
Igreja Católica se prepara para escolher o novo Papa
Igreja Católica se prepara para escolher o novo Papa
Cardeais encerram reuniões preparatórias e conclave será iniciado na próxima quarta-feira, na Capela Sistina


Estou neste momento no avião a caminho de Roma para a cobertura do conclave que vai escolher o novo Papa da Igreja Católica. Nesta segunda-feira (05), terminaram as reuniões preparatórias dos cardeais antes da votação que vai começar na próxima quarta-feira, depois de amanhã na Capela Sistina.
O Vaticano divulgou que os chamados príncipes da igreja discutiram sobre a necessidade de o catolicismo não se fechar em si mesmo e defenderam que o perfil do sucessor de Francisco seja alguém presente, capaz de servir de ponte, sendo um pastor próximo da vida real das pessoas. Os cardeais ainda segundo Vaticano demonstraram preocupação com divisões dentro da própria igreja.
Também nesta segunda-feira funcionários do Vaticano, religiosos ou não, que vão estar dentro da capela assistindo durante o conclave, participaram de uma cerimônia em que fizeram um juramento prometendo não abrir a boca sobre o que virem e ouvirem mesmo depois da eleição do sucessor de Francisco.
Além dos cardeais votantes, aqueles com menos de 80 anos, somente um grupo pequeno, incluindo médicos e auxiliares de serviços gerais, se trancam na Capela Sistina durante as votações. A partir desta terça-feira pela manhã, todos os 133 cardeais que vão participar do conclave, já vão poder se hospedar na chamada Casa Santa Marta, dentro dos muros da cidade do Vaticano.
A cortina vermelha que vai se abrir na varanda da Basílica de São Pedro, para anunciar ao mundo nos próximos dias, o novo chefe da Igreja Católica já está instalada. Você acompanha a cobertura especial do conclave 2025 ao longo da nossa programação no site da Nova Brasil e no Instagram @jornalismo Nova Brasil
Veja também:
A cobertura completa do conclave 2025 pode ser acompanhada na programação da Noavabrasil, no site da Novabrasil e no Instagram @jornalismoNovabrasil