas. Já em 2025, a gente já abre uma licitação pra comprar a Semaglutida, o princípio ativo do Ozempic. A expectativa é que a gente consiga tratar mais ou menos mil pessoas com obesidade já no ano de 2025”.
Além do início dos preparativos para a compra do princípio ativo do Ozempic para o tratamento da obesidade na rede pública, Daniel Soranz fez um alerta também sobre falsas versões do medicamento.
“É uma das principais causas de redução de anos de vida. É uma das coisas que mais reduz a nossa expectativa de vida e a qualidade de vida da pessoa. A gente tomou uma atitude aqui na secretaria que foi muito importante, que foi proibir a venda de ultra processados em escola, já pra prevenir a obesidade infantil e também montamos um programa, que é o programa “Academia Carioca”, pra reduzir o índice de massa corporal ou sobrepeso com exercício físico e com orientação alimentar adequada e agora introduzindo novas drogas aí pra esse cuidado.”
No âmbito das vacinas, teve evolução na imunização contra a poliomielite, que agora passará a ser injetável, e não mais em gotas. É o fim da era do conhecido Zé Gotinha?
“É isso, Zé Gotinha se aposentou, a gente não aplica mais a gotinha, agora a gente faz a vacina da “pólio” injetável, com 2,4,6 meses e 15 meses de idade. Ela é muito segura, muito importante essa aplicação pra gente garantir que o país continue livre da “pólio” e também ficar atento aí a todas as outras coberturas vacinais”
![](https://novabrasilfm.com.br/app/uploads/2024/11/WhatsApp-Image-2024-11-13-at-20.39.19-1024x629.jpeg)
A Câmara Municipal e a prefeitura do Rio debatem também o orçamento da Saúde, segundo maior previsto pelo município para o próximo ano. O secretário Daniel Soranz alertou para redução dos recursos repassados pelo Governo do Estado para o município, estimados em R$28,92 por habitante.
“A gente tem o segundo maior orçamento da prefeitura do Rio, sempre com objetivo de ampliar acesso pra população. Então está previsto dois novos Centros Cariocas de Saúde, dois novos Super Centros…também estão previstas a inauguração de oito clinicas da família, previsto inauguração também de centros de cuidados para crianças com autismo, pra pessoa portadora do espectro autista, então é muito importante focar, continuar crescendo e expandindo o “Sistema único de Saúde” na cidade do Rio.”
E por fim, Daniel Soranz pontuou os protocolos de calor, criados seis meses depois que Ana Clara Benevides, de 23 anos, morreu de “exaustão térmica” durante um show da cantora Taylor Swift, no Estádio Nilton Santos.
Foram ressaltados por Soranz como maneiras de proteger a população em episódios extremos. Na prática, a prefeitura pode suspender atividades e eventos em caso de calor intenso.
“A gente sabe que a gente pode ter novas ondas de calor acontecendo, as mudanças climáticas são muito intensas….a gente montou um protocolo que divide a cidade em cinco níveis de calor: o nível basal, que é esse nível que a gente está agora, o nível de calor 2 é aquele início do verão, calor leve ainda que não causa repercussões à saúde humana, no nível de calor 3 a gente já vê que é um calor que a gente tem aumento da proliferação de insetos, mosquitos e, principalmente o Aedes Aegypt. No nível de calor 4, já é aquele nível de calor mais intenso em que a gente recomenda a suspensão de trabalhos ao ar livre, sob o sol em situações de calor extremo e o nível de calor 5, é o nível mais preocupante….é o nível que de fato a gente precisa suspender todas as atividades, shows e outras atividades porque pode causar riscos a saúde humana, como aconteceu no show da Taylor Swift”
![](https://novabrasilfm.com.br/app/uploads/2024/11/WhatsApp-Image-2024-11-13-at-20.39.19-2-1024x647.jpeg)